Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente e tem por objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.
O INCA, Instituto Nacional do Câncer, participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema. Também produz vários materiais e recursos educativos para espalhar informações relevantes sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Confira mais detalhes sobre o câncer de mama e meios de prevenção:
O que é o Câncer de Mama?
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, gerando células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama, por essa razão, a doença pode evoluir de diferentes formas. Algumas manifestações da doença têm desenvolvimento rápido, enquanto outras evoluem mais lentamente. Esses comportamentos diferentes se devem a característica próprias de cada tumor.
Dados
No mundo, o câncer de mama já matou mais de 627.000 pessoas, em sua maioria mulheres. No Brasil estima-se que haja 2,09 milhões de casos (dados de 2018). Portanto, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Como Prevenir o Câncer de Mama?
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar;
- Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
O autoexame das mamas
A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres através do autoexame. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico.
Mamografia é um exame de radiografia das mamas feita pelo mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.
Tratamento e apoio psicológico
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Algumas fundações proporcionam atendimento psicológico gratuito, bem como empréstimo de perucas e lenços para as mulheres que perderam os cabelos durante o processo quimioterápico.

Algumas Fundações
ICESP – Instituto do Câncer em São Paulo
- Informações: atendimento hospitalar, acompanhamento médico e humanizado.
- Site: http://www.icesp.org.br/humanizac/programas-e-acoes
FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama
- Informações:Uma associação civil, sem fins econômicos, que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.
- Site: https://www.femama.org.br/2018/br/home
Liga Sorocabana de Combate ao Câncer
- Informações:ações solidárias de conscientização e apoio às mulheres com câncer.
- Site: http://www.ligacombateaocancer.org.br/
Fundação Rapunzel Solidária
- Informações:Doação de cabelos, doação de perucas e apoio humanizado.
- Site: https://www.rapunzelsolidaria.org.br/
Cabelegria
- Informações:Doação de cabelos, doação de perucas e apoio humanizado para mulheres e crianças em tratamento com câncer.
- Site: https://www.cabelegria.org/
Fundação Laço Rosa
- Informações:aceita doação de cabelos, promove doação de perucas e lenços promove acolhimento.
- Site: http://fundacaolacorosa.com/
A LiveHere apoia a Campanha Outubro Rosa. Conheça nosso blog e fique por dentro dos temas de saúde e bem-estar.
Comentar