Curiosidades » 7 dicas de como limpar a casa de maneira rápida
Curiosidades

7 dicas de como limpar a casa de maneira rápida

Limpar a Casa - Dicas
Publicidade:

São inúmeras as tarefas que fazem parte do dia a dia. Além de estudar, trabalhar e cumprir outras obrigações, muitos ainda precisam cuidar do ambiente em que vivem. O desafio é arrumar tempo para isso, afinal, a organização de um lar costuma ocupar várias horas do dia. Mas temos uma boa notícia: há como limpar a casa em menos tempo!

Ficou curioso? Quer descobrir o segredo de uma limpeza prática e eficiente? Então, conheça as dicas de como limpar a casa de maneira rápida que separamos em nosso artigo.

1. Comece pelos cômodos mais afastados

Vamos ser sinceros. Geralmente, os cômodos da casa que mais recebem nossa atenção são os mais frequentados por nós e pelas visitas, como a sala, a cozinha e o banheiro. Isso é normal, pois, quanto mais vezes passamos por um ambiente, mais fácil é observar sujeiras e itens que precisam ser organizados.

Já aqueles aposentos menos visitados, que costumam ficar localizados nas extremidades da casa (área de serviço, varandas, despensa etc.), normalmente acumulam mais impurezas.

Sendo assim, na hora da limpeza, esses locais consumirão mais tempo e energia. Por isso, é melhor começar por eles. Daí, quando não estiver com muita disposição, organizará os ambientes que não exigirão tanto de você.

2. Separe o material de limpeza

Quer saber de uma atitude que consome um tempo precioso? Ficar procurando por materiais de limpeza cada vez que iniciar uma tarefa — ou, pior, ter que ir ao mercado comprar os que estão faltando.

Dicas de Limpeza para casa

Para evitar isso, antes do dia programado para a faxina, imagine os produtos de que precisará e, se for necessário, compre os que estão em falta. Em seguida, separe os que serão utilizados em cada cômodo.

É claro que alguns materiais de limpeza são usados em vários ambientes. Porém, há aqueles específicos, como o limpa-vidros. Esse tipo de produto precisa estar atrelado aos outros que ajudarão na limpeza de um determinado ambiente.

3. Crie uma lista de tarefas

Uma das dicas mais eficientes para uma faxina rápida é a criação de uma lista de tarefas. Mas como fazer isso? Comece elaborando um cronograma da limpeza. Por exemplo, defina os dias em que fará uma arrumação básica, outra mais específica e, por fim, aquela bem minuciosa.

Leia isso também:  Ex-aluna de escola pública tira nota mil na redação do Enem e passa em medicina na UFRJ

Para entender melhor, na primeira opção, você poderia incluir varrer a casa ou retirar a poeira dos móveis. Na segunda, limpar a geladeira e o fogão. Já na última, a lavagem da cozinha.

Outro tipo de listagem é a organização por cômodo. Nesse caso, a cada semana, um ambiente da casa receberá atenção especial, sendo um dia reservado para uma faxina geral, e os demais, para manter a limpeza e as coisas no lugar.

Há, também, a possibilidade de desenvolver uma lista de tarefas para cada um dos cômodos. Seria como um direcionamento de atividades. Vamos exemplificar: digamos que esteja no dia em que limpará a sala. Alguns serviços seriam:

  • arrumar as almofadas;
  • passar aspirador no tapete;
  • lustrar os móveis;
  • limpar os vidros etc.

4. Use truques práticos

Lembra-se daqueles segredos de limpeza dados pelas nossas mães e avós? Então, esses métodos agilizam muito a faxina, além de, frequentemente, apresentarem resultados mais eficazes do que os produtos químicos.

Vamos relembrar alguns desses truques populares? Por exemplo, para remover a ferrugem, que muitas vezes deteriora estantes de ferro, pode utilizar uma mistura de limão e sal sobre o local danificado.

Quando for limpar o banheiro, lembre-se de que o vinagre, a pasta de dente e os hidratantes deixam os metais (torneiras, suportes, cabides etc.) brilhando. Já na sala, o bicarbonato de sódio é um agente que retira manchas de bebidas de qualquer tipo de estofamento.

E no momento em que estiver na cozinha, use uma pasta feita com sabão, água e bicarbonato de sódio para limpar o forninho elétrico, o micro-ondas ou o fogão.

