Curiosidades » Refugiadas afegãs: Unicamp se organiza para a recepção de novos estudantes
Curiosidades

Refugiadas afegãs: Unicamp se organiza para a recepção de novos estudantes

refugiadas afegãs
Representantes da Universidade estiveram em Brasília na segunda-feira (20/09) para discutir a criação de um programa de refúgio acadêmico apto a abrigar no País professoras e pesquisadoras afegãs.

Representantes da Unicamp – Universidade de Campinas se reuniram em Brasília para discutir o futuro dos refugiadas afegãs.

A reunião teve a presença da presidente da Capes, Claudia Mansani de Toledo, com o ministro Walter Braga Netto (Defesa), a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e com o Chefe de Gabinete do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Achilles Emilio Zaluar Neto.

Durante os encontros, foi entregue uma petição, com mais de 30 mil assinaturas, solicitando apoio ao programa de acolhimento.

A universidade, representada pelo reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, teve como proposta oferecer refúgio a mulheres afegãs ligadas aos meios jurídico e científico.

“A Ministra Maria Elizabeth e a juíza Amini Haddad iniciaram um movimento para trazer ao Brasil juízas do Afeganistão. Juntamos a isso nossos esforços para, em uma ação conjunta, acolher também professoras da Universidade de Cabul, ou de qualquer outra universidade, que estejam fugindo do conflito no Afeganistão”, explica Ana Carolina Maciel.

Veja também: Alugar Imóveis Próximos a UNICAMP

A proposta tem por objetivo oferecer bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutoramento e para pesquisadores visitantes. O acordo de cooperação com a Capes é importante para garantir a implementação da iniciativa humanitária. O apoio dos demais ministérios é necessário para que sejam formados corredores humanitários internacionais.

Por meio deles, as mulheres afegãs e suas famílias poderão ser resgatadas de países vizinhos e trazidas em segurança ao Brasil. Além de estudantes, o programa visa resgatar refugiadas afegãs que tenham carreira no direito e nas ciências.

A petição em apoio ao programa de Refúgio Acadêmico está disponível no site change.org e pode ser conferida em https://change.org/CorredoresHumanitariosAfeganistao.

Saiba mais: Campinas reabre bares e autoriza 100% de capacidade em estabelecimentos e universidades

A LiveHere tem o imóvel ideal para o estudante universitário.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 1

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira