Bem Estar » Campanha Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio
Bem Estar

Campanha Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo 2019
Setembro é conhecido como mês de prevenção ao suicídio e o público jovem é um dos mais afetados. A Live here mostra um pouco do trabalho do CVV para a campanha. Confira!

Desde 2015, o CVV – Centro de Valorização da Vida, o Conselho Federal de Medicina e a associação Brasileira de Psiquiatria criaram o movimento Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio.

As ações promovidas em setembro visam a conscientizar a população, destacando os órgãos que oferecem ajuda biopsicossocial.

Tristeza, desmotivação, desinteresse pelas coisas simples da vida… pode parecer desânimo, mas muitas vezes é um claro sinal de que a pessoa não está bem. Frases como “preferia estar morto” “a vida não presta” “quero dar um fim a essa vida” pode ser um claro indício de um pensamento suicídio.

falar é a melhor solução

10 de setembro – Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado dia 10 de setembro. A data foi determinada pela Associação internacional para a prevenção do Suicídio e tem a OMS – Organização Mundial de Saúde como apoiadora. A finalidade do Setembro Amarelo é conscientizar todo o mundo que o suicídio pode e deve ser evitado.

O suicida não quer se matar, quer matar a dor que está dentro dele. O sentimento de nulidade, de tristeza, amargura ou dor insuportável, moral ou física, as quais por medo ou vergonha o impede de se expressar. E ninguém se mata por um único motivo, há sempre dois ou mais motivos relacionados.

Estatísticas

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Uma epidemia que afeta todas as faixas etárias, independente de condições sociais.  

 A cada 45 minutos um brasileiro tira sua própria vida, essa é uma das razões pelas quais o Brasil tem grande interesse pelo movimento, cuja mobilização atende a diversas religiões, escolas, universidades e organizações não-governamentais.

CVV e Disque Suicídio

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Em 2019, CVV chegou a 110 postos de atendimento em todo o país com mais de 3.000 voluntários em atuação.

Há aproximadamente 1 ano, o número 188 é o número nacional de atendimento telefônico do CVV em auxílio as pessoas que estão em sofrimento e buscam por um aconselhamento.

disque cvv - 188

Canais do CVV

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 9

LiveHere no Instagram

Existe uma grande preocupação com o nível de umidade relativa do ar, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o nível de umidade ideal para o bem estar do organismo humano varia entre 40% e 70%. Em dias quentes precisamos tomar alguns cuidados especiais.
Confira!
#saude #bebaagua
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/tempo-seco-como-lidar/
A izymob, start-up criada para inovar no mercado imobiliário, visa desburocratizar as transações inerentes à compra e venda de imóveis, oferecendo estratégias dinâmicas, 100% online, como a visita 360° e o contrato digital.
Empresa oferece maneiras eficazes de potencializar a visibilidade que um imóvel precisa para ser alugado ou vendido, sem burocracias ou taxas abusivas.
Conheça mais! #alugueldeimóveis #contratodealuguel #locaçãodeimóveis #vendadeimóveis
https://www.izymob.com.br/blog/institucional/start-up-destaque-no-mercado-imobiliario/
Se na natureza tudo se transforma, na arquitetura não é diferente – designers, arquitetos e engenheiros vem pensando soluções para construções mais sustentáveis e em consonância com as necessidades de conservação e preservação de ambientes.
Visite nosso blog e saiba mais sobre o conceito de arquitetura verde.
#arquiteturaverde #sustentabilidade
https://www.izymob.com.br/blog/sustentabilidade/arquitetura-verde-sustentabilidade/
Um apartamento pequeno tem muitas vantagens: o aluguel costuma ser mais barato, próximo às áreas urbanas, praticidade para quem tem um cotidiano agitado, além de ser muito charmoso.
Entretanto, muitas pessoas acabam ficando descontentes com seus quitinetes apenas por não saberem arrumá-lo adequadamente.
Saiba mais! #apartamento #decoração #kitnet
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/dicas-para-organizar-apartamento-pequeno/

Confira