Bem Estar » Como lidar com dias quentes de tempo seco?
Bem Estar

Como lidar com dias quentes de tempo seco?

Hidratação
Tosse, rinite, sangramento nasal e outros sintomas desagradáveis podem nos assolar nos quentes e secos. Confira dicas importantes para sofrer menos nesse período
Publicidade:

Existe uma grande preocupação com o nível de umidade relativa do ar, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o nível de umidade ideal para o bem estar do organismo humano varia entre 40% e 70%.

Durante algumas épocas do ano temos períodos sem chuvas o que contribui para deixar o ambiente mais seco, aumentando problemas respiratórios, podendo causar dores de cabeça e até sangramento nasal.

A LiveHere deixa aqui algumas dicas para você lidar com o calor e o tempo seco.

Confere aí:

Hidrate-se

Hidratação é a palavra de ordem durante o tempo seco! É muito importante tomar muita água sempre, mas quando a umidade do ar está baixa essa tarefa se torna ainda mais necessária. Ainda mais, quando os dias estão quentes e secos os cuidados devem ser redobrados, perdemos muito líquido através do suor e com ele também perdemos sais minerais, beber água nos ajuda não só a hidratação, mas também a repor os nutrientes.

 A água não é a única opção, sucos de frutas, água de coco, isotônicos, frutas com alto teor de água e chás gelados também  são alternativas para se manter hidratado.

Hidrate-se mais e mais!

Sucos para amenizar o tempo seco

E não é importante só repor os líquidos, hidratar a pele com cremes adequados e os lábios com protetores labiais é necessário para evitar dermatites e desconfortos com rachaduras. Lembre-se que existem hidratantes corporais e protetores labiais com protetor solar!

Outros pontos importantes para uma hidratação completa são os olhos e as narinas, ambos podem ser auxiliados com a aplicação de soro fisiológico. Sendo que para os olhos também existe a alternativa da lubrificação com colírio e para as narinas o vapor do banho quente pode dar aquele up.

Cuidados com a casa

Limpeza

Existem diversos cuidados com a casa que podem ajudar a sobreviver nesses tempos de ar seco, porém, tudo começa com uma boa manutenção da limpeza de casa. O pó acumulado pode tornar os dias ainda mais difíceis, então é legal guardar objetos que possam acumular muita poeira como almofadas, tapetes e livros. Outro ponto importante é buscar sempre aspirar o pó de móveis e objetos que não são facilmente laváveis como sofás, poltronas e cadeiras estofadas.

O que pode ser lavado como roupas de cama, cortinas, toalhas de mesa e o que mais se fique exposto devem ser lavados com mais frequência. Ainda sobre a poeira, na hora da faxina evite utilizar a vassoura ou o espanador, um pano úmido é a melhor alternativa para não aumentar o desconforto.

Manter os cômodos arejados também é importante, tente deixar portas e janelas abertas mesmo em que um curto período de tempo. E durante a noite nos ambientes onde as pessoas dormem é sempre bom apelar para os clássicos umidificadores de ar, para quem não tem recipientes com água ou toalhas molhadas podem ajudar bastante.

Alimentação

Salada

Além de tomar muita água, a alimentação durante o período de altas temperaturas os alimentos mais leves são a melhor alternativa, como já dissemos frutas com alto teor de água podem ser lanchinhos e sobremesas ótimas para se hidratar e repor nutrientes. Sucos de frutas com polpa mais consistente como manga podem satisfazer a fome ao mesmo tempo hidratar.

Saladas também podem ser uma das boas dicas de gastronomia, já que são servidas frias. Mas atenção: antes de mudar a dieta é muito importante buscar um profissional de nutrição.

Cuidado com exercícios físicos

Natação

Com a baixa umidade do ar fazer exercícios pode ser uma tarefa difícil, já envolvem grande perda de água, entre às 10h e 16h as atividades físicas devem ser evitadas. Contudo, os exercícios físicos que envolvem água como hidroginástica e natação podem ser uma boa alternativa tanto para o calor, quanto para o tempo seco.

Dicas extras

Passar protetor solar o ano todo é uma obrigação e durante o calor é indispensável. Para se proteger do sol é legal usar chapéus e óculos escuros. Por fim, evite passar muito tempo em ambientes com ar condicionado durante um longo período de tempo, esses aparelhos não tem a função de umidificar o ar e podem intensificar o desconforto respiratório típico do tempo seco.

É importante frisar o quanto devemos nos cuidar ao longo de todo o ano, hidratação, cuidados com a alimentação, pele e saúde no geral  não devem estar em pauta apenas quando estamos nos picos de calor ou com a umidade do ar baixa.

Essas dicas podem ajudar em várias épocas do ano, fique ligado!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 4

Publicidade:

LiveHere no Instagram

O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o
Seguro e sem burocracias #livehere 💙
Conheça o SALVAÊ, uma startup incrível parceira da LiveHere💙
⠀
⠀
O Salvaê é especialista em serviços de manutenção para universitários!
⠀
Está buscando rapidez, qualidade e preços acessíveis? Chama o Salvaê!
Contato: (19) 97130-6301
⠀
E mais: morador da LiveHere em Campinas tem descontos exclusivos nos serviços do Salvaê 😉
⠀
Dividir um lar nem sempre é uma tarefa simples, mas também pode ser muito legal! Conta pra gente com quem você mora ou gostaria de morar 😉

Imperdível!

Publicidade