Bem Estar » Dicas de Segurança ao chegar em Casa. Fique atento!
Bem Estar

Dicas de Segurança ao chegar em Casa. Fique atento!

Dicas de Segurança
Publicidade:


Todo mundo deseja chegar com segurança em casa depois de um longo dia. Atualmente a maior parte dos moradores tem vivido uma sensação de insegurança, no entanto, com algumas dicas de segurança é possível ir para casa sem qualquer preocupação.

Hoje o problema não abrange somente e residências e condomínios, mas a maior parte dos centros urbanos podem estar expostos a uma situação de perigo.

Pensando nisso, resolvemos organizar algumas dicas de segurança para chegar em casa e garantir o seu bem-estar. Afinal de contas, depois de um dia de trabalho e as preocupações de rotina, nada mais justo que chegar na proteção do seu lar.

Confira nossas dicas:

7 dicas de segurança

Colabore

Independente dos altos índices de criminalidade é comum sentir-se responsável pela segurança da sua família. No entanto, existem momentos que a preocupação acaba passando do limite, como apenas guardar o carro na garagem durante a noite.

Com algumas atitudes é possível diminuir as hipóteses de algo ruim ocorrer com você ou com alguns dos seus entes queridos. 

Um exemplo, procure ficar em alerta sobre as orientações da associação de moradores, inclusive as dicas de segurança de condomínios são bastante funcionais. Além disso, não deixe de ter uma relação cordial com a sua vizinhança.

O vizinho empático pode não só vigiar a casa dele, mas também a sua e até a rua que mora. Afinal de contas, este vizinho também possui os mesmos receios, logo os cuidados e a união pode ajudar a todos.

Movimentação suspeita

Em caso de movimentos suspeitos jamais hesite em chamar a polícia. Uma abordagem policial pode ser vista como atividade rotineira, portanto, pode contribuir na diminuição da criminalidade no seu bairro.

Em uma situação do dia a dia, ao estar chegando em casa e notar uma pessoa estranha, dê uma volta no quarteirão para ver a situação. Pode ser que a pessoa não seja familiar, porém, pode ser uma visita do vizinho, entregador ou outro.

Leia isso também:  5 dicas sustentáveis para quem mora sozinho

A tecnologia é uma aliada, portanto, alguns recursos eletrônicos pode garantir uma maior proteção. Em caso de condomínios ou prédios a portaria remota é uma solução para controle de usuários e até mesmo observar o tráfego das pessoas.

Segurança eletrônica

Acima já entramos um pouco na questão eletrônica, mas para aprofundar um pouco, é válido investir em equipamentos eletrônicos de segurança.

Hoje no mercado é possível encontrar uma variedade de itens que pode garantir a segurança. Ou seja, estes materiais são essenciais e estão entre as principais dicas de segurança para chegar em casa.

Como opção vale utilizar um sistema de alarme, portaria virtual, cerca eletrônica, entre outros sistemas.

O portão com acionamento remoto também é muito útil, pois evita ter que descer do seu veículo para abrir. Estes itens ajudam e dificultam o acesso de ladrões e vândalos, além de inibir a presença de estranhos.

Iluminação

A falta de iluminação facilita a ação de criminosos em qualquer lugar. Em muitos casos, a decorrência dessa falha é ocasionada pela falta de manutenção do poder público. 

Quando ocorrer, é necessário entrar em contato com o setor responsável para o agendamento do reparo. 

Dica: Para agilizar a manutenção, mencione possíveis casos de roubo e assalto no local devido a essa falha. Normalmente, os órgãos públicos atendem com maior rapidez, pois querem evitar problemas.

A poda de árvores também precisa estar em dia para não trazer problemas para os postes de iluminação. Como solução, peça a manutenção com antecedência e agende o melhor dia.

Além disso, as lâmpadas com acionamento por infravermelho (acendem com movimento) são úteis. Com estes itens é possível deixar sua porta/entrada sempre iluminada e ainda ajudar na iluminação do ambiente.

Registro de acesso

Em casos de condomínio, o acesso de terceiros em sua dependência precisa ser controlado. Como opção, é preciso que todo visitante faça a identificação para ter a sua entrada permitida pelo morador. Logo a regra é válida para amigos, familiares, inclusive para os prestadores de serviço.

Leia isso também:  Novembro Azul

Nessa situação o uso da tecnologia novamente pode facilitar a sua segurança. A aplicação de equipamentos para identificação, leituras ou câmeras, podem ajudar na identificação e controle dos usuários.

Empresas de segurança

Existem algumas empresas que oferecem um pacote de serviços. Com profissionais capacitados e uma equipe pronta, estes profissionais podem manter a segurança do seu bairro, da sua casa ou condomínio.

Além disso, muitas empresas além de vigilantes, possuem equipamentos especializados que pode ajudar a manter o local seguro. Com os zeladores, porteiros, vigilantes e uma equipe própria e até os equipamentos adequados é possível garantir a segurança da sua casa.

Agilidade na hora de entrar

Para quem chega em casa a pé é preciso estar atento, portanto, procure ser ágil na hora de entrar. 

Não fique distraído mexendo em seu celular, seja jogando um jogo ou em redes sociais. Isso causa distração e abre caminho para ação dos bandidos que veem um alvo fácil. Adote hábitos que possam manter o seu smartphone no bolso, ou pelo menos, pare em um local seguro para concluir o que precisa antes de prosseguir.

Sempre que possível arrume uma companhia para ir até sua casa e antes de abrir a porta verifique se não existem pessoas suspeitas ao redor. 

Se puder avisar que está chegando também ajuda, pois assim algumas luzes podem ser acesas espantando o perigo, além de alguém vigiando a sua chegada.

Além disso, o portão automático facilita a entrada na garagem, ou até mesmo a entrada principal.


Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para ver outras novidades. Aqui os proprietários de imóveis recebem conteúdos exclusivos.

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

LiveHere no Instagram

Dividir um lar nem sempre é uma tarefa simples, mas também pode ser muito legal! Conta pra gente com quem você mora ou gostaria de morar 😉
O verão está chegando e com ele vem o estágio de férias da LiveHere! ☀
⠀
No estágio de verão da LiveHere você poderá experimentar o dia-a-dia, cultura e desafios de uma startup em crescimento e ter atividades super dinâmicas. Além disso, é uma excelente porta de entrada para outros cargos na empresa!
⠀
Inscreva-se até dia 26/11: https://paginas.livehere.com.br/summer
⠀
Dúvidas? Envie um e-mail para rh@livehere.com.br
Na próxima segunda o nosso gestor comercial B2B Fernando Loureiro irá ministrar um treinamento de vendas na Unicamp!
As vagas são limitadas! Para se inscrever, acesse:
https://forms.gle/T8GGaG3BXBMDWTmf8
Segunda, 18 de novembro
Das 12h00 às 13h40
Local: sala PE12 - Prédio da pós graduação da Eng. Elétrica
Hoje o pessoal da Conpec, empresa júnior da Computação da Unicamp, participou de um bate-papo com o time de tecnologia aqui da LiveHere 😁

Imperdível!

Publicidade