Estudantes » 6 razões para fazer um intercambio
Estudantes

6 razões para fazer um intercambio

estudantes em intercâmbio
Fazer um intercâmbio é uma experiência de grande importância para o currículo profissional. Confira algumas outras razões pelas quais você deve fazer um intercâmbio e como finalmente realizar esse sonho.
Publicidade:

Um intercâmbio pode ser a porta de entrada para o mercado profissional e para o crescimento de sua carreira. Seja para aprender um novo idioma ou para ter uma experiência social, um intercâmbio é a melhor maneira de ganhar experiência e desenvolver sua capacidade de adaptação no exterior, não só para adolescentes, mas para diversas faixas etárias e níveis acadêmicos.

O intercambio tem grande importância para o mercado de trabalho: a desafio da vivência de outras culturas, longe da família e com as barreiras linguísticas de outro idioma é amplamente valorizado por muitas empresas, pois proporcionam ao estudante um maior desenvolvimento pessoal e autonomia nas decisões.

Confira agora seis razões para fazer um intercâmbio, temos certeza que depois desse artigo você vai planejar seu intercâmbio com antecedência e garantir logo sua melhor experiência:

Aprimorar o idioma

Por mais tempo que você tenha de cursos de idiomas, você não sabe falar um segundo idioma até começar a praticar com os nativos. Você passa a pensar e agir de acordo com a língua do lugar e aprende peculiaridades únicas daquela cultura, portanto, um intercâmbio é fundamental para quem pretende aprimorar um idioma de forma mais dinâmica.

Conhecer novas culturas

Conhecer novas culturas é muito importante no processo de aquisição de conhecimento, sobretudo se você for da área de humanas, perceberá em pouco tempo o valor da cultura de um povo no seu processo de crescimento social e econômico, o que poderá render uma boa monografia ou artigo científico sobre o tema, que tal?

Leia isso também:  São Paulo recebe a Feira CI – Trabalhar e Estudar no Exterior

Potencializar a carreira

Você não deve pensar em viajar para o exterior apenas para se divertir: lembre-se do propósito inicial dessa viagem. Aprimorar seus conhecimentos linguísticos e potencializar sua carreira por meio de estágios e trabalhos temporários pode ser um elemento de destaque em seu currículo. Muitas empresas investem em candidatos que já tiveram experiência no exterior como trabalhos de verão, atendimento ao público, entre outros trabalhos de curta duração.

Viver novas experiências

Tanto no âmbito profissional, acadêmico e pessoal viver novas experiências é imprescindível para quem pretende participar de um intercâmbio. Viver novas culturas, conhecer novos sabores, compreender novos pontos de vista podem contribuir para entender o panorama global. Praticar novas atividades, conhecer lugares e compartilhar vivências é fundamental num intercâmbio. 

Redescobrir suas origens

Sim, nem sempre valorizamos nossa cultura, nossas origens. Quando vivemos um tempo fora, podemos compreender melhor nossa vida, nossas raízes. Daí passamos a entender o valor dos pequenos momentos, das melhores companhias… a saudade de casa, da rua, dos colegas e amigos fazem total diferença quando estamos distantes.

Repensar valores

E então, vamos planejar esse intercâmbio? O ideal é ter toda a documentação em mãos e pagar antecipadamente. Confira alguns documentos necessários e algumas agências que podem ajudar na realização desse sonho:

O que é necessário para fazer um intercâmbio?

Agência de Intercâmbio

Em primeiro lugar procure ter boas informações com pessoas que já passaram por essa experiência e busque indicações de boas agências de intercâmbio para fazer um orçamento. Analisar alguns fatores como tempo de operação, seriedade e solidez da empresa são aspectos primordiais. Compare preços, mas desconfie de promoções muito lucrativas – ir ao exterior para estudar e adquirir experiência profissional requer muito mais atenção do que um simples passeio. Portanto, é de extrema importância que você conheça onde irá ficar, se em um hostel ou em casa de nativos do lugar, se valores como alimentação e manutenção (lavanderia/ higiene pessoal) estão inclusos.  

Leia isso também:  Dia do Estudante - 11/08

Passaporte / Visto

Nos países do Mercosul, Mercado Comum do Sul, de língua espanhola, o cidadão brasileiro não precisa de passaporte e visto para viajar, apenas a carteira de identidade atualizada.

Países do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Seguro-Viagem

Uma das coisas que você deve se preocupar num intercâmbio é, sem dúvida, a contratação de um seguro-viagem. Um seguro-viagem é imprescindível para quem viaja ao exterior, devido aos imprevistos que podem acontecer durante a viagem. Geralmente, essa modalidade oferece serviços como Assistência Médica Hospitalar, Odontológica, Farmacêutica, Repatriação, Seguro Bagagem e muito mais, em todo o mundo, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Imprevistos acontecem e se você for prevenido, os inconvenientes podem ser bem menores.

A Live Here tem o imóvel ideal para o estudante universitário. Rápido, fácil e sem burocracias. Conheça mais detalhes aqui

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

LiveHere no Instagram

Iti malia que belezinha esses amiguinhos 😻😻
Heróis de verdade não vestem capa, eles ensinam. Obrigado pelo trabalho incrível de vocês! 💙
Quer ajudar a construir algo grande? Venha fazer parte do nosso time em Campinas!
⠀
Estamos com vaga aberta para Coordenador Comercial B2C!
⠀
Envie seu currículo para rh@livehere.com.br
⠀
⠀
Atividades:
- Gerenciar times de SDRs, closer e jurídico para atingir as metas de Contratos e Conversões - Garantir a cadência e a eficácia do time
- Melhorar a produtividade do time através da organização e melhoria dos processos e ferramentas
- Desenvolver e motivar as pessoas
Bom dia!

Imperdível!

Confira!