Vocês devem ter visto a história de Ryuju Okada, um menino de nove anos que realiza cálculos matemáticos com uma velocidade impressionante.
Se ainda não viu, dá uma olhadinha nesse vídeo do Caldeirão do Huck:
Como Ryuju consegue calcular e responder tão rapidamente?
A inteligência do menino é inquestionável, mas além disso, Ryuju Okada também é um estudante de Soroban e treina a técnica de duas a três horas por dia.

Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em uma “calculadora primitiva”, originalmente chinêsa, e levada para o Japão em torno de 1600 d.C..
O instrumento é utilizado até hoje no Japão e em outras partes da Ásia e é tão amado pelos orientais que eles fazem até Olimpíadas de Soroban.
No Brasil, a HeiSei Soroban Academy e a Escola HeiSei organizaram o Primeiro Grande Prêmio de Soroban BR, e adivinhem… O Ryuju Okada foi o grande vencedor da competição.

Ele foi campeão em três categorias: Fundamental I (8 a 10 anos), prova de Ditado Cálculo Mental, categoria única (9 a 18 anos) e na prova de Flash Anzan, categoria única (9 a 18 anos).
Na prova de Flash Anzan, o ábaco não é utilizado e os participantes precisam fazer os cálculos mentalmente, algo bem parecido com o que vemos no vídeo e que impressionou o Brasil inteiro.
Se você quer conhecer um pouco mais do Soroban, saiba hoje em dia tem cursos, vídeos e até aplicativos podem te ajudar.
E você como faz para melhorar suas habilidades com números? Deixa seu comentário!
Conheça outras histórias impressionantes no Blog da Livehere
Comentar