Bem Estar » O que fazer para evitar a depressão durante o distanciamento social?
Bem Estar

O que fazer para evitar a depressão durante o distanciamento social?

hobbies
Com o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas têm se encontrado depressivas. Especialistas consideram que o contato remoto é uma das melhores formas de combater a depressão e estreitar laços.

Os casos de depressão estão crescentes no Brasil: se por um lado o momento é de reclusão em nossos lares, buscando redescobrir nossos nichos, de outro nos vemos impotentes diante das notícias: o noticiário constante acerca das vítimas fatais da pandemia pelo mundo nos alarma e nos mostra quão vulneráveis estamos.

Estamos habituados a conviver diariamente com os nossos e, no caso do brasileiro, afetuoso por excelência, o convívio mais caloroso como o aperto de mão, abraço e o beijo deixamos para trás para nos protegermos uns aos outros…

pessoa em casa

Milhões de brasileiros estão isolados em suas casas, estabelecendo novas rotinas de trabalho, estudo e higiene. Essas novas condutas, compreensíveis para evitar o contágio do novo coronavírus, vem transformando o dia a dia das famílias, das corporações e, com isso, a própria natureza de ser da maioria dos brasileiros.

Entretanto, o momento requer calma apesar das incertezas. E nada melhor do que estabelecer algumas prioridades para seu bem-estar até essa crise passar.

Tenha fé

esperança
esperança e pensamentos positivos

Fé na vida – fé é acreditar em algo, mesmo que você não tenha uma religião ou acredite em Deus, busque um propósito maior. A natureza nos oferece, a cada dia, um motivo a mais para acreditar na vida. Tenha fé em si mesmo, fé na humanidade.

Acredite no bem, faça o bem

A despeito das notícias aterradoras dos telejornais, procure as boas notícias: pessoas fazendo o bem voluntariamente, costurando máscaras, consertando respiradores, cientistas pesquisando sobre novos medicamentos, a ciência ampliando seus saberes…

Há tantas pessoas fazendo o bem, distribuindo alimentos aos que não tem, fazendo lives no Instagram e no Facebook compartilhando seus dotes artísticos, enquanto outros ensinam através de videoaulas. A corrente do bem está sendo quase que infinita e você poderá compartilhar alguma coisa também!

garota tocando violão

Novas medidas de saúde

Enquanto não é encontrada uma vacina para o novo coronavírus, atente-se para os hábitos de higiene: tome banho, lave as mãos regularmente. Use o álcool gel quando estiver sem acesso à água e sabão. Caso precise sair, coloque as roupas para lavar ao chegar em casa.

Aproveite o momento para limpar a casa e, sobretudo, a casa mental. Aprenda a limpar as janelas da casa e da alma; limpe o jardim e aproveite para cultivar um pomar no coração.

Perdoe, ame, celebre

Nesse momento, o melhor a fazer é remover as mágoas. Se por algum motivo, a dor da mágoa alcançou seu coração, esse é o momento certo para deixar alguns sentimentos nocivos de lado. Você não precisa se expor: faça isso interiormente.

Descarte papéis velhos, folders, projetos que não irá mais executar. Se abra à novas perspectivas. Perdoe quem te feriu, ame aqueles que se importam contigo e celebre a vida – ainda que seja sozinho, no aconchego de seu lar, com suas músicas e lugares prediletos.

Está na hora de estudar

Sim, aproveite a ocasião para estudar! Nesse momento diversas instituições de ensino e corporações renomadas estão disponibilizando cursos online para capacitação profissional e acadêmica. Sabe aquelas horas complementares que você precisa completar? Pois então, mãos à obra!

Nesse link você encontra mais de 200 cursos online gratuitos com certificado para você começar seus estudos ainda hoje, confira!

Redes sociais, novas conexões, estreitando laços

videochamada
videochamada com amigos ou colegas de trabalho

Você pode estar em distanciamento social, mas fala sério, você já estava ligado nas redes sociais e no whatsapp mesmo antes de tudo isso acontecer!

Então, aproveite a ocasião e restabeleça contato, torne-se mais próximo dos amigos, chame para conversar por aplicativos como o Google Meet, Skype, Vaber, Imo, Ovoo, entre outros.

Outra dica é estabelecer novos contatos profissionais através do LinkedIn: essa é a rede social mais indicada para quem está buscando novas oportunidades profissionais, estágios e freelas.

Então, crie seu cadastro e adicione pessoas que já trabalharam ou estudaram com você, bem como profissionais que você admira e interaja! Você poderá se surpreender!

Se ainda assim você se sentir sozinho e angustiado, disque CVV – o Centro de Valorização da Vida tem sempre uma pessoa pronta e capacitada para conversar com você – Disque 188, gratuitamente.

CVV 188
CVV 188 – dique gratuitamente

Mantenha o otimismo!

caminhada corrida
Pratique Caminhada, corida

O otimismo é a chave de tudo! Se o cenário atual não está ajudando muito, desligue a TV: Pegue um livro para ler, ouça uma música, busque novos hobbies, pratique um exercício, um esporte, saia para caminhar.

Enquanto nos exercitamos, estimulamos a serotonina e a endorfina essenciais para a manutenção dos nossos neurotransmissores e assim, as sensações de prazer e bem-estar.

Nosso corpo é desenhado para estarmos em constante movimento, portanto, ficar parado não é legal. Movimente-se! Seja grato ao seu corpo e a vida! Isso vai passar!

A LiveHere apoia as ações contra o novo coronavírus. #fiqueemcasa #vaipassar!      

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 4

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira