Estudantes » Como se dar bem na segunda fase do vestibular?
Estudantes

Como se dar bem na segunda fase do vestibular?

Dicas para a Segunda Fase do Vestibular
Publicidade:

Cada universidade do país tem um processo seletivo próprio e, muitas delas, optam por ter duas etapas diferentes. Nesses casos, geralmente a primeira fase é uma prova objetiva, abordando todas as matérias, e a segunda fase do vestibular aborda conteúdos específicos relacionados ao curso, com questões dissertativas.

Por serem questões mais específicas e subjetivas, é importante focar na preparação para conseguir um bom desempenho e garantir a tão sonhada vaga na universidade. Quer saber como fazer isso? Então confira as nossas dicas e saiba como se dar bem na prova da segunda fase do vestibular!

Mantenha o ritmo de estudos

Esse é o ponto de partida para quem quer ter sucesso na segunda fase do vestibular. Você trabalhou duro para passar da primeira etapa, mas ainda não é hora de descansar. Tire um tempo, comemore, aproveite as festas de fim de ano com a família, mas não se esqueça de retornar ao seu ritmo de estudos.

Se você ainda está em época de aulas ou fazendo cursinho, mantenha a sua frequência, preste atenção, faça as atividades e esclareça eventuais dúvidas. Esse é um período cansativo, mas você não chegou até aqui para desistir, não é mesmo? Então, se organize e mantenha o foco no seu objetivo.

Uma ótima dica nessa fase é fazer as provas antigas do vestibular. Assim, você consegue se familiarizar com o estilo das questões, testar o tempo que você demora para terminar a prova, revisar a matéria estudada de forma prática e descobrir quais conteúdos você precisa estudar mais.

Revise os conteúdos com menor familiaridade

Essa complementa a dica anterior: depois de identificar os conteúdos em que você tem mais dificuldade, releia os materiais para tentar dominar o assunto. Você também pode buscar outras formas de potencializar esse estudo, como fazer resumos, assistir a vídeos na internet ou aulões de revisão.

O importante, aqui, é tentar realmente assimilar bem as matérias com menor familiaridade para não perder pontos na segunda fase. Lembre-se de que a concorrência costuma ser alta e você precisa se destacar para conseguir a vaga.

Trabalhe a sua autoconfiança

A autoconfiança também influencia no seu desempenho na prova, sabia? Se você não confia no seu potencial, fica mais difícil ter segurança na hora de responder às questões e, provavelmente, você ficará mais ansioso durante a segunda fase do vestibular.

Tenha em mente toda a sua jornada até o dia da prova e confie na sua preparação. Fazer simulados e provas antigas também ajuda nesse processo, pois você antecipa um pouco do que está por vir e se prepara psicologicamente para isso. Fazendo isso, você consegue se manter mais tranquilo e evita os temidos “brancos”. Além disso, o estado emocional influencia o seu desempenho. Se você está confiante, a leitura e a interpretação fluem melhor, facilitando a hora de responder às questões. Por outro lado, sem confiança as chances de você ficar nervoso aumentam, dificultando todo o processo.

Descanse na véspera do vestibular

Estar bem descansado é importante para que você consiga se concentrar na prova. Se você quiser estudar nesse dia, se programe para parar mais cedo e fazer alguma atividade prazerosa e relaxar a mente.

Portanto, deixe os livros de lado e divirta-se com moderação. Durma cedo e descanse bastante para recuperar todas as suas energias e estar nas melhores condições durante a prova. Lembre-se de que com o cérebro cansado durante o vestibular, você terá mais dificuldades para conseguir um bom rendimento.

Separe os documentos e materiais necessários

Existem alguns itens que você precisa levar para poder fazer a prova e para evitar esquecimentos, que podem impedir que você faça o vestibular. Deixe tudo separado no dia anterior para evitar esquecimentos e surpresas. Veja algumas coisas que não podem faltar na sua lista:

  • documento de identidade com foto;
  • canetas;
  • água;
  • lanches.

