Estudantes » Vale a pena alugar apartamento mobiliado?
Estudantes

Vale a pena alugar apartamento mobiliado?

Vale a Pena Alugar Apartamento Imobiliado
Publicidade:

Escolher o imóvel onde morar durante a faculdade não é uma tarefa muito fácil. Além de definir as características do imóvel, como espaço disponível, localização e número de cômodos, existe outra questão que gera dúvidas: vale a pena alugar apartamento mobiliado?

Ao analisar os imóveis disponíveis, com certeza você encontrará diversas opções, desde os mais completos, com móveis e eletrodomésticos, até os totalmente vazios. Porém, é preciso avaliá-los com calma para encontrar o lar mais adequado.

Quer ajuda para encontrar a melhor alternativa? Então, continue a leitura deste post e conheça as vantagens e desvantagens dos apartamentos mobiliados!

Imóvel Mobiliado em Campinas - SP

Vantagens de alugar apartamento mobiliado:

Economia na compra de móveis

Principalmente quando se trata do primeiro aluguel, a compra dos móveis exige uma boa parcela do seu orçamento para a mudança. Ao optar por um apartamento mobiliado, você não terá esse tipo de preocupação. Lembre-se de que alguns eletrodomésticos podem ter um custo bastante elevado, como geladeira, máquina de lavar, forno e fogão.

O aluguel tem o valor um pouco mais elevado para compensar a comodidade, mas você não precisará investir na compra desses itens, garantindo um ótimo custo-benefício.

Facilidade no primeiro aluguel

Se for o primeiro aluguel, essa opção é ainda mais vantajosa. Sair da casa dos pais para morar sozinho é uma grande mudança na rotina e, nesse momento, você ainda não tem tanta noção sobre quais são as suas necessidades e gostos em relação à organização.

Ao optar por um apartamento mobiliado, você terá todos os itens que precisa para o seu dia a dia, sem se preocupar com o tamanho da mobília ou com a falta de móveis e eletrodomésticos essenciais – após a compra, você ainda tem que aguardar o prazo de entrega e montagem.

Desse modo, um imóvel completo facilita o processo de adaptação à nova rotina, evitando preocupações relacionadas à composição do apartamento e os itens básicos para o dia a dia.

Praticidade na mudança

Organizar a mudança não é uma das tarefas mais simples. É preciso separar todos os objetos e roupas em caixas, proteger os itens mais frágeis e encontrar uma empresa pra fazer o frete. Depois, você ainda terá que organizar tudo no novo apartamento.

Se você não precisar se preocupar com a mobília, a mudança fica mais simples. Os custos com frete também serão reduzidos, já que você terá menos volume para transportar, e todo o processo é bem mais rápido.

Leia isso também:  Pets - Como ter um bichinho de estimação num apartamento.

Não precisa se preocupar em encontrar montadores de móveis ou como encaixar a mobília da melhor forma no apartamento. Isso faz com que essa alternativa ofereça bem mais praticidade para o inquilino!

Menos preocupações com os móveis

Quando você precisa comprar móveis para um apartamento alugado, surgem diversos dilemas. Como você se mudará no futuro, é preciso fazer escolhas neutras, a fim de que a mobília possa ser utilizada em outros imóveis. Assim, mesmo podendo escolher todos os detalhes, provavelmente existirão algumas limitações.

Além disso, muitas vezes o aluguel tem um prazo para terminar, como no caso das locações para estudantes. Uma das possibilidades ao término do curso é voltar para a cada dos pais, enquanto se planeja os próximos passos da carreira profissional.

Se você adquiriu móveis, esse será um problema, pois você terá que encontrar um local para guardá-los de forma segura, evitando estragos com o passar do tempo. Outra possibilidade é vendê-los, mas, nesses casos, nem sempre o valor compensa.

Desvantagens de alugar apartamento mobiliado:

Sim, também existem os aspectos negativos de se alugar um apartamento mobiliado. Conheça os principais e tenha mais embasamento para tomar a melhor decisão!

Valor do aluguel

Enquanto o apartamento mobiliado permite a economia com a compra de móveis, ele também tem um valor mais elevado no aluguel. Dependendo do prazo de locação ou dos seus planos para o futuro, pode ser que compense mais adquirir a sua própria mobília e os eletrodomésticos.

Para facilitar, você pode parcelar as compras ou adquirir alguns itens depois de um tempo, sem prejudicar a sua rotina. A vantagem é que quando você se mudar, os móveis serão seus. Aqui, a busca pela melhor opção exige uma análise do orçamento e dos planos futuros.

Estado de conservação dos móveis

Em geral, os proprietários dos apartamentos mobiliados investem em móveis de qualidade, muitas vezes feitos sob medida para aproveitar o espaço da melhor forma. Contudo, com o uso pelos outros inquilinos, nem sempre eles são entregues em bom estado.

