Bem Estar » Janeiro Branco – Vamos falar sobre saúde mental?
Bem Estar

Janeiro Branco – Vamos falar sobre saúde mental?

Janeiro Branco
A OMS instituiiu janeiro como o mês da conscientização das doenças mentais. Conheça maiores detalhes sobre o Janeiro Branco.

A saúde mental é a causa das preocupações do Janeiro Branco. Longe de ser um modismo, a data já é lembrada há cinco anos, com debates e incentivos acerca do tema, em todas as instâncias da vida.

A Saúde Mental não é uma preocupação apenas de um indivíduo – ela afeta a toda a família e a sociedade, por essa razão, podemos dizer que é um problema social.

A Campanha Janeiro Branco visa abrir as discussões sobre as razões de viver, o estilo de vida, as motivações, aspirações e desafios presentes no primeiro mês do ano, quando estamos mais suscetíveis às grandes mudanças e ainda sob o impacto das incertezas e fracassos do ano anterior.

Muitas empresas vem valorizando a vida de seus funcionários, promovendo bem-estar, espaços agradáveis e atendimento psicológico facilitado. Isso favorece a melhoria do estado de espírito do indivíduo o fazendo produzir mais e melhor, além de contribuir para sua estabilidade emocional.

A Saúde Mental segundo dados da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a saúde mental do indivíduo está diretamente relacionada ao bem-estar físico e social.

O conceito de saúde não se limita a saúde física, mas mental e familiar – é essencial que as pessoas tenham plenas capacidades pessoais e coletivas para vivermos em sociedade, pensando, interagindo e se emocionando diante da fragilidade da vida.

A Depressão

Uma das grandes preocupações da campanha é, sem dúvida, o grande mal do século XXI, a depressão. A depressão não escolhe sexo, idade, grupo social ou profissional para se instalar. É considerada um mal silencioso, um transtorno mental que afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Sua consequência fatal é o suicídio, o que afeta não apenas ao suicida, mas a todos que convivem com ele.

A Cura

Para a OMS, a depressão é um grande fator de risco, portanto, deve ser respeitada e tratada o mais rápido possível. Para isso, é importante que tenhamos um bom acompanhamento médico-psicológico e busquemos falar de nossas expectativas e ansiedades com profissionais capazes de nos entender e indicar terapias e medicamentos adequados (se necessário).

As empresas podem fazer sua parte proporcionando terapias de grupo, atividades físicas e de convívio social que possam agregar seus funcionários, mostrando o potencial e as qualidades de cada um, de forma a valorizar e estimular suas potencialidades.

As políticas públicas ambém podem auxiliar por meio de campanhas promovidas nos postos de saúde, centros de cidadania e de convívio.

O CVV – Centro de Valorização da Vida tem uma linha direta para pessoas que buscam auxílio – o disque 180 sempre pode ajudar, com profissionais capacitados para conversar com quem está passando por transtornos mentais e traumas psicológicos.

Janeiro Branco

A LiveHere, especialista em locação de imóveis para universitários, apoia a campanha Janeiro Branco. Viver bem e saudável é a condição necessária para viver mais feliz!

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Comentar

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira