Curiosidades » Estudantes brasileiros constroem casa de garrafa PET
Curiosidades

Estudantes brasileiros constroem casa de garrafa PET

Projeto Casa PET
O Projeto CASA PET surgiu a partir da ideia de uma equipe dez alunos da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. O projeto consistia em construir uma casa ecológica, sustentável, durável e muito mais barata do que uma construção de alvenaria convencional

O projeto CASA PET conquistou o 5º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários 2013.

O Projeto CASA PETsurgiu a partir da ideia de uma equipe dez alunos da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. O projeto consistia em construir uma casa ecológica, sustentável, durável e muito mais barata do que uma construção de alvenaria convencional.

Projeto Casa PET

A iniciativa teve início em 2012, quando a equipe de estudantes e três professores inscreveu o projeto e venceu em 2013 a quinta edição do concurso com o projeto da CASA PET – o projeto foi premiados com R$30.000, a serem convertidos para a concretização da proposta no prazo de um ano.

Em outubro de 2013, o prêmio e o dinheiro recebidos possibilitaram a construção de uma casa de 24m², com sacada, pelos próprios estudantes e monitores, no campus da FATEC de Presidente Prudente. A estrutura básica da construção é a mesma das casas de alvenaria, mas para a construção das paredes foram utilizadas 4mil garrafas PET preenchidas com areia lavada e solo cimento (uma mistura de terra com 10% de cimento), para substituírem os tijolos. Uma construção tão resistente quanto a das casas comuns, conforme afirma a professora coordenadora do projeto, Camila Pires Cremasco Gabriel, da UNESP de Tupã. 

Projeto Casa PET

Esse projeto leva em conta não apenas a sustentabilidade e reutilização de materiais, mas a economia. Uma obra convencional de alvenaria, com as mesmas medidas, precisa de 10 sacos de cimento, a Casa PET só precisa de quatro. Com o material, o acabamento (pintura, instalações elétricas e hidráulicas) e a mão de obra o custo total foi de 15 mil, 30% mais barato do que as construções tradicionais.

O projeto Casa PET é uma iniciativa de suma importância para a construção de casas para a população de baixa renda, por ser uma alternativa econômica viável e autossustentável. Depois de construída a casa, os estudantes passaram a medir a temperatura da casa, comprovou-se que os cômodos construídos por garrafas PET costumam ser 20% mais arejados, pois as paredes são muito mais espessas: 35cm de largura em comparação às tradicionais que têm, em média, 13cm. O projeto foi entregue em 2015.

Projeto Casa PET

O Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários já impulsionou diversas ideias inovadoras em várias áreas. Acompanhe as iniciativas e datas de inscrição no 8º Prêmio 3M para Estudantes Universitários no site. 

Live Here – Somos especialistas em aluguéis de imóveis para universitários.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 11

LiveHere no Instagram

Você não imagina o que Ribeirão Preto tem de melhor para você!
Vai se mudar? quer vender seu imóvel? Conheça nossa plataforma e encontre seu lugar ideal sem burocracia 100% digital. #ribeiraopreto #viverbem #voumemudar
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-ribeirao-preto-2021/
Domingão é dia de...?
Cozinhar muitooo!
Limpar seu fogão de inox ou cooktop frequentemente é fundamental para conservar sua aparência e funcionamento. Mas como fazer a limpeza forma correta, sem esforço e, principalmente, sem causar danos ao eletrodoméstico?
Aqui você irá encontrar algumas dicas que te ajudarão na hora de limpar seu fogão. #Cooktop #dicasdelimpeza #Fogão #limpeza
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-limpar-fogao-de-inox-e-cooktop/
Que esta seja uma data para celebrarmos a esperança e a paz com muitos momentos de felicidade. Que os bons sentimentos recolhidos nesta época acompanhem você durante todo o ano e abençoem todos os domínios da sua vida.
#DatasComemorativas #FelizPáscoa #Páscoa #Paz
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/feliz-pascoa-para-voce-e-toda-sua-familia/
Está pensando em morar sozinho pela primeira vez e ainda um pouco perdido? Encontrou um apartamento pequeno, mas possui dúvidas de como pode organizá-lo e decorá-lo para deixá-lo com a sua cara?
Muitos inquilinos enfrentam dificuldades em como aproveitar o espaço de seu imóvel da melhor forma possível, com móveis que tragam conforto, tranquilidade e, ao mesmo tempo, reflitam sua personalidade . #apartamento #decoração #organiza
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/10-dicas-para-organizar-apartamentos-pequenos/

Confira