Curiosidades » Prêmio Nobel de Química é de 3 cientistas que criaram bateria para celular
Curiosidades

Prêmio Nobel de Química é de 3 cientistas que criaram bateria para celular

Prêmio Nobel de Química 2019

O Prêmio Nobel de Química de 2019, anunciado nesta quarta (9), foi para John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham, Akira Yoshino pelo desenvolvimento das baterias de íons de Lítio, que revolucionaram o mundo atual e moderno.

Essas baterias estão em diversos equipamentos que utilizamos para trabalhar, estudar, nos comunicar e nos mover, dos celulares, notebooks aos carros elétricos, passando pelo armazenamento de energia de fontes renováveis, tanto a solar quanto eólica.

A descoberta foi feita no começo da década de 70 e deu entrada para a evolução de centenas de milhares de componentes elétricos.

Veja o esquema básico de como funciona uma bateria de lithium:

Bateria de Lithium

A Academia sueca anunciou que o prêmio do equivalente a cerca de R$ 3,7 milhões, será dividido entre os três vencedores e, eles também ganham uma medalha com a silhueta de Alfred Nobel com o diploma signo da premiação.

“Ganhamos acesso a uma revolução técnica”

afirmou Sara Snogerup Linse, membro do comitê e professora de fisicoquímica na Universidade de Lund, na Suécia.

Aos 97 anos, o americano John B. Goodenough passa a ser a pessoa mais velha a ganhar o Nobel. Ele nasceu em 1922 em Jena, na Alemanha, e ocupa a Cadeira Cockrell em Engenharia na Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos.

O britânico M. Stanley Whittingham, de 77 anos, é professor na Universidade Binghamton, parte da Universidade Estadual de Nova York, também nos Estados Unidos.

O japonês Akira Yoshino, de 71 anos, é professor na Universidade Meijo, em Nagoya, no Japão, e Membro Honorário da corporação Asahi Kasei, em Tóquio.

Prêmio Nobel de Química 2019
Akira Yoshino

Se quiser saber mais detalhes sobre a premiação, visite o Twitter “The Nobel Prize”.


Confira essa e outras matérias e curiosidades aqui no Blog da LiveHere. Acesse nosso site e conheça a imobiliária digital especializada em aluguel de imóveis para universitários que mudam de cidade.

Deixe uma avaliação!

Classificação 4.9 / 5. Votos: 12

LiveHere no Instagram

Que hoje seja um dia de reflexão e descanso. Um feliz dia do trabalhador para todos! 😘💙
Apesar de hoje termos fácil acesso à leitura online, a sensação de ler em uma biblioteca, repleta de livros por todos os lados, é algo realmente inexplicável 😍
Toda proteção é extremamente importante! Bora se cuidar, galera!
Temos a honra de apresentar mais uma parceria incrível! Clientes da LiveHere em Campinas, Sorocaba e São José dos Campos tem descontos especiais no @meucantinhodeestudos 😍
Com ambiente humanizado e acolhedor, o Meu Cantinho de Estudos é uma excelente opção para os estudantes de 11 cidades espalhadas pelo Brasil. Idealizado como uma cabine de estudos diferenciada, o projeto se desenvolveu e culminou na construção de um local que, além de proporcionar as melhores condições para um estudo silencioso e eficiente, possibilita a criação de uma rede de interação, troca de experiências e atualização quanto aos diferentes métodos de estudo.
No Meu Cantinho de Estudos todo o ambiente foi pensado por quem tem uma larga experiência estudando dentro de casa, em bibliotecas públicas e em salas de cursinhos e pôde verificar a dificuldade de não encontrar um ambiente profissional que oferecesse segurança, conforto e tranquilidade. Todas as salas são climatizadas com temperaturas que variam conforme a individualidade dos seus usuários.
Incrível, né? Acesse o site para conhecer mais: meucantinhodeestudos.com.br

Confira