Estudantes » Vale a pena alugar apartamento mobiliado?
Estudantes

Vale a pena alugar apartamento mobiliado?

Vale a Pena Alugar Apartamento Imobiliado

Escolher o imóvel onde morar durante a faculdade não é uma tarefa muito fácil. Além de definir as características do imóvel, como espaço disponível, localização e número de cômodos, existe outra questão que gera dúvidas: vale a pena alugar apartamento mobiliado?

Ao analisar os imóveis disponíveis, com certeza você encontrará diversas opções, desde os mais completos, com móveis e eletrodomésticos, até os totalmente vazios. Porém, é preciso avaliá-los com calma para encontrar o lar mais adequado.

Quer ajuda para encontrar a melhor alternativa? Então, continue a leitura deste post e conheça as vantagens e desvantagens dos apartamentos mobiliados!

Imóvel Mobiliado em Campinas - SP

Vantagens de alugar apartamento mobiliado:

Economia na compra de móveis

Principalmente quando se trata do primeiro aluguel, a compra dos móveis exige uma boa parcela do seu orçamento para a mudança. Ao optar por um apartamento mobiliado, você não terá esse tipo de preocupação. Lembre-se de que alguns eletrodomésticos podem ter um custo bastante elevado, como geladeira, máquina de lavar, forno e fogão.

O aluguel tem o valor um pouco mais elevado para compensar a comodidade, mas você não precisará investir na compra desses itens, garantindo um ótimo custo-benefício.

Facilidade no primeiro aluguel

Se for o primeiro aluguel, essa opção é ainda mais vantajosa. Sair da casa dos pais para morar sozinho é uma grande mudança na rotina e, nesse momento, você ainda não tem tanta noção sobre quais são as suas necessidades e gostos em relação à organização.

Ao optar por um apartamento mobiliado, você terá todos os itens que precisa para o seu dia a dia, sem se preocupar com o tamanho da mobília ou com a falta de móveis e eletrodomésticos essenciais – após a compra, você ainda tem que aguardar o prazo de entrega e montagem.

Desse modo, um imóvel completo facilita o processo de adaptação à nova rotina, evitando preocupações relacionadas à composição do apartamento e os itens básicos para o dia a dia.

Praticidade na mudança

Organizar a mudança não é uma das tarefas mais simples. É preciso separar todos os objetos e roupas em caixas, proteger os itens mais frágeis e encontrar uma empresa pra fazer o frete. Depois, você ainda terá que organizar tudo no novo apartamento.

Se você não precisar se preocupar com a mobília, a mudança fica mais simples. Os custos com frete também serão reduzidos, já que você terá menos volume para transportar, e todo o processo é bem mais rápido.

Não precisa se preocupar em encontrar montadores de móveis ou como encaixar a mobília da melhor forma no apartamento. Isso faz com que essa alternativa ofereça bem mais praticidade para o inquilino!

Menos preocupações com os móveis

Quando você precisa comprar móveis para um apartamento alugado, surgem diversos dilemas. Como você se mudará no futuro, é preciso fazer escolhas neutras, a fim de que a mobília possa ser utilizada em outros imóveis. Assim, mesmo podendo escolher todos os detalhes, provavelmente existirão algumas limitações.

Além disso, muitas vezes o aluguel tem um prazo para terminar, como no caso das locações para estudantes. Uma das possibilidades ao término do curso é voltar para a cada dos pais, enquanto se planeja os próximos passos da carreira profissional.

Se você adquiriu móveis, esse será um problema, pois você terá que encontrar um local para guardá-los de forma segura, evitando estragos com o passar do tempo. Outra possibilidade é vendê-los, mas, nesses casos, nem sempre o valor compensa.

Desvantagens de alugar apartamento mobiliado:

Sim, também existem os aspectos negativos de se alugar um apartamento mobiliado. Conheça os principais e tenha mais embasamento para tomar a melhor decisão!

Valor do aluguel

Enquanto o apartamento mobiliado permite a economia com a compra de móveis, ele também tem um valor mais elevado no aluguel. Dependendo do prazo de locação ou dos seus planos para o futuro, pode ser que compense mais adquirir a sua própria mobília e os eletrodomésticos.

Para facilitar, você pode parcelar as compras ou adquirir alguns itens depois de um tempo, sem prejudicar a sua rotina. A vantagem é que quando você se mudar, os móveis serão seus. Aqui, a busca pela melhor opção exige uma análise do orçamento e dos planos futuros.

Estado de conservação dos móveis

Em geral, os proprietários dos apartamentos mobiliados investem em móveis de qualidade, muitas vezes feitos sob medida para aproveitar o espaço da melhor forma. Contudo, com o uso pelos outros inquilinos, nem sempre eles são entregues em bom estado.

