Bem Estar » 5 dicas infalíveis para dividir apartamento
Bem Estar Vida Universitária

5 dicas infalíveis para dividir apartamento

5 dicas infalíveis para dividir apartamento

Qualquer tipo de convivência está sujeita a diversos atritos- seja com seus familiares, amigos, ou colegas de quarto. Por mais comuns que essas situações possam ser, existem algumas dicas de como evitá-las ao máximo para garantir uma experiência de moradia incrível. São elas:

  • Respeite a privacidade do outro
  • Deixe claro sua rotina e estabeleça regras
  • Divida as responsabilidades e tarefas domésticas
  • Busquem momentos de diversão
  • Tenha calma nos desentendimentos

Por mais que ter um colega de quarto signifique ter alguém para dividir e compartilhar suas responsabilidades e rotina, é importante prezar pela privacidade de cada um. Lembre-se: não é porque vocês estão obrigados a estarem 100% do tempo no mesmo ambiente, que precisam estar juntos a todo momento.

Todos devem ter seu espaço próprio onde se sintam à vontade para desempenhar alguma obrigação como trabalho ou estudo, ou simplesmente ter um tempo de lazer e realizar algum hobby como ler, assistir uma série ou jogar videogame.

A segunda dica valiosa para dividir um imóvel é deixar clara a rotina de cada um para, a partir disso, estabelecer todas as regras para manter a ordem em casa. Cada pessoa possui horários e responsabilidades bem diferentes de trabalho e estudo, que devem ser compartilhadas com seu colega para que o convívio não se torne uma bagunça onde cada um faz o que quer, do jeito que quer e a hora que quer.

Essas regras não devem ser vistas como obrigações rígidas, mas sim como dicas para manter um dia a dia harmonioso entre as partes. Alguns exemplos são: não trazer estranhos para casa sem consultar quem mora na casa antes; não entrar no quarto dos outros moradores ou pegar objetos emprestados sem pedir e não ligar música em volume alto demais.

Dentro dessas regras, podemos abrangir a outra dica importante: dividir as tarefas domésticas de cada um. Afinal, mesmo com as responsabilidades individuais, o imóvel não pode ser deixado de lado, e essa divisão serve para que ninguém fique sobrecarregado com a quantidade de tarefas e acabe discutindo com o colega.

Aqui, é possível separar de acordo com as preferências ou disponibilidade de cada um, além de definir dias e horários livres para que essas tarefas sejam feitas de forma que também não interfiram durante o expediente de trabalho de alguém.

Agora, não podemos viver somente com base nas obrigações e tarefas, não é mesmo? Para manter uma boa convivência, busque atividades de diversão que possam curtir juntos – seja assistindo um filme e série que gostem, jogando, ou saindo para um lugar que tenham afinidade. Esses momentos de descontração são ótimos para se aproximarem e entender melhor os costumes e personalidade do outro.

Por fim, caso algum desentendimento venha a acontecer, é importante ter calma para resolvê-lo da melhor forma possível. Busquem conversar sobre o que causou a situação, como se sentiram e o que pode ser feito para que não volte a acontecer.

Como escolher o meu roommate?

Mas a melhor forma para não ter problemas com seu colega de quarto com certeza é escolher bem! Pensando nisso, montamos um pequeno roteiro para te ajudar nessa tarefa.

A entrevista para escolher seu colega de quarto não deve ser encarada como um momento formal e de avaliação severa – muito pelo contrário. Ela deve ser um momento amistoso e de relevância para ambas as partes para que possam identificar o perfil de cada um.

Existem diversas questões que devem ser analisadas conforme cada caso. Apesar dessa subjetividade, separamos abaixo algumas perguntas coringas que são eficazes em qualquer situação, e que podem fazer toda a diferença nessa escolha. Veja:

Você tem animais de estimação ou alergia à eles?

Ter um animal de estimação interfere diretamente na rotina e responsabilidades dos inquilinos – além disso, muitas pessoas costumam ter alergias a certos animais e seus pelos.

Por isso, é importante informar ao candidato se você possui algum bichinho e perguntar se está de acordo, e vice-versa.

Você fuma?

O cheiro de cigarro pode ser altamente difícil de lidar e conviver para pessoas que não possuem esse hábito – podendo até mesmo se tornar um quesito determinante nessa escolha.

Caso algum dos lados tenha esse costume, é possível estabelecer algumas regras como somente fumar na varanda ou no quarto, por exemplo.

