Curiosidades » Dicas de Finanças – saiba como investir!
Curiosidades

Dicas de Finanças – saiba como investir!

Economizar
Neste post você conhecerá dicas finanças importantes para investir suas economias durante o distanciamento social.

O distanciamento social aconselhado para impedir o avanço da pandemia do novo coronavírus em todo mundo, vem mudando os hábitos de consumo de muitas pessoas, fazendo-as economizar mais, reduzindo seus gastos de alimentação, deslocamento e lazer. Com isso, fica sobrando um dinheirinho considerável o final do mês.

Com o fechamento das universidades, sobretudo as que não oferecem os cursos na modalidade a distância, muitos estudantes têm optado por trabalhos freelancers, através do home office. Portanto, nada melhor do que canalizar essas economias para um destino seguro e certo. E um fundo de investimento pode ajudá-lo nessa missão.  

Nosso país não tem uma cultura consciente e racional com o dinheiro. E falar disso, sobretudo sobre o dos outros, requer uma boa dose de cuidado e expertise. Afinal, cada um sabe o que pode ou não fazer com o que se tem. Entretanto, há muitos produtos financeiros e você pode se sentir confuso e até mesmo perder dinheiro se não souber investir adequadamente.

Em primeiro lugar, conte com a ajuda de um agente bancário e com a experiência de consultor de economia. Você precisa definir que tipo de investidor você é, como e para que você quer investir seu capital. Também precisará de avaliar os riscos que deverá assumir antes de escolher a melhor aplicação. Procure se informar através de artigos, sites especializados ou profissionais especialistas em finanças como a Nathalia Arcuri, em seu canal do YouTube Me Poupe!

Quer saber mais? dá uma olhadinha nesse vídeo:

Primeiro, as contas

Invista primeiramente nas contas a serem pagas ou quitadas. Você não vai começar a investir se ainda está devendo, né? Pague as dívidas, sobretudo as que incorram juros maiores e equilibre as contas mensais, sem fazer novos gastos. Com as reduções salariais, a atenção deve ser redobrada: Tudo o que você economizar ou ganhar agora, como um extra, você deverá “esquecer que existe” isso mesmo! Tal atitude é necessária para que você não crie a ilusão de um círculo constante de ganhos, que só está sendo possível agora porque você não está tendo os gastos usuais.

Esqueça as compras por impulso, de itens supérfluos e modinhas que, com o fim do isolamento perderão a importância. Esqueça o universo de quinquilharias quase irresistível da lojinha da esquina e concentre seus objetivos econômicos em algo de maior valor. Você verá que, com o investimento certo, as chances de você empreender em bens de consumo, saúde e até mesmo uma viagem se torna bastante possível quando temos um objetivo focado.

Dicas de finanças

Como inevstir suas finaças

Previdência Privada

A previdência privada está se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. Especialmente após a reforma no sistema do INSS – o que tem feito muitas pessoas apostarem nesse tipo de investimento a longo prazo, como uma aposentadoria. No entanto, não é a melhor opção para quem quer sacar a curto prazo, por conta da taxa alta do Importo de Renda-IR.  

CDB

O CDB – Certificado de Depósito Bancário é um título de renda fixa. Uma espécie de empréstimo ao banco.  Com o CDB é possível saber antecipadamente o quanto o dinheiro vai render. Nesse sistema, o investidor recebe o lucro de sua aplicação a cada período, definido previamente no contrato. Sua rentabilidade equivale aos juros que o banco paga por esse empréstimo. Os investimentos no CDB devem ser superiores a R$1.000,00 para obter lucros maiores – muito indicado para quem receber um dinheiro inesperado Porém, é preciso ter paciência para resgatar o dinheiro – o prazo é após dois anos de aplicação e se você quiser sacar o total antes ainda terá que pagar o Imposto de Renda no CDB: o IR aqui varia de 22,5% a 15%, dependendo do tempo de aplicação. 

Títulos públicos

Você faz um empréstimo ao governo que é destinado ao financiamento de projetos nas áreas de educação, saúde, cultura, tecnologia, infraestrutura, etc. A compra de títulos públicos é um pouco mais lucrativa do que a poupança. Se você estiver pensando em investimento a longo prazo, essa é uma boa aplicação, pois rendem bem. Apesar de ser uma aplicação segura, o imposto de renda também é descontado do IR.

A LiveHere é especialista em imóveis para universitários. Prático, rápido e sem burocracia.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 7

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira