Bem Estar » Dezembro Vermelho – Mês de conscientização e luta contra a AIDS
Bem Estar

Dezembro Vermelho – Mês de conscientização e luta contra a AIDS

dezembro vermelho
O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

A Mobilização Nacional Dezembro Vermelho tem por objetivo sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Segundo o o gerente de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Sérgio Dávila: “Neste ano, o alerta é para a importância da adesão ao tratamento, pois quanto mais precoce e adequado ele for, a carga viral, que é a quantidade de HIV no organismo, será indetectável, impedindo a pessoa de adoecer, desenvolver Aids e até mesmo de transmitir o vírus para outra pessoa, tornando-se, também, importante aliado na prevenção de novos casos”

Dados da AIDS

Até o final de outubro de 2018, houve 635 notificações de HIV e 261 de Aids em 2018, segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde do DF. Já ao longo de 2017, foram 645 casos notificados de HIV e 334 de Aids. (dados obtidos em http://www.saude.df.gov.br/dezembro-vermelho-conscientiza-sobre-tratamento-e-prevencao-ao-hiv-aids/ )

Segundo reportagem do Estadão, estima-se que o Brasil teve um aumento de cerca de 21% no número de infecções pelo vírus HIV, desde 2007. A alta nacional destoia da tendência mundial – apesar da estagnação dos esforços para erradicar a doença, ainda sem cura, grande parte dos países conseguiu diminuir o surgimento de novos casos.

A maior tendência de crescimento da AIDS está entre os jovens do sexo masculino, na faixa etária de 15 a 24 anos. Dávila ainda complementa que “Observa-se que, no início da década, os casos entre os jovens da faixa de 15 a 24 anos representavam cerca de 2% dos casos anuais e, atualmente, eles já representam cerca de 10%”.

Necessidade de prévia detecção e tratamento

O aumento da detecção dos casos de HIV e a redução dos casos de AIDS está explcado pelo aumento da oferta de testagem na rede pública de saúde dos estados e municípios.

Com a rápida detecção é possível estabelecer um tratamento adequado, com os antirretrovirais apropriados, o que garante uma vida quase normal. Tal fato ocasionou a queda de mortes decorrentes da AIDS nos últimos anos.

No Brasil, todas as pessoas tem direito ao tratamento da AIDS de forma gratuita. Os principais benefícios são a diminuição das complicações relacionadas às infecções pelo HIV, redução da transmissão do vírus, melhoria da qualidade de vida da pessoa e diminuição da mortalidade.

Dados coletados em http://www.aids.gov.br/pt-br

A vida é mais forte que a AIDS

A Livehere apoia o Dezembro Vermelho! Conscientização, prevenção e tratamento são as principais formas de combate à AIDS. Proteja-se: Use camisinha.

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Um apartamento pequeno tem muitas vantagens: o aluguel costuma ser mais barato, próximo às áreas urbanas, praticidade para quem tem um cotidiano agitado, além de ser muito charmoso.
Entretanto, muitas pessoas acabam ficando descontentes com seus quitinetes apenas por não saberem arrumá-lo adequadamente.
Saiba mais! #apartamento #decoração #kitnet
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/dicas-para-organizar-apartamento-pequeno/
A Izymob, start-up criada para inovar no mercado imobiliário, visa desburocratizar as transações inerentes à compra e venda de imóveis, oferecendo estratégias dinâmicas, 100% online, como a visita 360° e o contrato digital.
Empresa oferece maneiras eficazes de potencializar a visibilidade que um imóvel precisa para ser alugado ou vendido, sem burocracias ou taxas abusivas. #alugueldeimóveis #contratodealuguel #locaçãodeimóveis #vendadeimóveis
https://www.izymob.com.br/blog/institucional/start-up-destaque-no-mercado-imobiliario/
Um estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo mostrou que a melatonina pode ser uma barreira para a infecção da Covid-19.
Segundo a pesquisa, o hormônio produzido pelo pulmão conseguiu impedir que alguns pacientes se infectassem e que outros tivessem sintomas agravados. Mas o que é a melatonina?
Descubra neste post como os pesquisadores estão associando a produção de melatonina com o combate ao novo coronavírus. #Alimentação #covid19 #Melatonina #saúde
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/melatonina-qual-o-seu-papel-contra-a-covid-19/
Com o distanciamento social tivemos que nos reorganizar e nos adaptar a novas formas de trabalho. O home office é a mais comum delas - um espaço corporativo dentro de nossa casa.
A situação complica se sua casa for pequena e se sua família é grande - conciliar vida doméstica e familiar com o trabalho executado de casa nem sempre é uma tarefa fácil.
Quer dicas de como organizar sua vida para essa modalidade de trabalho? #homeoffice #homework #trabalhardecasa
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/home-office-dicas-para-otimizar-seu-espaco/

Confira