Curiosidades » Café faz mal? efeitos que podem causar no corpo
Curiosidades

Café faz mal? efeitos que podem causar no corpo

Café Efeitos no Corpo
Café é uma das bebidas mais apreciadas pelas pessoas e que causa muitos efeitos positivos e negativos no nosso corpo.

O café é uma das bebidas mais amadas pelas brasileiros. Além do sabor, ele nos ajuda com a disposição e nos mantém por mais tempo acordados. A explicação é que a adenosina é uma substância que leva o ser humano a querer dormir. O consumo do café faz a mente se confundir em relação a essa substância, levando a pessoa a ficar ativa por mais tempo.

Só existe um problema nisso, em algum momento a adenosina vai se destacar, e a pessoa terá que tomar cada vez mais café para atender a quantidade de receptores que se multiplica. Mas essa não é a unica consequência do café no seu corpo.

A bebida também afeta outras funções do corpo humano, relacionadas ao metabolismo e ao sistema nervoso. A LiveHere preparou uma matéria especial sobre os efeitos do café em nosso corpo. Confira:

Humor

O café permite que a dopamina e a glutamina, estimulantes naturais produzidos pelo cérebro, circulem livremente. Como consequência, o indivíduo fica mais alerta, menos entediado e com impulsos de humor.

Café Humor

Foco

O consumo da cafeína auxilia as pessoas para focar em alguma tarefa necessária, porém, tome cuidado: consumir muito da substância pode causar o efeito contrário.

Memória

Café ajuda na memória

Estudos apontam que ingerir café auxilia na memória, ajudando a lembrar-se de coisas exatas e diretas, como números de telefone e nomes.

Efeito Placebo

Para algumas pessoas a cafeína não funciona mais como estimulante, mas apenas como um “lembrete” para o corpo dos efeitos que ela tem. Isso significa que quando alguém que toma muito café para de ingeri-lo pode se sentir cansado e sonolento. Isso ocorre porque a pessoa se tornou viciada na substância.

Diminui o Apetite

A maior parte dos estudos nessa esfera são inconclusivos. Acredita-se que ao consumir um pouco de café diminua o apetite por alguns instantes, mas não o suficiente, e também não é indicado para essa finalidade. Uma boa e regular alimentação tem benefícios muito maiores do que o consumo de café.

Ação de Remédios

Pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg provaram em 2007 que algumas drogas têm o efeito potencializado pela cafeína. Foram constatados em pacientes que ingeriam regularmente que o efeito do medicamento se mostrava mais rápido e eficaz. Exemplos são os analgésicos paracetamol e ácido acetilsalicílico.

Práticas esportivas

A cafeína é um dos melhores estimulantes para atividades esportivas, já que é possível calcular a dose ideal de ingestão da substância e não é preciso consumi-la diariamente.

Café Práticas Esportivas

“Se você pode tolerá-la, a cafeína pode ser a melhor coisa que você pode ter para melhorar seu desempenho”

fisiologista Matthew Ganio a The Atlantic.

Tempo no corpo

O efeito da cafeina permanece no nosso sistema por até seis horas após a ingestão, o que pode prejudicar uma noite de sono, ou ajudar quando precisar ficar acordado.

Dor de Estômago

A ingestão exagerada de café pode causar muitas dores de estômago e azia, principalmente se ingerido em jejum. Cuidado com o consumo exagerado, e lembre-se de forrar o estômago para apreciar melhor seu cafézinho.

Droga Psicoativa mais utilizada

A cafeína é a droga psicoativa mais utilizada globalmente e, para o neurocientista de Harvard Charles Czeisler, ela e a luz elétrica possibilitaram que os humanos vivessem “além do ciclo do Sol”, ou seja, também tivessem atividades durante a noite.

“[O café e a luz elétrica] possibilitaram a grande transformação dos esforços humanos da fazenda para a indústria”

disse Charles à National Geographic

Confira essa e outras matérias e curiosidades aqui no Blog da LiveHere. Acesse nosso site e conheça a imobiliária digital especializada em aluguel de imóveis para estudantes.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 23

LiveHere no Instagram

Existe uma grande preocupação com o nível de umidade relativa do ar, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o nível de umidade ideal para o bem estar do organismo humano varia entre 40% e 70%. Em dias quentes precisamos tomar alguns cuidados especiais.
Confira!
#saude #bebaagua
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/tempo-seco-como-lidar/
A izymob, start-up criada para inovar no mercado imobiliário, visa desburocratizar as transações inerentes à compra e venda de imóveis, oferecendo estratégias dinâmicas, 100% online, como a visita 360° e o contrato digital.
Empresa oferece maneiras eficazes de potencializar a visibilidade que um imóvel precisa para ser alugado ou vendido, sem burocracias ou taxas abusivas.
Conheça mais! #alugueldeimóveis #contratodealuguel #locaçãodeimóveis #vendadeimóveis
https://www.izymob.com.br/blog/institucional/start-up-destaque-no-mercado-imobiliario/
Se na natureza tudo se transforma, na arquitetura não é diferente – designers, arquitetos e engenheiros vem pensando soluções para construções mais sustentáveis e em consonância com as necessidades de conservação e preservação de ambientes.
Visite nosso blog e saiba mais sobre o conceito de arquitetura verde.
#arquiteturaverde #sustentabilidade
https://www.izymob.com.br/blog/sustentabilidade/arquitetura-verde-sustentabilidade/
Um apartamento pequeno tem muitas vantagens: o aluguel costuma ser mais barato, próximo às áreas urbanas, praticidade para quem tem um cotidiano agitado, além de ser muito charmoso.
Entretanto, muitas pessoas acabam ficando descontentes com seus quitinetes apenas por não saberem arrumá-lo adequadamente.
Saiba mais! #apartamento #decoração #kitnet
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/dicas-para-organizar-apartamento-pequeno/

Confira