Bem Estar » Animais para apartamento: 3 dicas fundamentais para você escolher seu pet
Bem Estar

Animais para apartamento: 3 dicas fundamentais para você escolher seu pet

Animais para apartamento
Muitas pessoas acreditam que não é possível ter um pet em um apartamento, porque o espaço nessa moradia é mais limitado.

Mas, isso não é verdade. Então, se você deseja ter um animalzinho em seu apartamento, pode sim escolher um para alegrar sua vida.

Antes de levar um pet para casa, você só precisa considerar certos pontos para garantir que está escolhendo o animal ideal para seu lar.

Para que você saiba quais são esses pontos, vamos dar 3 dicas fundamentais para selecionar o seu companheiro neste post e ainda listar quais são os melhores animais para apartamento. Confira!

3 dicas para escolher seu animal para apartamento

Antes de decidir qual tipo de pet deseja ter em seu apartamento, lembre-se de seguir as 3 dicas abaixo para encontrar seu animalzinho. Ah, os apartamentos da Citas são todos Pet Friendly!

1. Considere o tamanho do apartamento

Você precisa considerar o tamanho do seu apartamento na hora de fazer sua escolha, porque alguns animais precisam de bastante espaço enquanto outros se acostumam bem com lugares pequenos.

Se você mora em uma kitnet, por exemplo, um animal médio porte e agitado pode ter dificuldades para se adaptar. Já os animais pequenos geralmente se dão bem tanto em apartamentos reduzidos quanto nos grandes. Por isso, geralmente eles são mais escolhidos por tutores que moram em apartamentos.

2. Avalie o seu estilo de vida

Todos os animais precisam de atenção e cuidados, sendo que alguns precisam de mais enquanto outros de menos. E, você como responsável por um bichinho, terá que realizar todas as tarefas necessárias para manter o bem-estar dele.

Você terá que alimentar e dar água, por exemplo, para qualquer animal que escolher. Além disso, separar um local para as necessidades do pet e limpá-las também são atividades essenciais, independentemente do tipo de animal escolhido.

Em alguns casos, como com pets que não interagem muito, essas são praticamente suas únicas obrigações no dia a dia. Mas, existem animais que precisam brincar durante o dia e passear para ficarem bem.

A sua obrigação aqui é analisar se você tem tempo para dar a atenção necessária para o animal de acordo com seu estilo de vida. Ou seja, para cuidar da saúde dele, limpar suas necessidades e, se necessário, brincar e passear com ele.  

Também é importante considerar as outras pessoas que moram com você, especialmente se você mora em um coliving ou apartamento compartilhado. Não esqueça de perguntar se eles gostam de bichinhos ou se têm alguma alergia!

3. Pense no tipo de companheiro que você busca

Por último, pense no tipo de companheiro que você busca ter em casa. Você quer um pet mais independente, que não precise de sua companhia na maior parte do tempo ou um animal mais próximo, que seja seu fiel escudeiro?

Analisar a sua vontade é muito importante para que você não fique triste com as ações do pet e para que ele seja feliz em sua casa. É claro que cada animal tem sua personalidade, mas pense nas características gerais de cada um e nas próprias limitações deles.

Um peixe, por exemplo, não vai interagir com você durante o dia. Já um cachorro provavelmente vai querer ficar mais próximo no cotidiano.

Melhores animais para apartamento

Agora que você sabe como escolher o seu pet, veja quais são os melhores animais para apartamento:

Cachorros de pequeno ou médio porte

Os cachorros não são conhecidos como melhores amigos do homem por acaso. Esses animais são muito carinhosos, e gostam de ficar perto de seus tutores. Então, eles são ideais para quem deseja passear e aproveitar bastante tempo com o pet.

Mas, na hora de escolher um cachorro, é importante observar o tamanho que ele vai ficar e a energia do bichinho. Os cachorros de pequeno ou até médio porte tranquilos são os melhores para apartamento, porque eles ficam confortáveis mesmo em lugares compactos.

