Bem Estar » Março Azul-Marinho – conscientização sobre o câncer colorretal.
Bem Estar

Março Azul-Marinho – conscientização sobre o câncer colorretal.

Março azul marinho
A campanha do mês de março é voltada ao debate sobre a prevenção ao câncer colorretal. Você sabe o que é? Saiba mais

Março Azul Marinho é uma campanha criada pela OMS – Organização Mundial da Saúde –  para conscientizar às populações sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. Este tipo de câncer está associado ao aparelho intestinal que compreende tumores no intestino grosso, cólon, reto e ânus.

Esse tipo de câncer é um dos mais incidentes do mundo, porém é tratável e curável quando o diagnóstico é feito precocemente.

Aparelho digestivo
Aparelho digestivo

Sintomas do câncer colorretal

São sintomas do câncer colorretal:

  • Diarreia ou constipação.
  • Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
  • Presença de sangue nas fezes.
  • Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
  • Cansaço e fadiga.
  • Perda de peso sem um motivo específico.

Esses tipos de cânceres muitas vezes provocam sangramento no aparelho digestivo. Esse fator deve ser bem observado porque a perda de sangue constante pode ocasionar a anemia.

Tais sintomas podem estar associados com outras doenças, como a retocolite ulcerativa, uma doença autoimune e a doença de Chron.

Portanto, sempre que sentir alguma mudança em seu corpo, procure atendimento médico.  

O INCA – Instituto do Câncer, estima que foram diagnosticados 36.360 casos sendo que 17.380 em homens e 18.980 em mulheres.  O câncer colorretal já fez mais de 15.000 vítimas fatais anualmente no Brasil. Veja os sintomas do câncer de intestino no site do INCA

Estima-se que 70% dos cânceres apareçam no reto ou no cólon direito próximo ao apêndice (quando em colorretais familiares – pais e avós que já tiveram a doença. Grande maioria dos casos afeta homens e mulheres na casa dos 50 anos.

As causas do Câncer Colorretal

As principais causas do câncer colorretal são os excessos da vida cotidiana: maus hábitos alimentares (menos fibras e mais gorduras), aumento do sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, obesidade, diabetes e mesmo algumas predisposições genéticas.

Prevenção e tratamento

Através de procedimentos como a colonoscopia é possível diagnosticar e mesmo tratar as lesões ocasionadas pelos pólipos (lesões benignas que crescem na parede interna do intestino grosso) com a retirada desses antes de se tornarem malignos.

Quais especialistas devo procurar?

Procure um gastroenterologista ou um proctologista para designar quais os exames mais específicos para serem feitos. Procure observar e anotar todos os sintomas, qual a reincidência e com que frequência eles aparecem.

A LiveHere, especialista em locação de imóveis para universitários, apoia a campanha Março Azul Marinho. Viver bem e saudável é a condição necessária para viver mais feliz!

Veja mais

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 2

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira