Após 10 anos da implementação da Lei Antifumo, a cidade de São Paulo agora anunciou a proibição do cigarro em parques públicos.
Desse modo, fica proibido o consumo de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés, vape e qualquer outro tipo que possa ser fumado, seja ele derivado do tabaco ou não.
A medida foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Bruno Covas e vai multar em até 500 reais os infratores. Reincidentes pagarão o dobro do valor. A ação vai de encontro a necessidade que outros países tiveram e que deram certo.
Em até 60 dias é provável que parques como o Ibirapuera e Villa-Lobos ganhem placas de sinalização informando a nova medida. Ainda devem ser realizados debates para definir áreas especiais para fumantes.
“Não combina o uso do cigarro com um espaço em que se quer preservar a natureza, conviver com a família, praticar esportes. Enfim, não tem nenhuma relação o uso do fumo em espaços como esse. Portanto, sancionei a lei, fico muito feliz de poder ter sancionado essa iniciativa e vamos agora conscientizar a população da importância desta lei”
salientou o prefeito Bruno Covas.
Toda a fiscalização dos parques ficará por conta da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e agentes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
O prefeito ainda mencionou que:
“Quando foi aprovada a lei que proíbe fumar em restaurantes em São Paulo a preocupação era com a fiscalização. Hoje, nós não temos nenhuma multa aplicada em bares e restaurantes e ninguém fuma nesses locais. Já virou uma questão cultural. Muito mais do que punir as pessoas, é uma questão de conscientização”
finalizou o prefeito.
Qual a sua opinião ar respeito da proibição do cigarro em parques municipais de São Paulo?
Deixe seu voto e seu comentário!
Comentar