Já os que têm bastante energia e moram em apartamentos, precisam passear diariamente para gastá-la. Se não, eles vão usar essa energia no espaço que têm e aí podem arranhar o chão ou móveis e causar alguns estragos em casa.

Não se esqueça ainda de que se escolher um cachorro, você vai ter que ensiná-lo a fazer suas necessidades no local correto, respeitar outras regras do ambiente e brincar com ele frequentemente.

Gatos

Os gatos são animais mais independentes que cachorros e que costumam se adequar bem a locais pequenos. Por isso, eles são ótimos para apartamentos. Além disso, geralmente eles não fazem muito barulho e miam somente em casos específicos.

Outro ponto positivo dos gatinhos é que eles sempre fazem suas necessidades em uma caixa de área, então facilitam a limpeza da casa.

Apesar de serem mais independentes e não terem o costume de passear, os gatinhos também gostam de brincar. Portanto, se escolher ter um, compre brinquedos adequados para ele e decore cantos de sua casa pensando nele.

Você pode adicionar nichos para gatos em suas paredes, por exemplo, para que seu pet suba neles e se divirta durante o dia. Caso tenha um gatinho, não se esqueça também de colocar telas nas janelas.

Hamster

Mais uma excelente opção para apartamento é o hamster, já que ele não faz barulho e se adapta bem a espaços pequenos. Esse animal é bem dócil e tem bastante energia, por isso, precisa de uma gaiola grande com brinquedos para se divertir.

Caso escolha ter um hamster, coloque pedrinhas e brinquedos de madeira para ele roer, rampas e rodinhas para que ele se exercite e outras peças que achar interessante.

É muito importante que a gaiola dele fique sempre limpa, para que o animal não pegue nenhuma doença. Tirar ele da gaiola também é bacana, só tome conta dele nesse momento para não perder o bichinho pelo apartamento.

Peixes

Assim como os hamsters, os peixes são animais que basicamente precisam de um local confortável e saudável para ficarem bem. Mas, você precisa ter bastante cuidado na hora de escolher o ambiente do peixe, porque detalhes podem torná-lo ruim para o animal.

Dependendo da espécie do peixe, por exemplo, o aquário deve ter um determinado tamanho e temperatura. Se você pensa em ter mais de um peixe no mesmo aquário, também precisa conferir se as espécies se dão bem.

É importante ainda colocar adereços no aquário, como pedras e vegetação artificial, para que ele fique mais confortável, e escolher bem o visual dele, porque colabora com a decoração de seu espaço.

Dependendo do tipo de pet que você escolher, lembre-se de olhar as regras do condomínio para animais para não descumpri-las. Caso você escolha um cachorro ou um gato, por exemplo, preste atenção em como eles devem ser levados no elevador, as regras em relação a barulho, entre outros.

Seguindo as nossas dicas e conhecendo mais sobre os melhores animais para apartamento, tomar sua decisão será mais fácil! Afinal, é só considerar os pontos que elencamos e analisar o que é melhor para você.

Agora que você sabe quais são bons animais para apartamento e como escolher o seu, confira outros posts de nosso blog com dicas para morar!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 4

LiveHere no Instagram

Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo? Confira nossas dicas!
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/
Você não imagina o que Ribeirão Preto tem de melhor para você!
Vai se mudar? quer vender seu imóvel? Conheça nossa plataforma e encontre seu lugar ideal sem burocracia 100% digital. #ribeiraopreto #viverbem #voumemudar
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-ribeirao-preto-2021/
Domingão é dia de...?
Cozinhar muitooo!
Limpar seu fogão de inox ou cooktop frequentemente é fundamental para conservar sua aparência e funcionamento. Mas como fazer a limpeza forma correta, sem esforço e, principalmente, sem causar danos ao eletrodoméstico?
Aqui você irá encontrar algumas dicas que te ajudarão na hora de limpar seu fogão. #Cooktop #dicasdelimpeza #Fogão #limpeza
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-limpar-fogao-de-inox-e-cooktop/

Confira