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Estresse digital – saiba o que fazer para evitar esse mal

estresse digital
Você sabia que passar muitas horas diante do computador pode gerar transtornos de ansiedade e desgaste emocional? saiba mais nesse post

O estresse digital vem atingindo cada vez mais pessoas nos últimos anos.

Com a necessidade de isolamento e distanciamento social devido a pandemia da Covid-19, muitas empresas e escolas optaram pelo home-office e o e-learning – definições até então estranhas para todos e que, forçosamente, tivemos que nos adaptar.

Com isso, chats, lives, blogs, grupos, mensagens passaram a fazer parte importante de nossas vidas e ocupar a maior parte de nosso tempo hábil.

Entretanto, o que podia ser natural para muitas pessoas, para outras, as atividades profissionais e acadêmicas trazidas para dentro do contexto doméstico, trouxeram uma necessidade de reorganização dos espaços, sobrecarga de trabalho e principalmente instabilidade emocional para lidar com esse novo paradigma.

A situação é tão grave no âmbito psicológico que a dependência do uso de smartphones já ganhou até nome – “nomofobia” (o temor de ficar sem acesso a um smartphone). Algumas pessoas sofrem da síndrome de vibrações fantasmas (quando você pensa ter sentido o celular vibrar, mas o aparelho nem está lá).

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Estresse digital

Sintomas do estresse digital

O estresse digital, também chamado de tecnoestresse, é caracterizado quando a pessoa que passa muito mais tempo utilizando a internet e o celular acaba atrapalhando outras atividades, passando a não ter mais controle e não conseguindo impor limites a esse uso.

Assim, são sintomas de estresse digital:

  • Crises de ansiedade,
  • insônia,
  • perda de memória
  • dificuldade de concentração
  • baixo rendimento profissional e escolar
  • boca seca,
  • sono irregular,
  • sensibilidade à luz natural
  • Irritabilidade

No entanto, o mais preocupante é a irritação espontânea causada toda vez que esse indivíduo é impossibilitado de usar a rede.

Neurocientistas, psicólogos e outros estudiosos já detectaram inúmeros problemas causados pelo excesso de exposição às mídias digitais. 

O que fazer para combater o tecnostress?

Exagerar no uso da internet pode te deixar mais ansioso. Não controlar o uso da tecnologia pode ser prejudicial à vida como um todo. O ideal é estabelecer um horário para trabalhar e estudar e depois desse tempo determinado, cultivar relações no mundo real.

Estas são algumas atividades que você pode realizar para diminuir o estress digital e descansar do uso de computadores e smartphones, ao menos um período do dia.

  • Almoçar com a família,
  • Descansar do almoço no jardim,
  • Brincar com um animal de estimação,
  • Realizar um trabalho voluntário,
  • Fazer atividades físicas regulares no final da tarde
  • Alimentar-se corretamente,
  • Viajar nas férias para a praia ou para o campo,
  • Beber mais água,
  • Respirar,
  • Conversar com um amigo pessoalmente
  • Tirar um dia para dormir
  • Assitir um filme (longe do celular)

Essas são algumas alternativas que podem compensar – e resetar seu organismo – do uso excessivo de tecnologias.

Você passará a ter uma rotina mais saudável para dar continuidade aos desafios que estão por vir.

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