Com o fim do período acadêmico é comum muitos jovens se sentirem mais nervosos e preocupados. Entretanto, se passado o período de provas, você começar a se sentir constantemente preocupado, com medo ou em pânico com coisas que possam acontecer ou sem razão alguma – você pode estar com ansiedade. Mas com alguma ajuda você pode aprender como voltar ao controle.
O que é ansiedade?
Todo mundo tem sentimentos de ansiedade em algum momento de sua vida, seja uma entrevista de emprego, conhecendo uma pessoa interessante pela primeira vez, ou se você está prestes a ter um bebê.
Alguma ansiedade é útil – ajuda-nos a reagir a tensões ou ameaças potenciais, acelerando nossos reflexos e focalizando nossa atenção, e geralmente se instala assim que a situação estressante passa.
A ansiedade é quando esses sentimentos não desaparecem, são extremos para a situação e você não consegue controlá-los.
Quando a ansiedade é severa ou existe o tempo todo, torna-se difícil lidar com a vida diária.
Os sentimentos:
- São bastante intensos;
- Duram por semanas, meses ou persistir regularmente ao longo de muitos anos;
- Afetam negativamente seus pensamentos, comportamento e saúde geral;
- Deixam você se sentindo angustiado e não curtindo a vida;
- Ansiedade pode causar sintomas físicos, como dor, um coração batendo acelerado ou cólicas estomacais. Para algumas pessoas, esses sintomas físicos são sua principal preocupação.
- Na ansiedade parece que você está sozinho, mesmo tendo muitas pessoas ao lado.
- A ansiedade também pode afetar outras áreas de sua vida – como sua capacidade de lidar com o barulho, realizar-se no trabalho e pode afetar seu relacionamento com amigos e familiares.
É comum que as pessoas que têm ansiedade também se sintam deprimidas. Os sintomas de ansiedade e depressão podem se sobrepor.
Quais são os sinais e sintomas?
As preocupações podem aumentar gradualmente, isso geralmente pode dificultar o quanto a preocupação é demais ou de menos, portanto, procure o auxílio de um psiquiatra, caso esses sintomas aumentem. Alguns sintomas comuns de ansiedade incluem:
- Suores quentes e frios;
- Tremores;
- Taquicardia;
- Sensação de aperto no peito ou dores no peito;
- Dificuldade de respirar;
- Pensamentos descoordenados e em profusão (efeito bola de neve)
- Uma mente de corrida cheia de pensamentos
- Necessidade constante de verificar as coisas estão certas ou limpas
- Ideias preocupantes e persistentes que parecem “bobas ou loucas”.
O mais importante é deixar seus pais e amigos avisados caso esses sintomas persistam e não se esqueça de buscar auxílio médico. A ansiedade é um dos transtornos psicológicos mais comuns em jovens e na população economicamente ativa (dos 21 aos 60 anos).
A Live Here se preocupa com o bem-estar dos universitários. Temos o imóvel certo em Campinas, São Carlose Ribeirão Preto.
Comentar