Estudantes » 6 conselhos para organizar sua rotina de estudos
Estudantes

6 conselhos para organizar sua rotina de estudos

Organizar Rotina de Estudos
Publicidade:

Para muitos, criar uma rotina de estudos é tão complicado quanto conseguir vaga em uma boa universidade. Isso acontece porque, normalmente, temos muitos compromissos que demandam muito do nosso tempo.

Em especial, os estudantes universitários sofrem bastante com isso. No entanto, ter um projeto de estudos é fundamental para atingir objetivos importantes, como um bom aproveitamento acadêmico e o emprego dos sonhos.

Mas como fazer um planejamento de estudo prático e eficiente? Daremos dicas de ouro neste artigo sobre como organizar sua rotina de estudos. Vamos lá?

Organizar Rotina de Estudos

1. Prepare o ambiente de estudos

O primeiro passo é encontrar um local para estudar. Esse aspecto pode influenciar de maneira positiva ou não a qualidade do seu programa de aprendizagem. Porém, nem sempre é fácil descobrir qual lugar é o mais indicado. Às vezes, você experimentará vários até localizar o ideal.

Para facilitar esse processo, ao iniciar uma sessão de estudos, coloque uma folha de papel sobre a mesa e anote qualquer coisa que atrapalhe a sua concentração. Essa listagem ajudará a perceber se vale a pena permanecer nesse local e qual é a condição perfeita para um bom rendimento na aprendizagem. Depois disso, é hora de organizar o ambiente. Para isso:

  • faça uma limpeza no local;
  • separe uma mesa e deixe sobre ela tudo o que for utilizar durante o estudo;
  • use uma cadeira confortável;
  • retire tudo que possa distrair, como dispositivos eletrônicos.

Essa organização do ambiente é tão importante que um artigo publicado pela US National Library of Medicine and Nacional Institute of Health revelou que um local desorganizado prejudica a capacidade de processamento de dados do nosso cérebro.

2. Defina horários

É essencial estipular os períodos que serão dedicados ao estudo. Do contrário, outras atividades menos importantes ocuparão facilmente as “vagas” do seu tempo. Não há muito mistério para fazer esse cronograma. Por exemplo, se você frequenta a escola ou a faculdade na parte da manhã, seu período de estudo complementar será na parte da tarde ou à noite, certo?

Tente encontrar nesse tempo um horário em que a sua disposição mental esteja boa. E quanto à quantidade de horas? Isso dependerá do volume de matéria, do seu ritmo de aprendizagem e da sua capacidade de concentração e retenção.

Além disso, você precisará ser flexível e disciplinado. Como assim? Eventualmente, surgirão imprevistos que atrapalharão o seu período de estudo. Sendo assim, haverá necessidade de repor esse tempo em outro momento. Mesmo que não ocorram situações inesperadas, você terá de se esforçar para cumprir religiosamente o cronograma estabelecido.

Leia isso também:  4 aplicativos gratuitos para sua rotina de estudos

3. Use um planner

Com os horários definidos, podemos avançar para a próxima etapa: o planejamento dos estudos. Nessa fase, é elaborada a ordem e a prioridade dos conteúdos que serão pesquisados. Alguns gostam de reservar um dia da semana para cada matéria, outros preferem separar as disciplinas por horário e, ainda, há aqueles que adotam o sistema de ciclos.

Esse último funciona assim: cada semana corresponde a uma rodada de estudos sobre uma matéria, sendo que a última é dedicada à revisão de todo o conteúdo do mês. Seja qual for o método utilizado, o planejamento ajudará a estudar todos os assuntos por igual, em vez de dar mais atenção aos que você tem facilidade e deixar de lado os temas de que não gosta.

4. Inclua pausas para descanso

Muitos dizem que é preciso estudar sem pausas e até diminuir as horas de sono a fim de dedicar mais tempo aos estudos, mas isso não é saudável. Tanto o período de descanso noturno quanto os intervalos curtos durante o programa de aprendizagem devem ser respeitados e cumpridos.

A falta deles pode resultar em estafa mental. Se isso acontecer, mesmo que estude 24 horas por dia, você não conseguirá reter a quantidade de informação que seria possível com menos horas de estudos, mas com o cérebro descansado.

Durante as pausas, tente levantar um pouco da cadeira, fazer um alongamento, andar pelo cômodo, tomar um café ou fazer um lanche. O objetivo é desviar por alguns minutos a nossa atenção dos estudos e dar ao cérebro a oportunidade de se recompor para mais uma bateria de informações.

5. Adote um método de estudo

Você pode criar um método personalizado para incluir na rotina de estudos ou utilizar modelos já existentes e adaptá-los a sua realidade. Vejamos alguns:

Pomodoro

Já ouviu falar da técnica Pomodoro? Essa metodologia envolve reservar um tempo para estudo sem interrupção e, após, um curto período de descanso. Sendo assim, o estudante melhora a sua disciplina e a capacidade de concentração. Já existem aplicativos que disponibilizam a técnica Pomodoro — é só baixar e usufruir dos benefícios.

Curva do esquecimento

Você poderá usar a técnica curva do esquecimento para evitar que desaprenda o conteúdo que estudou com tanto esforço. De acordo com esse método, é necessário fazer três revisões por matéria. A primeira recapitulação será em 24 horas, a outra em sete dias e mais uma em um mês depois de estudar um conteúdo.

Leia isso também:  Unicamp, Unesp, ITA e Unifesp: Calendário vestibular 2020

Estudo intercalado

Nessa metodologia, o aluno estuda diferentes matérias em um mesmo período de aprendizagem. Na revisão, ele tenta se lembrar de todos os assuntos abordados. Desse modo, o estudo fica mais dinâmico, o cérebro acostuma-se a guardar várias informações diferentes e a memória de longo prazo é ativada.

Viagens mentais

Essa técnica é muito utilizada por pessoas que querem desenvolver a memória. Enquanto estuda, o aluno imagina as informações principais como se fossem cômodos de uma casa. Já aqueles dados secundários que levam às informações principais são os caminhos que conduzem aos cômodos da casa.

Embora exija uma imaginação absurda, essa metodologia auxilia em relacionar as ideias, constrói quadros mentais que ajudam na memorização e estimula a atividade cerebral.

6. Diversifique o modelo de estudo

Felizmente, vivemos em uma época na qual é muito fácil modificar o modelo de aprendizagem e tornar o período de estudo mais interessante e menos monótono. Por exemplo, depois de analisar um determinado tema com a ajuda de materiais impressos, como livros, apostilas e cadernos, tente assistir a um vídeo na internet que fale sobre o assunto.

Além disso, existem documentários, filmes e programas que exploram profundamente certos assuntos históricos, geográficos e até matemáticos. Outro modelo interessante de estudo é a participação em comunidades em redes sociais, fóruns e conversas online com professores e outros estudantes. Se desejar, pode incluir vários desses modelos no seu cronograma de estudo.

Veja Também: 4 aplicativos gratuitos para sua rotina de estudos

Enfim, mesmo que estudar não seja a tarefa que mais admira, a organização de um roteiro de estudos fará com que fique mais fácil se dedicar aos assuntos acadêmicos. Com o tempo, o estudo fará parte da sua rotina, mesmo que tenha terminado a faculdade.

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu como organizar sua rotina de estudos de forma prática e eficiente? Tem algum método que gosta de utilizar? Conta para a gente. Deixe o seu comentário em nosso post!

Confira Dicas para Estudantes, Vida Universitária e muito mais no Blog Oficial da LiveHere.

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

"O ambiente na LiveHere é super descontraído! O pessoal trabalha bastante, mas a gente também se diverte." Assista e confira o que o Caio, antes estagiário e agora efetivo na área Comercial, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! 😉
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
#estagio #estagioemcampinas #vagasdeestagio #livehere #startup
"Quando surge uma ideia, tenho total liberdade para implementá-la. Os gestores são ótimos ouvintes!" Assista e confira o que Camila, estagiária da área de Growth, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! 😉
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
"Até mesmo como estagiário, eu tenho bastante liberdade para propor novos projetos e novas soluções." Assista e confira o que o Gabriel, estagiário em Customer Success, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! :D
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
#estagio #vagasdeestagio #estagioemcampinas #estagiario #livehere #startup #imobiliariaonline #imoveisonline
Olá, universitários!!! A LiveHere está contratando estagiários!
Hoje estamos anunciando a terceira oportunidade de vaga para o mês de Agosto!
Desta vez, iremos falar da vaga de estágio para a área de CUSTOMER SUCCESS!
Sucesso do cliente - ou Customer Success - é a metodologia de negócios para garantir que os clientes atinjam os resultados desejados ao usar seu produto ou serviço. Fazemos isso dando o suporte necessário durante todo o seu ciclo de vida, seja logo após a assinatura do contrato, atendendo demandas pontuais ou quando está encerrando seu vínculo contratual, de forma que ele tenha a melhor experiência possível. Gostou? Confira como você poderá atuar como estagiário da LiveHere nesta área: 📢 Atendimento ao cliente
Funções: acompanhamento pós locação e de rescisões contratuais, resolução de demandas dos clientes vigentes e ações de encantamento de clientes
Atributos: boa comunicação, capacidade de resolver problemas, capacidade de análise, inteligência emocional 📢 Financeiro
Funções: fornecer insumos para escritório de contabilidade, gestão de reembolsos e atuar em questões tributárias
Atributos: organização, transparência, Excel avançado 📢 Suporte - visita de imóveis
Funções: logística de visitas, suporte aos corretores, controle de chaves
Atributos: organização, capacidade de resolver problemas, gerenciamento de tempo
Para se inscrever em nossas vagas de estágio, acesse: paginas.livehere.com.br/estagio
Estamos ansiosos para conhecer pessoas incríveis que venham pra somar no nosso time 🙂

Imperdível!

Publicidade