Cursos » Escola de Verão – USP São Carlos abre vagas para garotas aprenderem a criar aplicativos
Cursos

Escola de Verão – USP São Carlos abre vagas para garotas aprenderem a criar aplicativos

Garotas Curso de verão USP - São Carlos
USP São Carlos abre 50 vagas em escola de verão para meninas de 10 a 18 anos - inscrições a partir do dia 30/01/21!

Na primeira edição da Escola de Verão, em 2019, as 200 vagas oferecidas no Technovation Summer School for Girls se esgotaram em menos de 24 horas.

Estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil com entre 10 e 18 anos podem se inscrever gratuitamente.

A Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos-SP, sob iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), abriu 50 vagas para a Technovation Summer School for Girls, uma escola de verão gratuita para garotas aprenderem a criar aplicativos para celular.

Veja também: Moradia estudantil em São Carlos

Technovation Summer School for Girls

O evento está em sua 3ª edição e tem como meta desenvolver novos potenciais e descobrir talentos, de forma a transformarem ideias em aplicativos, através de métodos inovadores e incentivando ao empreendedorismo.

A professora Kalinka Castelo Branco, que coordena o Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (Grace), esclarece:

“Durante os encontros online, as meninas vão colocar a mão na massa: trabalhar na ideação do projeto, no desenvolvimento do aplicativo e na apresentação da proposta (pitch). As mais velhas até farão um plano de negócios”

Inscrição

O formulário de inscrição será disponibilizado às 14h do sábado (30), em um evento ao vivo transmitido pelo Youtube.

Durante a live, maiores detalhes serão divulgados e os responsáveis poderão tirar dúvidas sobre o programa.

Quem pode participar da Escola de Verão?

Escola de verão Foto: ICMC da USP/Divulgação

Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, identificadas com o gênero feminino (inclusive transexuais e não-binários) e que tenham entre 10 e 18 anos até 1º de agosto de 2021.

O que é necessário para ingressar na Escola de verão?

Não é necessário ter experiência prévia na área de tecnologia;

Todas as atividades serão realizadas remotamente entre 20 de fevereiro e 10 de abril. Para isso, alguns requisitos básicos são necessários:

  • A candidata deverá ter uma conta do gmail e acesso à internet,
  • um computador
  • um smartphone.

Atenção às inscrições:

Como as vagas para a escola de verão costumam se esgotar rapidamente, as organizadoras recomendam que as interessadas participem do evento online e façam as inscrições assim que o formulário for divulgado. 

A expectativa é de que as vagas se esgotem antes do final da transmissão ao vivo.


Veja também: Tecnologia 5G promete revolucionar a conectividade nos aparelhos

O que é Escola de verão

Technovation Summer School for Girls foi criada em 2018 e coordenada pela professora Kalinka, o Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (Grace) – um projeto ligado ao ICMC que dirige a escola de verão.

O projeto é composto por estudantes de graduação e pós-graduação da USP, que busca desenvolver habilidades e competências na área de tecnologia e ciências exatas no público feminino.

O grupo de Alunas nas Ciências Exatas são as instrutoras das garotas inscritas. O projeto oferece mentorias de profissionais voluntários de diversas áreas como tecnologia, engenharia e negócios.

As participantes serão dividas em times, de até cinco meninas. Esses grupos serão separados em: júnior, destinado a quem tem de 10 a 14 anos e sênior, voltado para meninas de 15 a 18 anos.

Competição

A Iniciativa também tem por obejtivo estimular as equipes a participarem do Technovation Girls, uma competição global de tecnologia para meninas.

Em 2020, as garotas que participaram da escola de verão no ICMC e se inscreveram no desafio conseguiram desenvolver dois projetos entre os semifinalistas da categoria júnior.

As garotas vencedoras concorreram com 5,4 mil meninas de 62 países.

Desse total, 1.130 eram brasileiras, reunidas em 218 diferentes grupos. Como semifinalistas do desafio havia 11 times do Brasil: 6 na categoria sênior e 5 na júnior.

Os projetos vencedores

O aplicativo Stop Anxiety, voltado para ajudar na identificação e na superação de sintomas de ansiedade.

O aplicativo Smile que foi criado para contribuir com a redução dos impactos da depressão em crianças e adolescentes.

Quanto à responsabilidade social do projeto, a professora Kalinka relata ainda que:

“Provavelmente, se não houvesse a escola de verão, essas duas equipes que participaram da iniciativa não conseguiriam chegar à semifinal da competição global”

A LiveHere é a solução de moradia para o estudante universitário. Prático, rápido e sem burocracia.

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Existe uma grande preocupação com o nível de umidade relativa do ar, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o nível de umidade ideal para o bem estar do organismo humano varia entre 40% e 70%. Em dias quentes precisamos tomar alguns cuidados especiais.
Confira!
#saude #bebaagua
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/tempo-seco-como-lidar/
A izymob, start-up criada para inovar no mercado imobiliário, visa desburocratizar as transações inerentes à compra e venda de imóveis, oferecendo estratégias dinâmicas, 100% online, como a visita 360° e o contrato digital.
Empresa oferece maneiras eficazes de potencializar a visibilidade que um imóvel precisa para ser alugado ou vendido, sem burocracias ou taxas abusivas.
Conheça mais! #alugueldeimóveis #contratodealuguel #locaçãodeimóveis #vendadeimóveis
https://www.izymob.com.br/blog/institucional/start-up-destaque-no-mercado-imobiliario/
Se na natureza tudo se transforma, na arquitetura não é diferente – designers, arquitetos e engenheiros vem pensando soluções para construções mais sustentáveis e em consonância com as necessidades de conservação e preservação de ambientes.
Visite nosso blog e saiba mais sobre o conceito de arquitetura verde.
#arquiteturaverde #sustentabilidade
https://www.izymob.com.br/blog/sustentabilidade/arquitetura-verde-sustentabilidade/
Um apartamento pequeno tem muitas vantagens: o aluguel costuma ser mais barato, próximo às áreas urbanas, praticidade para quem tem um cotidiano agitado, além de ser muito charmoso.
Entretanto, muitas pessoas acabam ficando descontentes com seus quitinetes apenas por não saberem arrumá-lo adequadamente.
Saiba mais! #apartamento #decoração #kitnet
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/dicas-para-organizar-apartamento-pequeno/

Confira