Datas Comemorativas » Dia Internacional do Voluntariado – 05/12
Datas Comemorativas

Dia Internacional do Voluntariado – 05/12

Voluntariado
O ONU – Organização das Nações Unidas em 1985 instituiu o dia 05 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntariado. A ideia é a de desenvolver ações de voluntariado em todo o mundo. Uma data que requer reflexão e bons exemplos.

Com o crescimento das Organizações Não-Governamentais (ONGs) houve também o crescimento do trabalho voluntário, que precisou ter uma regulamentação como a Lei do Serviço Voluntário, Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998.

O que é ser voluntário?

Um voluntário jovem ou adulto é uma pessoa que dedica parte de seu tempo, dentro de seu espírito cívico e de valores morais, a trabalhar e atuar de forma não-remunerada nas mais diversas atividades, organizadas ou não, ligadas ao bem-estar social e à promoção da igualdade entre os indivíduos.

O que preciso para ser um voluntário?

Boa vontade. Um voluntário é uma pessoa que, de livre e espontânea vontade atua por conta própria, sem expectativa de remuneração ou de reconhecimento, em prol da sociedade, promovendo atividades que poderão beneficiá-la de alguma forma.

O que se ganha sendo voluntário?

O voluntariado é feito de forma desinteressada, porém traz inúmeros benefícios como viver novas experiências, fazer novos amigos, ter novos conhecimentos, praticar um idioma, conhecer novas culturas, ampliar sua aprendizagem e ter, como gratificação, a satisfação de ajudar.

Algumas interessantes iniciativas de voluntariado

Em quase todos os lugares há necessidade de serviço voluntário como igrejas, centros comunitários, asilos de idosos, orfanatos e até mesmo hospitais. Entretanto, há também iniciativas de trabalho voluntário que possibilitam ajudar diversas pessoas ao redor do mundo em atividades humanitárias em países em guerras ou em conflitos internos.

Worldpackers

Worldpackers
Fonte: Worldpackers

O Worldpackersé um site que faz a ponte entre os donos de hospedagens ao redor do mundo que intermedeiam a troca de serviços trabalhos voluntários em diversos países. O site tem uma plataforma clara e objetiva na qual você pode escolher três modalidades de voluntariado : Work Exchange – troca de habilidades por serviço; Impacto Social – voluntariado em escolas, projetos sociais, ONGs) e Natureza e Bem-estar – Ecovilas, institutos ecológicos, permaculturas e fazendas sustentáveis.

WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms – Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas)

wwoofbrazil
Fonte: wwoofbrazil

O programa WWOOF tem abrangência em mais de 60 países em todo o mundo. O programa tem por objetivo favorecer a troca de experiências entre voluntários e anfitriões para a composição de uma comunidade global sustentável, na qual voluntários deverão ajudar pequenos produtores ou grandes fazendas no exterior. O período de estadia deverá ser combinado com o dono do hostel.

A LiveHere apoia o voluntariado. Somos especialistas em imóveis para universitários, anuncie conosco e conheça um novo jeito de alugar seu imóvel – rápido, prático e sem burocracias  

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 2

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira