Estudantes » Como escolher o apartamento ideal para morar durante a faculdade
Estudantes

Como escolher o apartamento ideal para morar durante a faculdade

Dicas de Aluguel de Apartamento para Estudantes
Confiram esse guia super completo para você escolher o apartamento ideal para morar durante a faculdade!
Publicidade:

Toda mudança, seja ela qual for, exige três pontos fundamentais: planejamento, bom senso e paciência. Na escolha de um novo apartamento para morar no período da faculdade eles são ainda mais importantes.

Antes de escolher o melhor imóvel, é preciso definir suas necessidades e ter “pé no chão” para não escolher um apartamento que você não pode arcar financeiramente ou que não seja o mais conveniente para sua rotina.

Por fim, é preciso ter paciência para pesquisar bastante, priorizar os melhores imóveis para visitas e refletir sobre a melhor decisão. Ainda bem que a LiveHere facilita a pesquisa e escolha do apartamento ideal para você em poucos cliques.

A gente sabe que tudo isso é desafiador, por isso preparamos este conteúdo para ajudá-lo a entender melhor como escolher um apartamento. Vamos lá?

1. Avalie o valor do aluguel e do condomínio

A primeira etapa na escolha de um apartamento é definir o quanto você pode pagar de aluguel e condomínio. Isso vai nortear as demais escolhas, como a localização da sua nova moradia.

Segundo especialistas, o aluguel somado ao condomínio não pode ultrapassar 30% da renda mensal. É claro que essa estimativa nem sempre é aplicável na prática, mas é interessante considerá-la como um ponto de partida para saber o valor máximo que você poderá pagar.

Outra dica: não se esqueça de verificar o que está incluso no valor do condomínio. Alguns são mais caros, mas já incluem água, internet e gás encanado, por exemplo. Outros têm valor menor, mas não oferecem nada além da manutenção geral do edifício e portaria 24 h.

Outro fator que muitas pessoas não observam ao fechar o contrato é o valor do seguro contra incêndio. No caso dos apartamentos, a administradora do condomínio arca com as despesas básicas desse seguro, que cobre apenas as áreas comuns (hall de entrada, garagem, salão de festas, jardim etc.).

Por outro lado, para ter a proteção do imóvel, o locatário deve contratar uma seguradora. Algumas imobiliárias já oferecem um plano de seguro contra incêndio na negociação, o que pode ser mais prático para o inquilino. Existem seguradoras que ofertam outros serviços na contratação do seguro, como encanador, eletricista e bombeiro hidráulico.

2. Verifique a localização

Depois de definir quanto pode pagar, pesquise a melhor localização considerando as suas necessidades. Se você faz faculdade, por exemplo, é fundamental escolher um apartamento próximo a ela ou com acesso fácil ao transporte público.

Pode ser que você alugue um apartamento mais afastado da faculdade por ser muito mais barato, mas considere o desgaste em longo prazo com a locomoção. Você já imaginou chegar atrasado às aulas frequentemente por conta do trânsito ou do longo trajeto? Ou ter de arcar com um custo de transporte muito maior do que o esperado?

Lembre-se também de pesquisar o nível de segurança da região. Se possível, visite o bairro em diferentes horários do dia, observando a movimentação pela manhã e à noite. Conhece alguém que vive ou que já morou naquele local? Converse com essa pessoa! Quanto mais informações você tiver, mais fácil será decidir.

Leve em consideração também a segurança do próprio condomínio, ou seja, se ele conta com sistema de segurança adequado (câmeras, monitoramento de empresas de segurança e cerca elétrica, por exemplo).

Mapa localização

3. Pesquise e cheque as instalações do apartamento

Você se lembra de que falamos da paciência e do bom senso ao pesquisar um apartamento, certo? As pesquisas prévias na internet e as visitas aos imóveis vão demandar muito desses valores.

Leia isso também:  Conheça as 5 melhores faculdades em São Carlos

A pesquisa prévia pela internet te ajuda a já priorizar os imóveis que estão mais alinhados com o que você precisa, assim você não tem que gastar um dia inteiro só visitando imóveis e foca no que importa nas poucas visitas priorizadas que você fizer. Há sites de locação de imóveis que detalham bem os imóveis disponíveis, desde fotos profissionais, vídeos e tour 360 para você já ter uma boa ideia do espaço sem precisar de uma visita. É o caso da LiveHere.

