Curiosidades » 7 Curiosidades sobre Ribeirão Preto
Curiosidades Turismo

7 Curiosidades sobre Ribeirão Preto

Curiosidades Ribeirão Preto SP

Quando pensam em viagem para São Paulo, muitos só lembram da capital, mas a grande cidade deRibeirão Preto tem passeios que irão te surpreender. O Hurb separou 7 curiosidades sobre a cidade para você se encantar com o que Ribeirão Preto tem para te oferecer.

Maior do que alguns países

O município paulistano tem cerca de 650,9km² e está entre as 30 maiores cidades brasileiras. E apesar de ser apenas uma cidade, Ribeirão Preto consegue ser maior do que 17 países. Maldivas (298km²), Malta (316hm²), Seychelles(459km²), Antígua e Barbuda (442km²) e Andorra (468km²) são alguns dos destinos exóticos que são menores do que a cidade. Para você ter uma noção, o Vaticanoque tem Mônaco tem 2km² e o Vaticano com 0,44km² poderia caber dentro dos Campos Elíseos.

População

População Ribeirão Preto
População de Ribeirão Preto

Se já gera alguma estranheza o fato de uma cidade ter uma quilometragem maior do que alguns países, Ribeirão Preto sai na frente também em ser o mais populoso. Com mais de 650 mil habitantes, a cidade consegue ser mais populosa do que 88 países.  San Marino (32 mil), Nauru (10 mil), Liechtenstein (37 mil), Luxemburgo(562 mil) e Islândia (330 mil) essesdestinos internacionais tem uma quantidade de habitantes menor do que a cidade do interior de São Paulo.

Ribeirão Preto tem mar?

Em 2017 alguns pesquisadores encontraram indícios que há 260 milhões de anos atrás, a cidade de Ribeirão Preto foi banhada por um mar. A pesquisa reuniu 16 pesquisadores de diversas universidades como USP, Unicamp, Unesp, UFSC e Universidade Federal do Panamá, Instituto Floresta e o Instituto Geológico do Estado de São Paulo. O mar que banhava a cidade era o Irati, mas nos dias atuais, se deseja visitar um destino de praia em São Paulo, você pode optar por Ilhabela,Praia Grande e Ubatuba.

Tem muito Bar!

Choperia Pinguim Ribeirão Preto
Choperia Pinguim Ribeirão Preto

Quem já visitou a cidade com toda certeza já ouviu “Em Ribeirão não tem mar, mas tem bar”, virou um ditado popular, principalmente no verão. E o que não falta na cidade são bares, existem mais de 840 bares para você poder sair e tomar uma cerveja ou drink, um dos mais famosos é a Choperia Pinguim. Fica até difícil não encontrar hotéis em Ribeirão Preto que não seja próximo de algum bar ou restaurante. Falando em bebida alcoólica, se você é amante de cerveja pode procurar as opções de Tour Cervejeiros que existem em Ribeirão Preto.

Local Mais Visitados

Não é nenhuma viagem em família, afinal, ninguém gosta de pisar em cemitérios e alguns só vão no local quando não tem outra alternativa. Mas um dos locais mais visitados na cidade, que se tornou um passeio é o Cemitério da Saudade. As pessoas que visitam o local, vão até a lápide do Menino Zezinho (José Martins de Almeida) que ficou reconhecido na cidade por suas bênçãos. O garoto faleceu com apenas 9 anos, mas a partir dos 7 anos começou a benzer as pessoas e alguns ainda buscam sua bênção nessa visita.

Lenda Urbana

O Theatro Pedro II não é só lindo por fora, mas também por dentro. O imponente teatro da cidade, foi inaugurado em 8 de outubro de 1930. Um verdadeiro clássico da cidade que foi restaurado em 1996, mas garantido a sua arquitetura, o que se faz brilhar no meio do desenvolvimento urbano da cidade. Um dos passeios mais procurados da cidade, tem uma lenda urbana que o rodeia, alguns afirmam que existem passagens secretas no teatro que ligam ao antigo Hotel Palace (Centro Cultural Palace nos dias atuais). As passagens secretas eram usadas para encontros amorosos, segundo as lendas, é um destino romântico.

Fantasma quase da Ópera

Centro Cultural Palace

Centro Cultural Palace – Ribeirão Preto, SP

O antigo Hotel Palace, que hoje em dia é o Centro Cultural Palace tem muitas histórias para contar. Apesar da lenda urbana sobre as passagens secretas que levam para o teatro para os enamorados se encontrarem, há quem diga que o local é mal-assombrado. Algumas histórias são bem tenebrosas, dentro do hotel aconteceu um suicídio, assassinato e até mesmo um possível esquartejamento. Já ocorreu até uma investigação paranormal, que indicaram a presença de espíritos. Um dos fantasmas que afirmam existir no local é que após descobrir que o hospede por quem estava apaixonada era casado, a funcionaria que tinha por volta de 20 anos, ateou fogo em si. Você teria coragem? Talvez seja uma experiência para curtir com os amigos.

A bela cidade de Ribeirão Preto é repleta de curiosidades e ainda tem histórias para você conhecer. Sem contar a diversidade de passeios para realizar nessa enorme cidade do interior de São Paulo. Para quem não mora na cidade fica por volta de 4 horas e meia numa viagem de ônibus ou carro da capital. 


[Texto escrito por Verônica Guerra, redatora do Hurb]

Quer morar em Ribeirão Preto?

Deixe uma avaliação!

Classificação 4.5 / 5. Votos: 17

LiveHere no Instagram

Vai estudar na Puccamp? Confira esta opção incrível, bem pertinho da facul!
Alugue rápido, seguro e sem burocracias com a LiveHere 💙
Quer agendar uma visita? Manda um Whats pra gente: 19 99398-9947
Saiba mais: https://www.livehere.com.br/alugar/kitnet-rua-walter-schmidt-267-campinas-sp-lh71c
Vai estudar em Ribeirão Preto? Confira esta excelente opção para universitários, localizada no bairro Ribeirânia. 💙
O imóvel possui armários planejados em todos os cômodos, microondas, cooktop, geladeira e ar condicionado. O condomínio possui sauna, piscina, academia, spa, churrasqueira, elevador, portaria e lavanderia.
Gostou? Agende uma visita através do WhatsApp: 19 99229-1972 ✅
Código do imóvel: LH72E
Confira mais detalhes: https://www.livehere.com.br/alugar/apartamento-avenida-presidente-kennedy-1657-ribeirao-preto-sp-lh72e
Vai estudar na Unicamp? Conte com a LiveHere para encontrar o melhor lugar para morar 💙
Vai estudar na UFSCar? Confira esta opção incrível e more pertinho da facul! 😁
Agende uma visita -> 16 99231-4949
Código do imóvel: LH3DC
Mais informações: https://www.livehere.com.br/alugar/apartamento-rua-anita-stella-550-sao-carlos-sp-lh3dc
#ufscar #saocarlos #caaso

Confira