Estudantes » 10 dicas para quem vai morar sozinho em Campinas
Estudantes

10 dicas para quem vai morar sozinho em Campinas

Morar em Campinas - SP
Publicidade:

Você passou na tão sonhada faculdade, parabéns! Sabemos que esse período é de grande importância para sua carreira e mesmo para sua independência. Também sabemos o turbilhão de pensamentos que você está tendo agora mesmo, confuso com tantas transformações ao mesmo tempo – não é nada fácil.

A mudança de cidade, a intensa procura por imóveis em Campinas, as malas, caixas, pacotes, pastas – você nem sabia que tinha tanta coisa, não é? Chegou a hora de você organizar o que é realmente útil para essa nova fase e priorizar o que é importante para não te dar aquele trabalhão quando estiver se virando sozinho.

Pensando nisso, o time da LiveHere organizou uma lista com 10 dicas para quem vai morar sozinho em Campinas, confira e depois, nos comentários, conte para a gente o que você achou!

Documentos sempre à mão

Você sabe como é importante ter seus documentos pessoais sempre à mão. Você deve organizar uma pasta onde você guarde esses documentos essenciais para sua vida acadêmica/social: Título de eleitor, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho, carteira de vacinação, passaporte, certificado e histórico de Ensino Médio são os que você vai mais precisar – inclusive no momento da matrícula. Por isso, tenha-os sempre acessíveis numa pasta e bem posicionados, numa primeira gaveta de cômoda, por exemplo.

Avise antes de sair

A independência recém-adquirida pode nos deixar numa sensação de liberdade total. Porém, você não deve se esquecer de comunicar a alguém quando se ausentar de sua nova casa, até por razões de segurança. Vivemos em cidades grandes, com muitas pessoas e não é certo sair confiando em todo mundo, mas devemos nos deslocar para atendermos as demandas recorrentes dessa nova fase de vida. Por isso, ao sair para algum lugar fora de sua rotina habitual, comunique aos seus pais, irmãos ou amigos mais próximos onde você estará. A gente nunca sabe quando a gente vai precisar de uma mão.

Sujou, limpe; molhou, enxugue.

A gente cresce cercados de cuidados e de facilidades que só nos damos conta de como éramos mimados quando estamos sozinhos. Para facilitar sua vida, siga a máxima: se sujou, limpe; se molhou, enxugue; se quebrou, conserte. Além de ser um movimento autossustentável que facilitará muito sua vida, de uma forma ou de outra você terá que fazer, disposto ou bem cansado, afinal, a organização de sua casa só dependerá mesmo de você.   

Necessário, somente o necessário…

A gente quer levar TUDO que tem no quarto… nossas mais doces lembranças, os quadrinhos, as caixinhas e bibelôs tão amados… mas quando você morar sozinho vai enfrentar a dura realidade de que você não terá ninguém para organizar ou tirar a poeira para você. Então, seja seletivo e leve apenas o necessário – roupas, sapatos e acessórios que você vai REALMENTE usar. Isso nos leva imediatamente a nossa terceira dica.

Decoração funcional

Claro que a gente não quer que seu quarto fique vazio e sem sentimento – Que tal um quadro grande bem bonito com a foto de todos os membros da família num canto e de você com seus melhores amigos do outro? No canto de estudos, você pode ter uma mesa e cadeira (ou mesmo uma escrivaninha) e em cima ou ao lado um quadro branco ou de metal para colocar uns post-its ou avisos dos seus trabalhos, provas e compromissos que você precisa se lembrar – a universidade é um pouco diferente da escola, nela você terá diversas aulas extras, aulas de campo, exposições e um sem-fim de eventos – convém deixar as anotações à vista, bem nítidas. Porém, isso pode ser feito de uma forma divertida com post-its coloridos, canetinhas coloridas e de glitter – coloque sua criatividade para funcionar!

Um tempo para tudo!

Se você tiver boa vontade, há sempre tempo para tudo: para estudar, para assistir às aulas, para fazer um curso de idiomas, para estudar as matérias dadas, fazer os trabalhos e cuidar de suas atribuições pessoais e domésticas. Um organograma e uma agenda são ótimos para isso. Seja de papel, seja através de aplicativos, você se manterá focado e avisado das suas tarefas com antecedência, basta que você deixe sinalizado. E claro, sempre deixe um dia para passear e se divertir – senão, você pira, é sério!

As mágicas caixas organizadoras!

Essas maravilhas da organização moderna chegaram para nos ajudar (e muito) no processo de organização de uma casa/apartamento. Quando moramos num espaço pequeno então, elas se tornam verdadeiramente mágicas! Você poderá usá-las para acomodar objetos de limpeza, utensílios eletrônicos como chapinha, secador de cabelos, barbeador elétrico, máquina de cortar cabelos, etc.

Caixas Organizadoras facilitam e muito a organização diária

Isso sem contar com as caixas maiores que permitem que você possa acomodar o edredom e o cobertor quando não estiverem em uso, aumentando o espaço no armário para uma arrumação mais objetiva.

A Incrível Mala!

De vez em quando você talvez precise viajar, assim, procure adquirir um modelo de mala de mão que possa ser facilmente colocada no compartimento simples de um ônibus ou avião. Atualmente, você pode levar uma mala até 10kg de bagagem de mão junto contigo no avião. Priorize as malas feitas de poliuretano, são mais leves e resistentes e cabe certinho algumas mudas de roupa e seus pertences. Deixe para comprar no lugar pequenas embalagens de shampoo e condicionador. Mais uma vez, lembre-se do velho Balu “somente o necessário” …   

(desenho do Mogli e Balu)

As contas!

Bem-vindo ao mundo adulto! Ao ver as contas chegando, coloque-as numa pasta e, mesmo que você não as pague diretamente, é bom ficar atento às datas dos vencimentos para não ter que pagar juros sobre os valores em atraso. O mesmo vale para o vencimento do aluguel quando esse não é combinado diretamente com seu responsável. É bom manter contigo as contas pagas para comprovar o pagamento caso haja algum imprevisto (e também porque as contas servem como comprovantes de residência).

Aprenda a lidar com a solidão

8 em cada 10 jovens que moram sozinhos, em algum momento dessa trajetória já se encontraram em estágio de solidão. É algo perfeitamente normal, ainda mais se sua família for daquelas bem numerosas, afetuosas e barulhentas. Esta é uma fase de grandes descobertas e experiências, que você deve passar sozinho, afinal, sua família toda estará torcendo por você, enquanto também vivem suas vidas. Porém, se a saudade chegar ligue, faça uma live, mostre seu cantinho, grave um vídeo – tenho certeza que você ficará mais alegre e os seus também! Esse é o seu momento, é para você ser feliz!

Se você ainda não se mudou e está procurando tradicionais imobiliárias em Campinas, esqueça! A LiveHere é uma imobiliária digital que vem revolucionando o mercado imobiliário. A startup é especialista em aluguel de imóveis para universitários ajudando estudantes das principais faculdades do país – de uma forma rápida, fácil e sem burocracia!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 10

LiveHere no Instagram

Vai estudar Medicina na PUC - Sorocaba? Confira este apartamento incrível a apenas 5 minutinhos da faculdade! ✅
O imóvel está localizado no Jardim Santa Lucinda e conta com 2 quartos ,2 banheiros, 1 sala, 1 cozinha americana, área de serviço, 1 vaga de garagem coberta, área útil de 60 m² e um quintal de 120 m².
Quer conhecer? Manda um Whats pra gente informando o código LH52C 📲(19) 99229-1972
Anuncie grátis, alugue sem burocracias e receba em dia! Com a LiveHere é assim 💙
Tem um imóvel vago em Campinas ou São Carlos e quer alugar o mais rápido possível, com segurança e sem burocracias? A Livehere pode ajudar você, proprietário, a conseguir o morador ideal para o seu imóvel! 😁🏠 Somos especialistas em alugar imóveis para universitários e estamos ansiosos para conhecer o seu empreendimento!
Confira 5 motivos para alugar seu imóvel para universitários: http://bit.ly/imovel-para-universitarios
O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o

Imperdível!

Publicidade