Outra questão é o tamanho dos itens. Nem sempre eles são adequados para os objetos que você tem, limitando a sua mudança de casa e atrapalhando a organização. Por isso, é importante sempre visitar o apartamento para verificar o espaço disponível. Em alguns casos, você também pode comprar penas alguns móveis para complementar a mobília.

Responsabilidade na locação

Ao alugar um imóvel, o inquilino se responsabiliza por devolvê-lo nas mesmas condições em que o recebeu — exceto em caso de desgastes normais pelo uso. Como consequência, ao optar pelas casas mobiliadas, você terá mais responsabilidades.

É sua função zelar pela conservação e pelo funcionamento de todos os móveis e eletrodomésticos. Se causar algum dano, será preciso investir no conserto ou, até mesmo, na reposição por outro item igual.

Estilo de decoração

A decoração e a quantidade de itens dos apartamentos mobiliados variam, por isso, nem sempre eles permitem a personalização pelo inquilino, a fim de deixar o toque pessoal. Quando se pensa em morar sozinho, muitas pessoas idealizam cada detalhe do seu lar, mas os imóveis com mobília trazem limitações.

Além disso, vale ressaltar que o próprio design dos móveis pode desagradar. Portanto, se você gosta de personalização e quer um apartamento com a decoração que siga o seu estilo, nem sempre essa opção será a mais adequada.

Afinal, qual é a melhor opção?

Não existe opção certa e errada. As duas oferecem vantagens e desvantagens para o morador, por isso, é preciso analisar as suas necessidades e descobrir qual tipo de apartamento é melhor.

Se você quer personalizar o seu cantinho e escolher cada detalhe da mobília e decoração, um apartamento vazio provavelmente será mais vantajoso. Por outro lado, se o seu objetivo é ter mais praticidade na mudança, um imóvel mobiliado traz ótimos benefícios.

Aqui, a principal dica é colocar tudo no papel, anotando os prós e contras de cada escolha e os gastos envolvidos, como aluguel, mudança e compra de móveis, se for o caso. Fazendo isso, será mais fácil analisar qual alternativa tem o melhor custo-benefício.

Pronto! Agora você já conhece as vantagens e desvantagens de alugar apartamento mobiliado. Esperamos que as nossas dicas ajudem você a encontrar a alternativa ideal, de acordo com o seu perfil.

Se você está em busca de um apartamento para alugar, acesse o site e entre em contato com a LiveHere e conheça os imóveis mobiliados ou não que temos disponíveis para um aluguel rápido e sem burocracia!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 13

LiveHere no Instagram

Um apartamento pequeno tem muitas vantagens: o aluguel costuma ser mais barato, próximo às áreas urbanas, praticidade para quem tem um cotidiano agitado, além de ser muito charmoso.
Entretanto, muitas pessoas acabam ficando descontentes com seus quitinetes apenas por não saberem arrumá-lo adequadamente.
Saiba mais! #apartamento #decoração #kitnet
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/dicas-para-organizar-apartamento-pequeno/
A Izymob, start-up criada para inovar no mercado imobiliário, visa desburocratizar as transações inerentes à compra e venda de imóveis, oferecendo estratégias dinâmicas, 100% online, como a visita 360° e o contrato digital.
Empresa oferece maneiras eficazes de potencializar a visibilidade que um imóvel precisa para ser alugado ou vendido, sem burocracias ou taxas abusivas. #alugueldeimóveis #contratodealuguel #locaçãodeimóveis #vendadeimóveis
https://www.izymob.com.br/blog/institucional/start-up-destaque-no-mercado-imobiliario/
Um estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo mostrou que a melatonina pode ser uma barreira para a infecção da Covid-19.
Segundo a pesquisa, o hormônio produzido pelo pulmão conseguiu impedir que alguns pacientes se infectassem e que outros tivessem sintomas agravados. Mas o que é a melatonina?
Descubra neste post como os pesquisadores estão associando a produção de melatonina com o combate ao novo coronavírus. #Alimentação #covid19 #Melatonina #saúde
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/melatonina-qual-o-seu-papel-contra-a-covid-19/
Com o distanciamento social tivemos que nos reorganizar e nos adaptar a novas formas de trabalho. O home office é a mais comum delas - um espaço corporativo dentro de nossa casa.
A situação complica se sua casa for pequena e se sua família é grande - conciliar vida doméstica e familiar com o trabalho executado de casa nem sempre é uma tarefa fácil.
Quer dicas de como organizar sua vida para essa modalidade de trabalho? #homeoffice #homework #trabalhardecasa
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/home-office-dicas-para-otimizar-seu-espaco/

Confira