Vale lembrar que cada instituição tem regras específicas sobre a prova, como o uso de caneta de cor preta, normas sobre as embalagens dos alimentos e outras exigências. Para evitar problemas, leia o edital com bastante atenção.

Faça alongamentos antes e durante a prova

É normal que a prova cause um pouco de tensão, mas existem algumas dicas para lidar com isso. Vista-se de forma confortável e faça alongamentos antes da prova para relaxar o corpo, principalmente o pescoço e os ombros, que são mais afetados nessas situações.

Com a maratona de questões, vale também fazer pequenas pausas entre elas para se alongar. Estique os braços, movimente o pescoço e os ombros e, se achar necessário, aproveite para ir ao banheiro e esticar um pouco as pernas. Esses intervalos ajudam a clarear a mente e diminuir a tensão antes da próxima questão.

Controle o tempo de prova

O vestibular tem um limite de tempo, então é importante ter um bom controle disso para conseguir responder a todas as questões. Uma ótima dica para não se perder é pular as perguntas mais difíceis e retornar para elas após terminar o restante da prova.

Questões difíceis exigem bastante tempo, por isso podem atrapalhar o seu planejamento e aumentar o nervosismo durante a prova. Assim, quando você chega nas próximas perguntas o cansaço pode prejudicar o seu desempenho.

A dica de ouro aqui é ver o tempo disponível para fazer a prova, reservar meia hora para revisar e passar as respostas a limpo na folha de gabarito, e dividir o restante do tempo entre o número de questões. Assim, você consegue ter uma ideia de quanto tempo investir em cada uma. Como não é possível usar relógio, é preciso ficar de olho nos avisos dados pelos fiscais a respeito do tempo, combinado?

Leia atentamente os enunciados

Com questões discursivas na segunda fase do vestibular, a interpretação do enunciado é ainda mais importante para que você não fuja do tema da pergunta nas respostas. Leia com atenção, circule o comando da questão e marque as palavras-chave.

Se a prova também incluir a redação, verifique as propostas e siga todas as instruções para redigir o texto no formato adequado. Além disso, lembre-se de revisar o texto com calma antes de passar a limpo. Assim você consegue corrigir eventuais erros que podem prejudicar a sua nota.

Quando se fala sobre o preparo para a segunda fase do vestibular, geralmente os estudantes focam apenas nos estudos. Mas, como vimos, é fundamental se preparar psicologicamente para essa etapa. Ter segurança e tranquilidade durante a prova é fundamental para conseguir melhores resultados.

Então, curtiu este post? Se você quer mais dicas para se dar bem no vestibular, aproveite para aprender como organizar a sua rotina de estudos e se preparar da melhor forma para a prova!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 1

LiveHere no Instagram

Vai estudar Medicina na PUC - Sorocaba? Confira este apartamento incrível a apenas 5 minutinhos da faculdade! ✅
O imóvel está localizado no Jardim Santa Lucinda e conta com 2 quartos ,2 banheiros, 1 sala, 1 cozinha americana, área de serviço, 1 vaga de garagem coberta, área útil de 60 m² e um quintal de 120 m².
Quer conhecer? Manda um Whats pra gente informando o código LH52C 📲(19) 99229-1972
Anuncie grátis, alugue sem burocracias e receba em dia! Com a LiveHere é assim 💙
Tem um imóvel vago em Campinas ou São Carlos e quer alugar o mais rápido possível, com segurança e sem burocracias? A Livehere pode ajudar você, proprietário, a conseguir o morador ideal para o seu imóvel! 😁🏠 Somos especialistas em alugar imóveis para universitários e estamos ansiosos para conhecer o seu empreendimento!
Confira 5 motivos para alugar seu imóvel para universitários: http://bit.ly/imovel-para-universitarios
O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o

Imperdível!

Publicidade