Bem Estar » COVID 19 – Novo Coronavírus – Informações e Dicas de Prevenção.
Bem Estar

COVID 19 – Novo Coronavírus – Informações e Dicas de Prevenção.

Máscara - coronavirus - Covid 19
Ainda tem muitas informações desencontradas sobre o novo Coronavirus - COVID 19, nesse artigo você encontrará informações seguras e dicas de prevenção.

Organização Mundial da Saúde (OMS) vem desenvolvendo inúmeras pesquisas com especialistas de forma a aumentar o conhecimento acerca da prevenção e combate ao novo coronavírus, internacionalmente denominado COVID19.

Todos os dados sobre a transmissão, as recuperações e os óbitos são importantes, tanto para conhecer melhor a doença e a proporção da epidemia quanto para a população se prevenir melhor.

Neste post organizamos as informações obtidas pelo Ministério da Saúde, com base nas regras da OMS: são medidas básicas para evitar o contágio e a disseminação dos vírus que atacam o sistema respiratório, em especial o coronavírus.

Por que o nome coronavírus?

Esse nome é dado devido ao fato que essa família de vírus assume a forma de uma coroa. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Coronavirus - Covid19
Coronavirus – Covid19

Qual o Período de incubação do coronavírus?

O período de incubação, ou o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, pode ocorrer entre 2 a 14 dias.

Qual o período de transmissão do coronavírus?

Geralmente a transmissão viral acontece somente enquanto persistirem os sintomas. A duração do período de transmissibilidade do coronavírus é desconhecido. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Fonte de infecção do coronavírus

A maioria desse gênero de coronavírus usualmente infecta somente uma espécie animal ou um pequeno grupo de espécies relacionadas. Entretanto, alguns tipos de coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. A abrangência do coronavírus COVID-19 ainda é desconhecido.

O que é coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que provocam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 depois de casos registrados na China.

O coronavírus comum contagia a maioria das pessoas ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como evitar o Coronavírus na faculdade e no trabalho

Todo lugar onde há aglomeração de pessoas em espaços restritos estão propensas a adquirir infecções respiratórias como o novo coronavírus (COVID-19) possuindo grande potencial de multiplicação.

Nas escolas, faculdades e ambientes de trabalho as pessoas tendem a ficar juntas por horas, interagindo e compartilhando utensílios, documentos, equipamentos e materiais diversos que podem estar alojando o vírus por horas. Por isso alguns cuidados são essenciais:

Higiene dos objetos de trabalho e estudo

Todos os objetos de uso coletivo, tais como cadeiras, corrimão, mesas, telefones, teclados computadores entre outros equipamentos e mobiliários devem ser higienizados com pano e desinfetante bactericida regularmente. Vale lembrar que a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de COVID-19.

Em caso de surto, a melhor maneira de evitar o contágio em larga escala é permitir o trabalho remoto (home office, por exemplo) para evitar contatos e contágio desnecessário, não só dentro dos lugares, mas durante seu acesso através do transporte público.

Higiene nasal e das vias respiratórias

As instituições de ensino e os ambientes de trabalho devem disponibilizar lenços descartáveis disponíveis, bem como lixeiras com tampa ao lado para jogar fora o papel adequadamente. Isso é importante para que as pessoas possam assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus.

Caso não tenha um lenço à disposição, procure cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E procure lavar o braço tão logo seja possível.

Cabe aos estabelecimentos oferecerem dispensadores com álcool-gel e sabão em locais visíveis.

Vai viajar? Tome algumas precauções

Procure conferir as últimas informações acerca do avanço do contágio dos casos do novo coronavírus nas localidades do destino escolhido. Considere se a viagem será realmente necessária e se não é melhor adiar os planos para uma outra ocasião quando o surto tiver controlado. Atenção deve ser redobrada em casos de pessoas com diabetes e doenças pulmonares ou cardíacas.

Tenha os contatos médicos locais em caso de infecção pelo novo coronavírus e obedeça às autoridades sanitárias locais. Não prescinda do álcool em gel para a higienização das mãos e utensílios tais como carteiras, celulares e notebooks, por exemplo.

Resumo das dicas de higiene

  • Higienize as mãos
  • Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel, esfregando-as constantemente.
  • Mantenha distância social
  • Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros frequentes. A tosse e o espirro podem espalhar pequenas gotas de saliva possíveis de conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.
  • Use de máscaras hospitalares
  • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca
  • Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação
  • Pratique higiene respiratória – Cubra a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Assoe o nariz com papel, descarte o papel utilizado na lixeira tampada e lave o rosto e as mãos.
  • Em caso de febre, tontura, fraqueza ou falta de ar, busque ajuda médica imediatamente.

Siga os procedimentos do Ministério da Saúde

As autoridades nacionais e locais possuem informações mais relevantes e atualizadas sobre a situação de saúde na sua área. Não acredite em boatos, fórmulas milagrosas ou notícias falsas sobre o coronavírus CoVID 19. Pesquise, busque informações atualizadas em sites médicos, na Organização Mundial da saúde e no site do Ministério da Saúde.

Caso você esteja com alguns sintomas de gripe, tais como febre, fraqueza, tosse, espirro com secreção e falta de ar, não se desloque aos locais públicos, procure a UBS – Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e comunique o fato à equipe médica ou pelo Disque 136.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 1

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira