Datas Comemorativas » Fevereiro Laranja – Mês de Conscientização sobre a Leucemia
Datas Comemorativas

Fevereiro Laranja – Mês de Conscientização sobre a Leucemia

fevereiro Laranja
A Campanha Fevereiro Laranja foi criada para alertar a população sobre a Leucemia e a importância da realização de exames para que a doença seja detectada e tratada o mais rápido possível.

A Leucemia é um tipo de câncer que ocasiona um crescimento acelerado nas células do sangue, levando a um desequilíbrio no organismo. A leucemia atinge a produção de glóbulos brancos que aparecem quando novas células na medula óssea são produzidas. O tratamento mais indicado para combater a doença é a medicação quimioterá­pica até o transplante de medula óssea.

Dados sobre a Leucemia no país

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2018 foram estimados 10.800 novos casos de leucemia no país, sendo 5.940 em homens e 4.860 em mulheres.

Fevereiro Laranja
Fevereiro Laranja é o mês dedicado à conscientização do diagnóstico e tratamento da Leucemia

Sintomas da Leucemia

Atualmente foram descobertos 12 tipos de leucemia cujos sintomas podem variar muito.

A Leucemia apresenta alguns sintomas como:

Sangramento, desmaios, vômitos, manchas no corpo, dores nas articulações e perda de peso

Esses sintomas devem ser investigados através de exames de sangue e acompanhamento com um hematologista que dará um diagnóstico.

Um dos exames realizados para constatar a doença é o hemograma, realizado por meio da coleta de sangue do paciente.

Formas de prevenção a Leucemia

O INCA observa que, apesar de os pacientes que desenvolvem leucemia não apresentarem fatores de risco que possam ser modificados, o recomendado pelo instituto é evitar o tabagismo. Fumar é um fator externo de risco para diversos tipos de câncer.

Os exames periódicos são essenciais para o diagnóstico ainda no início da doença. Caso apresente os sintomas descritos, busque uma unidade de saúde.

Doe medula óssea

Dados do REDOME
Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, um cadastro que reúne informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas etc) de voluntários à doação de medula para pacientes que precisam do transplante.

Uma das formas de tratamento mais eficazes da doença é o transplante de medula óssea e é indicado em casos de alto risco.

O primeiro passo é a investigação dos familiares de primeiro grau do paciente em busca de compatibilidade. Caso isso não ocorra, é registrada a necessidade em um banco de medula.

Os doadores volun­tários são examinados e seus resultados também vão para um banco. No momento em que surge a compatibilidade entre o doador e o paciente, é realizado o procedimento de coleta do material. A doação é importante, pois a chance de encontrar doadores compatíveis é relativamente baixa.

A conscientização é o principal caminho para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia.

como doar medula óssea

ALiveHere apoia a campanha Fevereiro Laranja.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 1

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira