Bem Estar » Janeiro Branco – Vamos falar sobre saúde mental?
Bem Estar

Janeiro Branco – Vamos falar sobre saúde mental?

Janeiro Branco
A OMS instituiiu janeiro como o mês da conscientização das doenças mentais. Conheça maiores detalhes sobre o Janeiro Branco.

A saúde mental é a causa das preocupações do Janeiro Branco. Longe de ser um modismo, a data já é lembrada há cinco anos, com debates e incentivos acerca do tema, em todas as instâncias da vida.

A Saúde Mental não é uma preocupação apenas de um indivíduo – ela afeta a toda a família e a sociedade, por essa razão, podemos dizer que é um problema social.

A Campanha Janeiro Branco visa abrir as discussões sobre as razões de viver, o estilo de vida, as motivações, aspirações e desafios presentes no primeiro mês do ano, quando estamos mais suscetíveis às grandes mudanças e ainda sob o impacto das incertezas e fracassos do ano anterior.

Muitas empresas vem valorizando a vida de seus funcionários, promovendo bem-estar, espaços agradáveis e atendimento psicológico facilitado. Isso favorece a melhoria do estado de espírito do indivíduo o fazendo produzir mais e melhor, além de contribuir para sua estabilidade emocional.

A Saúde Mental segundo dados da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a saúde mental do indivíduo está diretamente relacionada ao bem-estar físico e social.

O conceito de saúde não se limita a saúde física, mas mental e familiar – é essencial que as pessoas tenham plenas capacidades pessoais e coletivas para vivermos em sociedade, pensando, interagindo e se emocionando diante da fragilidade da vida.

A Depressão

Uma das grandes preocupações da campanha é, sem dúvida, o grande mal do século XXI, a depressão. A depressão não escolhe sexo, idade, grupo social ou profissional para se instalar. É considerada um mal silencioso, um transtorno mental que afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Sua consequência fatal é o suicídio, o que afeta não apenas ao suicida, mas a todos que convivem com ele.

A Cura

Para a OMS, a depressão é um grande fator de risco, portanto, deve ser respeitada e tratada o mais rápido possível. Para isso, é importante que tenhamos um bom acompanhamento médico-psicológico e busquemos falar de nossas expectativas e ansiedades com profissionais capazes de nos entender e indicar terapias e medicamentos adequados (se necessário).

As empresas podem fazer sua parte proporcionando terapias de grupo, atividades físicas e de convívio social que possam agregar seus funcionários, mostrando o potencial e as qualidades de cada um, de forma a valorizar e estimular suas potencialidades.

As políticas públicas ambém podem auxiliar por meio de campanhas promovidas nos postos de saúde, centros de cidadania e de convívio.

O CVV – Centro de Valorização da Vida tem uma linha direta para pessoas que buscam auxílio – o disque 180 sempre pode ajudar, com profissionais capacitados para conversar com quem está passando por transtornos mentais e traumas psicológicos.

Janeiro Branco

A LiveHere, especialista em locação de imóveis para universitários, apoia a campanha Janeiro Branco. Viver bem e saudável é a condição necessária para viver mais feliz!

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Que hoje seja um dia de reflexão e descanso. Um feliz dia do trabalhador para todos! 😘💙
Apesar de hoje termos fácil acesso à leitura online, a sensação de ler em uma biblioteca, repleta de livros por todos os lados, é algo realmente inexplicável 😍
Toda proteção é extremamente importante! Bora se cuidar, galera!
Temos a honra de apresentar mais uma parceria incrível! Clientes da LiveHere em Campinas, Sorocaba e São José dos Campos tem descontos especiais no @meucantinhodeestudos 😍
Com ambiente humanizado e acolhedor, o Meu Cantinho de Estudos é uma excelente opção para os estudantes de 11 cidades espalhadas pelo Brasil. Idealizado como uma cabine de estudos diferenciada, o projeto se desenvolveu e culminou na construção de um local que, além de proporcionar as melhores condições para um estudo silencioso e eficiente, possibilita a criação de uma rede de interação, troca de experiências e atualização quanto aos diferentes métodos de estudo.
No Meu Cantinho de Estudos todo o ambiente foi pensado por quem tem uma larga experiência estudando dentro de casa, em bibliotecas públicas e em salas de cursinhos e pôde verificar a dificuldade de não encontrar um ambiente profissional que oferecesse segurança, conforto e tranquilidade. Todas as salas são climatizadas com temperaturas que variam conforme a individualidade dos seus usuários.
Incrível, né? Acesse o site para conhecer mais: meucantinhodeestudos.com.br

Confira