5. Utilize as ferramentas certas

Seus produtos podem ser eficientes, mas, sem os itens corretos para fazer a limpeza, você terá poucos resultados. Entre as ferramentas que mais ajudam na faxina, podemos citar:

  • o aspirador de pó — ideal para limpar os cantinhos do lar;
  • mop ou rodo mágico — otimiza o processo da passagem de um pano úmido no chão;
  • espanador de microfibra — retira a poeira sem espalhá-la pelos ambientes;
  • papel toalha — muito eficiente para uma limpeza mais leve, como nas superfícies dos banheiros.
Leia isso também:  Estudantes brasileiros constroem casa de garrafa PET

6. Evite a desorganização

Quer poupar tempo e esforço no dia da arrumação? Então, mantenha tudo no lugar no dia a dia. Para isso, basta criar o hábito de:

  • não deixar louça na pia;
  • varrer o chão com regularidade;
  • arrumar a cama toda manhã;
  • guardar os sapatos e as roupas;
  • recolher o lixo e descartá-lo;
  • limpar qualquer sujeira imediatamente etc.

Aos poucos, essas pequenas atitudes farão parte de você. O interessante é que cada uma delas leva pouco tempo para ser executada, mas, quando todas precisam ser feitas juntas, o período de faxina fica bem maior.

7. Separe tudo que é desnecessário

Infelizmente, muitas pessoas são acumuladoras, ou seja, não se desfazem dos itens desnecessários e continuam comprando novos. Com o tempo, a casa fica abarrotada de coisas que dão muito trabalho e tempo para limpar.

Sendo assim, se quiser ter um lar mais prático e rápido de arrumar, simplifique ao máximo as coisas que possui. Para conseguir isso, faça o seguinte: estipule um dia no ano para fazer um “bota-fora”. Antes dessa ocasião, crie uma lista com:

  • os itens que não usa há mais de seis meses;
  • os danificados e velhos;
  • os excedentes (aqueles que você tem vários do mesmo modelo e pode doar);

Pronto! Essa relação diminuirá o tempo da sua próxima limpeza, além de fornecer um ambiente mais “clean” para sua casa.

Enfim, fazer a arrumação de um lar pode não agradar a maioria das pessoas, mas, como é uma tarefa obrigatória, o segredo é otimizar esse processo. Seguindo as dicas que demos, tenha certeza de que terá um lar sempre limpo e organizado para viver e receber quem você ama.

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu como limpar a casa com facilidade e praticidade? Queremos compartilhar outras dicas com você! Curta nossa página no Facebook e receba novidades diretamente na sua timeline.

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

Agora a Livehere também está em Ribeirão Preto!
Confira o guia que preparamos para vocês e fiquem por dentro dos benefícios de morar nesta linda cidade. Acesse: bit.ly/guia_ribeirao
#ribeiraopreto #moraremribeirao #vidauniversitaria #uspribeirao #unaerp #meuape #morarsozinho #moradiauniversitaria #estudaremribeirao #livehere #moraraqui #startupbr #tecnologia #aluguerapido #semburocracia
A matrícula do vestibular de inverno da Puccamp está chegando e muitos jovens já estão em busca do imóvel ideal para morar em Campinas. 🏠
Nós, da Livehere, somos especialistas em ajudar os calouros a encontrar a moradia perfeita, bem pertinho da faculdade!
Acesse e alugue lindas kitnets mobiliadas, sem burocracia: bit.ly/kitnetpuccamp
#vestibularpuc #puccamp #vestibulardeinverdo #estudarnapuc #calouro2019 #moraremcampinas #parquedasuniversidades #moradiauniversitaria #baraogeraldo #campinas #livehere #morarbem #morarsozinho #meuape #kitnetmobiliada #imoveisonline #imobiliariaonline
“Para entregar a melhor experiência para os universitários, precisamos entregar o melhor processo para os proprietários parceiros. Assim todo mundo ganha” - Vinicius Freitas, CEO da Livehere.
Confira as vantagens e praticidades de alugar com a Livehere nesta incrível matéria da revista Qual Imóvel! Acesse: bit.ly/materiaqualimovel
#morarbem #moreaqui #morarsozinho #vidauniversitaria #cidadeuniversitaria #meuape #moraremcampinas #baraogeraldo #unicamp #facamp #puccamp #ufscar #caaso #saocarlos #alugarimovel #imobiliariaonline #livehere #imoveisonline #moradiaestudantil #vidauniversitaria
O Vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas será nos próximos dias 16/06 e 17/06. Atenção para o cartão de confirmação que será expedido dia 12/06!
Fique de olho nas informações e boa prova! Acesse: bit.ly/vestibularpuccamp
#vestibular2019 #vestibulardeinverno #puccamp #vestibularpuc #vidauniversitaria #livehere #morarbem #morarsozinho #parquedasuniversidades #campinas #baraogeraldo

Parceria Especial

Publicidade