Você trabalha ou estuda?

Alguns trabalhos ou cursos demandam rotinas completamente diferentes e sem um padrão, o que pode impactar inclusive na convivência e na realização das tarefas domésticas.

Por isso, uma das coisas que pode ajudar na convivência com seu colega de quarto é ter uma pessoa com um ritmo de vida igual ou parecido ao seu.

Você é organizado?

A falta de organização – ou até mesmo seu cuidado extremo – são alguns dos motivos mais comuns de desentendimentos entre colegas de quarto. Certifique-se de como seu colega se comporta e busque alguém com os mesmos hábitos que os seus para evitar brigas desse tipo.

Por que você quer dividir um apartamento?

Essa resposta dirá muito sobre o perfil da pessoa. Por exemplo, se ela está procurando um novo lar porque brigou com o colega antigo, é preciso saber o motivo do desentendimento para que ele não se repita.

Como foram suas experiências anteriores ao dividir um apartamento?

As experiências anteriores do candidato mostrarão como ele se comportava com as rotinas e responsabilidades ao dividir um imóvel, e servirão como base para suas futuras convivências.

O que você não suportaria que um(a) companheiro(a) de quarto fizesse?

Essa pergunta é um excelente indicador comportamental do candidato. Com ela, você descobrirá os costumes e hábitos que a pessoa não consegue lidar de forma alguma e, a partir disso, descobrir se conseguirá dividir o imóvel com ela.

Como exemplo, se o candidato é uma pessoa tranquila e não gosta que a casa esteja sempre cheia de gente, e você ama receber amigos e familiares, as chances de se ter uma boa convivência são pequenas.

Como você pagará as contas do apartamento?

Por fim, não há como dividir um apartamento sem que haja uma responsabilidade financeira sobre os gastos do imóvel.

Uma convivência a dois significa maiores gastos com luz, água e energia por exemplo – portanto, é indispensável ter certeza de que seu colega conseguirá arcar com todos esses custos.

Ufa! Cansativo, não é mesmo? Encontrar um colega de quarto ideal demanda grande esforço e análise detalhada do perfil de cada pessoa, mas garantimos que ao final, tudo isso valerá a pena para uma boa convivência.

Sobre o Autor

A Nath é responsável pelo blog da Citas. Jornalista de formação, mas urbanista de coração é apaixonada pelo centro de SP, moradia e economia compartilhada.

A Citas. busca otimizar a experiência urbana, por meio da integração entre vida e moradia. Oferecemos soluções de moradia no centro de São Paulo, com serviços que otimizam a experiência das pessoas.  São apartamentos simples e descomplicados que facilitam a vida. Ah! Temos unidades em Ribeirão Preto aqui na LiveHere!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 17

Comentar

LiveHere no Instagram

Você não imagina o que Ribeirão Preto tem de melhor para você!
Vai se mudar? quer vender seu imóvel? Conheça nossa plataforma e encontre seu lugar ideal sem burocracia 100% digital. #ribeiraopreto #viverbem #voumemudar
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-ribeirao-preto-2021/
Domingão é dia de...?
Cozinhar muitooo!
Limpar seu fogão de inox ou cooktop frequentemente é fundamental para conservar sua aparência e funcionamento. Mas como fazer a limpeza forma correta, sem esforço e, principalmente, sem causar danos ao eletrodoméstico?
Aqui você irá encontrar algumas dicas que te ajudarão na hora de limpar seu fogão. #Cooktop #dicasdelimpeza #Fogão #limpeza
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-limpar-fogao-de-inox-e-cooktop/
Que esta seja uma data para celebrarmos a esperança e a paz com muitos momentos de felicidade. Que os bons sentimentos recolhidos nesta época acompanhem você durante todo o ano e abençoem todos os domínios da sua vida.
#DatasComemorativas #FelizPáscoa #Páscoa #Paz
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/feliz-pascoa-para-voce-e-toda-sua-familia/
Está pensando em morar sozinho pela primeira vez e ainda um pouco perdido? Encontrou um apartamento pequeno, mas possui dúvidas de como pode organizá-lo e decorá-lo para deixá-lo com a sua cara?
Muitos inquilinos enfrentam dificuldades em como aproveitar o espaço de seu imóvel da melhor forma possível, com móveis que tragam conforto, tranquilidade e, ao mesmo tempo, reflitam sua personalidade . #apartamento #decoração #organiza
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/10-dicas-para-organizar-apartamentos-pequenos/

Confira