Desde 2015, o CVV – Centro de Valorização da Vida, o Conselho Federal de Medicina e a associação Brasileira de Psiquiatria criaram o movimento Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio.
As ações promovidas em setembro visam a conscientizar a população, destacando os órgãos que oferecem ajuda biopsicossocial.
Tristeza, desmotivação, desinteresse pelas coisas simples da vida… pode parecer desânimo, mas muitas vezes é um claro sinal de que a pessoa não está bem. Frases como “preferia estar morto” “a vida não presta” “quero dar um fim a essa vida” pode ser um claro indício de um pensamento suicídio.

10 de setembro – Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado dia 10 de setembro. A data foi determinada pela Associação internacional para a prevenção do Suicídio e tem a OMS – Organização Mundial de Saúde como apoiadora. A finalidade do Setembro Amarelo é conscientizar todo o mundo que o suicídio pode e deve ser evitado.
O suicida não quer se matar, quer matar a dor que está dentro dele. O sentimento de nulidade, de tristeza, amargura ou dor insuportável, moral ou física, as quais por medo ou vergonha o impede de se expressar. E ninguém se mata por um único motivo, há sempre dois ou mais motivos relacionados.
Estatísticas
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Uma epidemia que afeta todas as faixas etárias, independente de condições sociais.
A cada 45 minutos um brasileiro tira sua própria vida, essa é uma das razões pelas quais o Brasil tem grande interesse pelo movimento, cuja mobilização atende a diversas religiões, escolas, universidades e organizações não-governamentais.
CVV e Disque Suicídio
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Em 2019, CVV chegou a 110 postos de atendimento em todo o país com mais de 3.000 voluntários em atuação.
Há aproximadamente 1 ano, o número 188 é o número nacional de atendimento telefônico do CVV em auxílio as pessoas que estão em sofrimento e buscam por um aconselhamento.

Canais do CVV
- Site https://www.cvv.org.br/
- Telefone – Disque 188
- E-mail – https://www.cvv.org.br/e-mail/
- Chat – https://www.cvv.org.br/chat/
Comentar