Outra questão é o tamanho dos itens. Nem sempre eles são adequados para os objetos que você tem, limitando a sua mudança de casa e atrapalhando a organização. Por isso, é importante sempre visitar o apartamento para verificar o espaço disponível. Em alguns casos, você também pode comprar penas alguns móveis para complementar a mobília.

Leia isso também:  Como encontrar um bom apartamento para estudantes

Responsabilidade na locação

Ao alugar um imóvel, o inquilino se responsabiliza por devolvê-lo nas mesmas condições em que o recebeu — exceto em caso de desgastes normais pelo uso. Como consequência, ao optar pelas casas mobiliadas, você terá mais responsabilidades.

É sua função zelar pela conservação e pelo funcionamento de todos os móveis e eletrodomésticos. Se causar algum dano, será preciso investir no conserto ou, até mesmo, na reposição por outro item igual.

Estilo de decoração

A decoração e a quantidade de itens dos apartamentos mobiliados variam, por isso, nem sempre eles permitem a personalização pelo inquilino, a fim de deixar o toque pessoal. Quando se pensa em morar sozinho, muitas pessoas idealizam cada detalhe do seu lar, mas os imóveis com mobília trazem limitações.

Além disso, vale ressaltar que o próprio design dos móveis pode desagradar. Portanto, se você gosta de personalização e quer um apartamento com a decoração que siga o seu estilo, nem sempre essa opção será a mais adequada.

Afinal, qual é a melhor opção?

Não existe opção certa e errada. As duas oferecem vantagens e desvantagens para o morador, por isso, é preciso analisar as suas necessidades e descobrir qual tipo de apartamento é melhor.

Se você quer personalizar o seu cantinho e escolher cada detalhe da mobília e decoração, um apartamento vazio provavelmente será mais vantajoso. Por outro lado, se o seu objetivo é ter mais praticidade na mudança, um imóvel mobiliado traz ótimos benefícios.

Aqui, a principal dica é colocar tudo no papel, anotando os prós e contras de cada escolha e os gastos envolvidos, como aluguel, mudança e compra de móveis, se for o caso. Fazendo isso, será mais fácil analisar qual alternativa tem o melhor custo-benefício.

Pronto! Agora você já conhece as vantagens e desvantagens de alugar apartamento mobiliado. Esperamos que as nossas dicas ajudem você a encontrar a alternativa ideal, de acordo com o seu perfil.

Se você está em busca de um apartamento para alugar, acesse o site e entre em contato com a LiveHere e conheça os imóveis mobiliados ou não que temos disponíveis para um aluguel rápido e sem burocracia!

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

"O ambiente na LiveHere é super descontraído! O pessoal trabalha bastante, mas a gente também se diverte." Assista e confira o que o Caio, antes estagiário e agora efetivo na área Comercial, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! 😉
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
#estagio #estagioemcampinas #vagasdeestagio #livehere #startup
"Quando surge uma ideia, tenho total liberdade para implementá-la. Os gestores são ótimos ouvintes!" Assista e confira o que Camila, estagiária da área de Growth, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! 😉
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
"Até mesmo como estagiário, eu tenho bastante liberdade para propor novos projetos e novas soluções." Assista e confira o que o Gabriel, estagiário em Customer Success, tem a dizer sobre como é trabalhar aqui na LiveHere! :D
Gostou? Quer fazer parte deste time? Inscreva-se em paginas.livehere.com.br/estagio
#estagio #vagasdeestagio #estagioemcampinas #estagiario #livehere #startup #imobiliariaonline #imoveisonline
Olá, universitários!!! A LiveHere está contratando estagiários!
Hoje estamos anunciando a terceira oportunidade de vaga para o mês de Agosto!
Desta vez, iremos falar da vaga de estágio para a área de CUSTOMER SUCCESS!
Sucesso do cliente - ou Customer Success - é a metodologia de negócios para garantir que os clientes atinjam os resultados desejados ao usar seu produto ou serviço. Fazemos isso dando o suporte necessário durante todo o seu ciclo de vida, seja logo após a assinatura do contrato, atendendo demandas pontuais ou quando está encerrando seu vínculo contratual, de forma que ele tenha a melhor experiência possível. Gostou? Confira como você poderá atuar como estagiário da LiveHere nesta área: 📢 Atendimento ao cliente
Funções: acompanhamento pós locação e de rescisões contratuais, resolução de demandas dos clientes vigentes e ações de encantamento de clientes
Atributos: boa comunicação, capacidade de resolver problemas, capacidade de análise, inteligência emocional 📢 Financeiro
Funções: fornecer insumos para escritório de contabilidade, gestão de reembolsos e atuar em questões tributárias
Atributos: organização, transparência, Excel avançado 📢 Suporte - visita de imóveis
Funções: logística de visitas, suporte aos corretores, controle de chaves
Atributos: organização, capacidade de resolver problemas, gerenciamento de tempo
Para se inscrever em nossas vagas de estágio, acesse: paginas.livehere.com.br/estagio
Estamos ansiosos para conhecer pessoas incríveis que venham pra somar no nosso time 🙂

Imperdível!

Publicidade