Mas, para aqueles imóveis priorizados, vale uma visita presencial com um corretor, que muitas vezes podem ser agendadas on-line, para você se planejar com antecedência.

A visita a um apartamento que você pretende alugar já começa na fachada do prédio. Verifique, mesmo de longe e do lado de fora, se existem rachaduras e infiltrações aparentes, ou se a pintura precisa ser renovada. É bem provável que a manutenção da estrutura aumente o valor do condomínio ao longo do tempo.

Cheque também o estado do elevador (se houver), veja as fechaduras de cada porta e preste bastante atenção ao estado das paredes e do piso.

Não tenha pressa! Abra as portas dos armários dos quartos, da cozinha e do banheiro. Verifique se as janelas abrem facilmente, considere a incidência de luz do sol e a temperatura do ambiente. Reserve um tempo considerável para olhar tudo isso com tranquilidade durante a sua visita.

Só com uma noção bem realista do estado do apartamento é que você vai saber se algum reparo será necessário e quanto isso pode custar para você durante a locação.

detalhes da casa

4. Analise a incidência de luz solar

No tópico anterior, mencionamos a necessidade de checar o quanto de luz solar entra no apartamento. Alguns têm incidência maior pela manhã, outros à tarde.

Esse critério é bastante individual, mas é preciso reforçar que apartamentos com luz solar no período da tarde (face Norte) tendem a ser mais quentes. Isso porque nos horários de pico (do meio-dia às quatro da tarde), a luz é mais forte e as paredes podem absorver esse calor e mantê-lo até mesmo no início da noite. A consequência é um local mais abafado, mesmo no período noturno.

Por outro lado, os apartamentos voltados para a face Sul tendem a ser mais escuros e frios, já que a incidência do sol é menor. É importante levar isso em conta porque as chances de o local ter mofo ao longo do tempo é maior, o que pode aumentar os problemas de quem tem alergias respiratórias, por exemplo.

Considerando tudo isso, a dica é verificar sempre o clima da região. Se for mais quente, priorize os apartamentos com menor incidência solar e vice-versa. Lembre-se também de que a presença de uma varanda ou de janelas grandes faz toda a diferença para a qualidade do ar dentro do apartamento.

luz solar quarto

5. Saiba qual andar é o ideal para você

A escolha do andar do apartamento também deve levar em conta diversas variáveis. Existe a questão do medo de altura, é claro, mas não se prenda a isso.

Uma das principais vantagens dos apartamentos em andares altos é a presença rara de insetos e maior ventilação, que vai fazer toda a diferença nas estações mais quentes. Mas leve em conta que esses imóveis são mais valorizados e o aluguel tende a ser mais caro.

Os apartamentos em andares mais baixos, por sua vez, são mais baratos e de fácil acesso. Afinal, no caso de o elevador estar em manutenção, você não vai precisar subir vários lances de escada para chegar em casa.

Leia isso também:  Descomplicando a escolha de imóveis para universitários

Uma das desvantagens é a tendência de os apartamentos nos andares baixos estarem mais suscetíveis ao barulho, já que podem estar próximos das áreas comuns (salão de festas, playground, rua, portaria etc.).

O ideal é que você avalie todos esses pontos e veja o que é mais importante para você, de acordo com as suas demandas e condições financeiras.

prédio de apartamentos

6. Converse com os moradores do prédio

Ao visitar os apartamentos, verifique a possibilidade de conversar com os moradores. Isso pode fazer toda a diferença! Eles podem dar uma noção da realidade do condomínio e da vizinhança no cotidiano. Não tem ideia do que perguntar? Veja algumas sugestões:

  • O que você mais gosta de morar nesse prédio?
  • Como é a organização dos moradores? Existem regras de convivência e elas são cumpridas?
  • Por que você escolheu morar aqui?
  • Existe alguma desvantagem no condomínio que você considera relevante mencionar?

Mas atenção: você não deve levar um questionário pronto e abordar abruptamente os moradores que passam pelo corredor ou estão no elevador. Tente fazer isso de maneira natural, em uma conversa mesmo. Com simpatia, explique que você está pensando em alugar um apartamento em Campinas ali e gostaria da opinião sincera de um morador.

Finalmente, leve em consideração se o condomínio é pet friendly. Se você não tem animais de estimação nem pretende tê-los, pode ser que a agitação de um local que os aceite seja um incômodo. Isso também vale para o contrário: se você quer levar seu cão ou gato para o apartamento, certifique-se de que isso é aceito pelas regras do condomínio e avalie os custos de instalação de telas e outros meios de proteção no apartamento.

Com as dicas deste post ficou mais fácil saber por onde começar a escolher um apartamento, não é? O processo exige bastante planejamento, mas logo você vai perceber que tudo isso vai valer a pena quando estiver morando no lugar certo! Assim, é possível focar no mais importante: sua nova rotina na universidade.

moradores conversando

Para que perder tempo percorrendo imobiliárias locais?

Vale lembrar que imobiliárias tradicionais não se dedicam muito a modalidade aluguel – ainda mais para estudantes! Alguns até dizem que isso é trabalho para corretores em início de carreira –  elas focam na venda de imóveis o que as garante maior rentabilidade a curto prazo. Em outras palavras, você não será visto como um cliente precisando de uma tenção especial.

Leia isso também:  10 dicas para quem vai morar sozinho em Campinas

A LiveHere proporciona totalmente o oposto. Com apartamentos mobiliados e uma consultoria ímpar, tem em sua vitrine a acomodação perfeita para você e sem burocracia.

Com isso, todos saem ganhando: o proprietário do imóvel que geralmente fica um semestre inteiro com o apartamento para alugar vazio; os pais que encontraram a solução perfeita para deixar seu filho em segurança e o estudante que finalmente poderá se organizar para começar sua faculdade, sem os entraves comuns a quem está fora de casa.

Confira:

Fique atento as novidades da LiveHere e conheça um pouco mais sobre a jornada do estudante, curiosidades, dicas, vida noturna e muito mais. Conheça o maior blog sobre a Vida Universitária.

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

Agora a Livehere também está em Ribeirão Preto!
Confira o guia que preparamos para vocês e fiquem por dentro dos benefícios de morar nesta linda cidade. Acesse: bit.ly/guia_ribeirao
#ribeiraopreto #moraremribeirao #vidauniversitaria #uspribeirao #unaerp #meuape #morarsozinho #moradiauniversitaria #estudaremribeirao #livehere #moraraqui #startupbr #tecnologia #aluguerapido #semburocracia
A matrícula do vestibular de inverno da Puccamp está chegando e muitos jovens já estão em busca do imóvel ideal para morar em Campinas. 🏠
Nós, da Livehere, somos especialistas em ajudar os calouros a encontrar a moradia perfeita, bem pertinho da faculdade!
Acesse e alugue lindas kitnets mobiliadas, sem burocracia: bit.ly/kitnetpuccamp
#vestibularpuc #puccamp #vestibulardeinverdo #estudarnapuc #calouro2019 #moraremcampinas #parquedasuniversidades #moradiauniversitaria #baraogeraldo #campinas #livehere #morarbem #morarsozinho #meuape #kitnetmobiliada #imoveisonline #imobiliariaonline
“Para entregar a melhor experiência para os universitários, precisamos entregar o melhor processo para os proprietários parceiros. Assim todo mundo ganha” - Vinicius Freitas, CEO da Livehere.
Confira as vantagens e praticidades de alugar com a Livehere nesta incrível matéria da revista Qual Imóvel! Acesse: bit.ly/materiaqualimovel
#morarbem #moreaqui #morarsozinho #vidauniversitaria #cidadeuniversitaria #meuape #moraremcampinas #baraogeraldo #unicamp #facamp #puccamp #ufscar #caaso #saocarlos #alugarimovel #imobiliariaonline #livehere #imoveisonline #moradiaestudantil #vidauniversitaria
O Vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas será nos próximos dias 16/06 e 17/06. Atenção para o cartão de confirmação que será expedido dia 12/06!
Fique de olho nas informações e boa prova! Acesse: bit.ly/vestibularpuccamp
#vestibular2019 #vestibulardeinverno #puccamp #vestibularpuc #vidauniversitaria #livehere #morarbem #morarsozinho #parquedasuniversidades #campinas #baraogeraldo

Parceria Especial

Publicidade