Dicas para Pais » Dicas para os pais ajudarem os filhos na época de vestibular
Dicas para Pais Vestibular

Dicas para os pais ajudarem os filhos na época de vestibular

Mãe e filha estudando para o vestibular
Como apoiar os filhos, sobrinhos, netos e afins e um momento tão estressante como é fase dos vestibulares? A LiveHere te dá 6 dicas sensacionais para tornar essa missão mais simples!
Publicidade:

O momento dos vestibulares é muito tenso, ainda mais quando as provas vão chegando. Geralmente o estudante se aplica para mais de uma prova e tem que se preparar para diferentes tipos de redação e níveis de dificuldade, da FUVEST ao ENEM, o vestibulando deve conhecer o estilo das provas.

Durante o ano com simulados, os vestibulares de inverno e a chegada das principais provas o estudante passa por uma montanha russa de emoções, o apoio dos pais e da família nos picos de estresse podem ser cruciais para o um bom desempenho e até mesmo para a saúde mental do jovem.

A LiveHere deixa aqui algumas dicas para ajudar pais e familiares a dar o melhor apoio possível durante o vestibular:

Tempo e espaço

menina estudando na biblioteca

Nesse momento é bem normal que o estudante queria o tempo e espaço dele, ele precisa disso para estudar. Proporcionar um ambiente silencioso em determinados momentos do dia, quando o vestibulando decidir estudar ou descansar em casa, pode ajudar e muito.

Além disso, o espaço para os estudos deve ser sagrado, seja a escrivaninha no quarto ou a mesa da sala, se aquele cantinho foi escolhido para ser utilizado para os livros e apostilas é legal respeitar e tentar não mexer muito. Pode ser que esse ambiente vire uma bagunça, peça para que ela ou ele arrume os papéis para que nada importante se perca.

Organização

Os papéis, livros e apostilas podem virar uma zona nesse momento, é importante incentivar que o estudante organize seus materiais de estudo para que ele mesmo consiga encontrar tudo o que precisa. Outro ponto importante quanto organização é do tempo, cada pessoa vai entender como funciona melhor para si, pode ser que o melhor horário de estudos para ela seja durante a madrugada.

Leia isso também:  Ex-aluna de escola pública tira nota mil na redação do Enem e passa em medicina na UFRJ

Dê espaço, mas nem tanto

Na hora de estudar para os vestibulares o jovem vai precisar despender bastante tempo estudando, ainda mais se ele estiver se dedicando apenas ao cursinho ou à escola. Mas é importante ficar de olho para ver até que ponto sua dedicação está sendo saudável.

É bom que ele tenha momentos de descontração, perto da família, amigos e aqueles de quem ele gosta. Algumas vezes por toda a pressão do momento o vestibulando pode querer ficar extremamente focado nos livros e se isolar, a família deve estar lá para impedir que isso aconteça.

Vestibulandos também wanna have fun

diversão

Se eles não querem, eles deveriam querer. É importante que existam momentos para se descontrair, se divertir, fazer atividades que sejam voltadas para o entretenimento. Existem atividades que podem unir o útil ao agradável, como ir a um museu ou ir assistir a algum filme mais cabeça que possa trazer referências ou ter links com o que se está estudando. Mas de qualquer forma, é legal que os pais e os familiares fiquem atentos e incentivem que aos finais de semana ou pelo menos em algum momento dos domingos sejam momentos de nem pensar em vestibular.

É o momento de demonstrar

Além de tudo isso é muito importante que se tenha apoio real nessa fase, os pais e a família podem ajudar e muito proporcionando não só respeito e empatia, mas também demonstrando amor e carinho. Essa fase é de muitas incertezas, mexe muito com autoestima, uma pontuação baixa em um simulado ou não passar em uma prova pode parecer algo não tão grande para os pais, mas pode fazer com que o vestibulando se sinta burro ou até mesmo o fim de um sonho. Ter alguém ao lado que esteja acompanhando esse processo para dizer que vai ficar tudo bem pode ser essencial.

Leia isso também:  Unicamp, Unesp, ITA e Unifesp: Calendário vestibular 2020

De olho na saúde mental

vestibulanda

Como em todo momento de estresse elevado, o psicológico do estudante pode realmente ser abalado. É importante que familiares e pais fiquem de olhos abertos para todos os comportamentos não só sociais, mas alimentares também do jovem que está vivendo intensamente essa época de vestibulares. E se necessário é muito importante procurar ajuda psicológica.

Depois de toda essa maratona de estudos e provas é só correr para o abraço! E se seu filho passar em uma faculdade em outra cidade, sem pânico, a LiveHere tem mais algumas dicas preciosas para alugar um lugarzinho sensacional para a próxima fase da vida do seu neném sem sair de casa.

Confira:

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

LiveHere no Instagram

Iti malia que belezinha esses amiguinhos 😻😻
Heróis de verdade não vestem capa, eles ensinam. Obrigado pelo trabalho incrível de vocês! 💙
Quer ajudar a construir algo grande? Venha fazer parte do nosso time em Campinas!
⠀
Estamos com vaga aberta para Coordenador Comercial B2C!
⠀
Envie seu currículo para rh@livehere.com.br
⠀
⠀
Atividades:
- Gerenciar times de SDRs, closer e jurídico para atingir as metas de Contratos e Conversões - Garantir a cadência e a eficácia do time
- Melhorar a produtividade do time através da organização e melhoria dos processos e ferramentas
- Desenvolver e motivar as pessoas
Bom dia!

Imperdível!

Confira!