Bem Estar » Janeiro Branco – Vamos falar sobre saúde mental?
Bem Estar

Janeiro Branco – Vamos falar sobre saúde mental?

Janeiro Branco
A OMS instituiiu janeiro como o mês da conscientização das doenças mentais. Conheça maiores detalhes sobre o Janeiro Branco.

A saúde mental é a causa das preocupações do Janeiro Branco. Longe de ser um modismo, a data já é lembrada há cinco anos, com debates e incentivos acerca do tema, em todas as instâncias da vida.

A Saúde Mental não é uma preocupação apenas de um indivíduo – ela afeta a toda a família e a sociedade, por essa razão, podemos dizer que é um problema social.

A Campanha Janeiro Branco visa abrir as discussões sobre as razões de viver, o estilo de vida, as motivações, aspirações e desafios presentes no primeiro mês do ano, quando estamos mais suscetíveis às grandes mudanças e ainda sob o impacto das incertezas e fracassos do ano anterior.

Muitas empresas vem valorizando a vida de seus funcionários, promovendo bem-estar, espaços agradáveis e atendimento psicológico facilitado. Isso favorece a melhoria do estado de espírito do indivíduo o fazendo produzir mais e melhor, além de contribuir para sua estabilidade emocional.

A Saúde Mental segundo dados da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a saúde mental do indivíduo está diretamente relacionada ao bem-estar físico e social.

O conceito de saúde não se limita a saúde física, mas mental e familiar – é essencial que as pessoas tenham plenas capacidades pessoais e coletivas para vivermos em sociedade, pensando, interagindo e se emocionando diante da fragilidade da vida.

A Depressão

Uma das grandes preocupações da campanha é, sem dúvida, o grande mal do século XXI, a depressão. A depressão não escolhe sexo, idade, grupo social ou profissional para se instalar. É considerada um mal silencioso, um transtorno mental que afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Sua consequência fatal é o suicídio, o que afeta não apenas ao suicida, mas a todos que convivem com ele.

A Cura

Para a OMS, a depressão é um grande fator de risco, portanto, deve ser respeitada e tratada o mais rápido possível. Para isso, é importante que tenhamos um bom acompanhamento médico-psicológico e busquemos falar de nossas expectativas e ansiedades com profissionais capazes de nos entender e indicar terapias e medicamentos adequados (se necessário).

As empresas podem fazer sua parte proporcionando terapias de grupo, atividades físicas e de convívio social que possam agregar seus funcionários, mostrando o potencial e as qualidades de cada um, de forma a valorizar e estimular suas potencialidades.

As políticas públicas ambém podem auxiliar por meio de campanhas promovidas nos postos de saúde, centros de cidadania e de convívio.

O CVV – Centro de Valorização da Vida tem uma linha direta para pessoas que buscam auxílio – o disque 180 sempre pode ajudar, com profissionais capacitados para conversar com quem está passando por transtornos mentais e traumas psicológicos.

Janeiro Branco

A LiveHere, especialista em locação de imóveis para universitários, apoia a campanha Janeiro Branco. Viver bem e saudável é a condição necessária para viver mais feliz!

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

Comentar

LiveHere no Instagram

Um estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo mostrou que a melatonina pode ser uma barreira para a infecção da Covid-19.
Segundo a pesquisa, o hormônio produzido pelo pulmão conseguiu impedir que alguns pacientes se infectassem e que outros tivessem sintomas agravados. Mas o que é a melatonina?
Descubra neste post como os pesquisadores estão associando a produção de melatonina com o combate ao novo coronavírus. #Alimentação #covid19 #Melatonina #saúde
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/melatonina-qual-o-seu-papel-contra-a-covid-19/
Com o distanciamento social tivemos que nos reorganizar e nos adaptar a novas formas de trabalho. O home office é a mais comum delas - um espaço corporativo dentro de nossa casa.
A situação complica se sua casa for pequena e se sua família é grande - conciliar vida doméstica e familiar com o trabalho executado de casa nem sempre é uma tarefa fácil.
Quer dicas de como organizar sua vida para essa modalidade de trabalho? #homeoffice #homework #trabalhardecasa
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/home-office-dicas-para-otimizar-seu-espaco/
Com o distanciamento social tivemos que nos reorganizar e nos adaptar a novas formas de trabalho. O home office é a mais comum delas - um espaço corporativo dentro de nossa casa.
A situação complica se sua casa for pequena e se sua família é grande - conciliar vida doméstica e familiar com o trabalho executado de casa nem sempre é uma tarefa fácil. #homeoffice #homework #trabalhardecasa
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/home-office-dicas-para-otimizar-seu-espaco/
Quando buscamos um imóvel para alugar devemos ter muita atenção para que esse passo importante na vida de qualquer pessoa não se torne uma dor de cabeça desnecessária.
Planejamento, atenção e responsabilidade são as palavras de ordem: ainda mais nesse momento incerto por conta da pandemia e do distanciamento social.
Não caia em pegadinhas. Leia nosso post na íntegra! #apartamento #casa #condomínio #contratodelocação #dicas #garagem #imóvelparaalugar #prédio #prediosantigos #prediosnovos #vistoriadeimóveis
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/alugar-imovel-pegadinha/

Confira