Bem Estar » Outubro Rosa
Bem Estar

Outubro Rosa

Outubro Rosa - Câncer de Mama
A Campanha Outubro Rosa tem por objetivo a prevenção e conscientização do câncer de mama em todo o mundo.

Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente e tem por objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

O INCA, Instituto Nacional do Câncer, participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema. Também produz vários materiais e recursos educativos para espalhar informações relevantes sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Outubro Rosa - Câncer de Mama

Confira mais detalhes sobre o câncer de mama e meios de prevenção:

O que é o Câncer de Mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, gerando células anormais que se multiplicam, formando um tumor. 

Há vários tipos de câncer de mama, por essa razão, a doença pode evoluir de diferentes formas. Algumas manifestações da doença têm desenvolvimento rápido, enquanto outras evoluem mais lentamente. Esses comportamentos diferentes se devem a característica próprias de cada tumor. 

Dados

No mundo, o câncer de mama já matou mais de 627.000 pessoas, em sua maioria mulheres. No Brasil estima-se que haja 2,09 milhões de casos (dados de 2018). Portanto, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. 

Como Prevenir o Câncer de Mama?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O autoexame das mamas

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres através do autoexame. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Auto exame do câncer de mama

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico.

Mamografia é um exame de radiografia das mamas feita pelo mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Tratamento e apoio psicológico

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Algumas fundações proporcionam atendimento psicológico gratuito, bem como empréstimo de perucas e lenços para as mulheres que perderam os cabelos durante o processo quimioterápico.

Apoio aos pacientes com câncer

Algumas Fundações

ICESP – Instituto do Câncer em São Paulo

FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama

  • Informações:Uma associação civil, sem fins econômicos, que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.
  • Site: https://www.femama.org.br/2018/br/home

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer

Fundação Rapunzel Solidária

Cabelegria

  • Informações:Doação de cabelos, doação de perucas e apoio humanizado para mulheres e crianças em tratamento com câncer.
  • Site: https://www.cabelegria.org/

Fundação Laço Rosa

A LiveHere apoia a Campanha Outubro Rosa. Conheça nosso blog e fique por dentro dos temas de saúde e bem-estar.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 5

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira