O projeto CASA PET conquistou o 5º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários 2013.
O Projeto CASA PETsurgiu a partir da ideia de uma equipe dez alunos da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. O projeto consistia em construir uma casa ecológica, sustentável, durável e muito mais barata do que uma construção de alvenaria convencional.

A iniciativa teve início em 2012, quando a equipe de estudantes e três professores inscreveu o projeto e venceu em 2013 a quinta edição do concurso com o projeto da CASA PET – o projeto foi premiados com R$30.000, a serem convertidos para a concretização da proposta no prazo de um ano.
Em outubro de 2013, o prêmio e o dinheiro recebidos possibilitaram a construção de uma casa de 24m², com sacada, pelos próprios estudantes e monitores, no campus da FATEC de Presidente Prudente. A estrutura básica da construção é a mesma das casas de alvenaria, mas para a construção das paredes foram utilizadas 4mil garrafas PET preenchidas com areia lavada e solo cimento (uma mistura de terra com 10% de cimento), para substituírem os tijolos. Uma construção tão resistente quanto a das casas comuns, conforme afirma a professora coordenadora do projeto, Camila Pires Cremasco Gabriel, da UNESP de Tupã.

Esse projeto leva em conta não apenas a sustentabilidade e reutilização de materiais, mas a economia. Uma obra convencional de alvenaria, com as mesmas medidas, precisa de 10 sacos de cimento, a Casa PET só precisa de quatro. Com o material, o acabamento (pintura, instalações elétricas e hidráulicas) e a mão de obra o custo total foi de 15 mil, 30% mais barato do que as construções tradicionais.
O projeto Casa PET é uma iniciativa de suma importância para a construção de casas para a população de baixa renda, por ser uma alternativa econômica viável e autossustentável. Depois de construída a casa, os estudantes passaram a medir a temperatura da casa, comprovou-se que os cômodos construídos por garrafas PET costumam ser 20% mais arejados, pois as paredes são muito mais espessas: 35cm de largura em comparação às tradicionais que têm, em média, 13cm. O projeto foi entregue em 2015.

O Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários já impulsionou diversas ideias inovadoras em várias áreas. Acompanhe as iniciativas e datas de inscrição no 8º Prêmio 3M para Estudantes Universitários no site.
Live Here – Somos especialistas em aluguéis de imóveis para universitários.
Comentar