Bem Estar » Campanha Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio
Bem Estar

Campanha Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo 2019
Setembro é conhecido como mês de prevenção ao suicídio e o público jovem é um dos mais afetados. A Live here mostra um pouco do trabalho do CVV para a campanha. Confira!

Desde 2015, o CVV – Centro de Valorização da Vida, o Conselho Federal de Medicina e a associação Brasileira de Psiquiatria criaram o movimento Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio.

As ações promovidas em setembro visam a conscientizar a população, destacando os órgãos que oferecem ajuda biopsicossocial.

Tristeza, desmotivação, desinteresse pelas coisas simples da vida… pode parecer desânimo, mas muitas vezes é um claro sinal de que a pessoa não está bem. Frases como “preferia estar morto” “a vida não presta” “quero dar um fim a essa vida” pode ser um claro indício de um pensamento suicídio.

falar é a melhor solução

10 de setembro – Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado dia 10 de setembro. A data foi determinada pela Associação internacional para a prevenção do Suicídio e tem a OMS – Organização Mundial de Saúde como apoiadora. A finalidade do Setembro Amarelo é conscientizar todo o mundo que o suicídio pode e deve ser evitado.

O suicida não quer se matar, quer matar a dor que está dentro dele. O sentimento de nulidade, de tristeza, amargura ou dor insuportável, moral ou física, as quais por medo ou vergonha o impede de se expressar. E ninguém se mata por um único motivo, há sempre dois ou mais motivos relacionados.

Estatísticas

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Uma epidemia que afeta todas as faixas etárias, independente de condições sociais.  

 A cada 45 minutos um brasileiro tira sua própria vida, essa é uma das razões pelas quais o Brasil tem grande interesse pelo movimento, cuja mobilização atende a diversas religiões, escolas, universidades e organizações não-governamentais.

CVV e Disque Suicídio

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Em 2019, CVV chegou a 110 postos de atendimento em todo o país com mais de 3.000 voluntários em atuação.

Há aproximadamente 1 ano, o número 188 é o número nacional de atendimento telefônico do CVV em auxílio as pessoas que estão em sofrimento e buscam por um aconselhamento.

disque cvv - 188

Canais do CVV

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 9

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira