Estudantes » Alunos da UFSCAR elaboram estudo e cartilha de cuidados sobre dor de cabeça
Estudantes

Alunos da UFSCAR elaboram estudo e cartilha de cuidados sobre dor de cabeça

dor de cabeça
Alunos da UFSCAR, São Carlos, elaboram estudo e cartilha de autocuidado durante as dores de cabeça. Estudo visa identificar as causas e estudar tratamentos mais eficazes. 

A enxaqueca afeta adultos e crianças e grande maioria dos jovens, sobretudo nos períodos de tensão. O mal está presente em 15,8% da população brasileira, sendo a quarta doença mais presente no País.

A segunda condição crônica mais comum no mundo é a cefaleia tensional, que afetou cerca de 1,6 bilhão de indivíduos em 2016.  

Esses dados preocupantes foram objeto de estudo de um grupo de pesquisadores do Laboratório de Cinesiologia e Clínica Ocupacional (Laco) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob orientação da Professora Ana Beatriz de Oliveira, do DFisio. A equipe elaborou dois materiais gráficos digitais sobre a enxaqueca, com dicas de autocuidado para enfrentar um dos grandes males do século a temida dor-de-cabeça.

O estudo visa ampliar possibilidades de identificação das cefaleias e assim, propor tratamentos mais eficazes. Os materiais foram criados diante da necessidade de traduzir para português brasileiro um instrumento de triagem das dores de cabeça primárias.

Assim sendo, o folder aborda a crise de enxaqueca, suas fases, fatores que a desencadeiam e estratégias de prevenção e combate às crises. Também foi organizada uma cartilha que apresenta dicas de autocuidado para lidar com a dor de cabeça.

Materiais gratuitos para download


Crise de enxaqueca http://www.saci.ufscar.br/data/solicitacao/39814_material_enxaqueca_laco.pdf
Autocuidado para dor de cabeça. http://www.saci.ufscar.br/data/solicitacao/39814_material_dor_cabeca_laco.pdf

Mais informações sobre o Laco podem ser acessadas no site www.ppgft.ufscar.br/laboratorios

Encontre o melhor imóvel perto da sua faculdade – Em São Carlos, Ribeirão Preto e Campinas anuncie com a Live here: a solução para moradia de universitários.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 3

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira