Estudantes » Duas faculdades ao mesmo tempo vale a pena?
Estudantes Vida Universitária

Duas faculdades ao mesmo tempo vale a pena?

Duas faculdades ao mesmo tempo vale a pena?

Escolher um só curso da graduação não é tarefa fácil. São inúmeras variáveis que devem ser consideradas para que a decisão seja assertiva e não desencadeie problemas maiores no futuro. Nesse momento da vida do estudante, alguns optam por uma alternativa mais complexa: fazer duas faculdades ao mesmo tempo.

Mas o que leva alguém a tomar essa decisão? São muitas as possibilidades: dúvida entre duas graduações, ampliar o conhecimento ou até “poupar tempo”. Aqui, não existe certo ou errado, mas conversamos com dois coordenadores pedagógicos, Vitor Ricci, do Curso Poliedro, e João Pitoscio Filho, do Grupo Etapa, para que você avalie certas questões antes de se decidir.

“É importante conhecer bem o próprio perfil, ou seja, aqui entra a importância do autoconhecimento e a necessidade de fazer algumas perguntas: sou uma pessoa organizada? Vou ter tempo na minha rotina para duas faculdades? Conferi a carga horária e os conflitos de disciplinas entre os cursos? Vou conseguir administrar os trabalhos no final de semana?” 

explica Vitor

Dessa forma, pode ser que o estudante perceba que é melhor se dedicar a uma única faculdade e melhorar o currículo com cursos extras, de carga menor e menos demandas.

Além do perfil, João ressalta a importância do estudante considerar a idade e o contexto. Embora uma pessoa mais velha possa enxergar mais benefícios de fazer duas graduações ao mesmo tempo, ela geralmente precisará conciliar estudos e trabalho, o que pode ser bastante desafiador. 

Duas faculdades ao mesmo tempo

Elencamos as maiores vantagens e desvantagens de realizar duas faculdades ao mesmo tempo que irá facilitar a visualização da situação:

Vantagens

  • Economia (aproveitamento) do tempo para conseguir uma formação ainda mais completa
  • Um currículo melhor, pois com dois cursos o estudante terá mais habilidades e mais ferramentas
  • Mais oportunidades no mercado de trabalho logo após a formação.

Desvantagens

  • A dificuldade em administrar o tempo e manter o equilíbrio nas atividades acadêmicas, o que pode comprometer uma formação de qualidade
  • Maior estresse e possibilidade de prejuízos à saúde emocional
  • Dificuldade em planejar atividades sociais, trabalhos, relacionamento com a família e amigos etc.

Afinal, vale a pena fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Como falamos no começo, não há um “certo” ou “errado” para essa pergunta. Um estudante muito organizado, que tem boa disciplina e que enxerga essa necessidade, pode ter muitas vantagens nessa escolha. Mas para o aluno que não tem tanta organização ou que já tem uma vida corrida, mais agitada, o cenário é diferente.

“É o que eu comento diariamente com meus alunos: é preferível fazer algo bem feito do que tentar fazer várias coisas e não entregar qualidade” 

diz Vitor.

João concorda e ressalta os prejuízos que a decisão teria na vida social.

“Pode ser mais interessante se dedicar a uma graduação por vez, para que o estudante não tenha que abrir mão da convivência com a família e com os amigos, do lazer e de praticar de esportes, por exemplo”

Finaliza João

Cada um cada um como diria o ditado. Mas pense bem antes de tomar essa decisão. Se as áreas forrem correlatas, talvez realmente seja uma boa ideia, pensando que muitas matérias estarão próximas. Agora se for pensar no peso de duas faculdades, em relação a dedicação, tempo e outros aspectos, por que não esperar?

Deixe seu comentário com seu ponto de vista. 

Vai se mudar e estudar em outra cidade?

Como a LiveHere pode te ajudar nesse processo?

Somos especialistas em locação de imóveis para universitários, a grande maioria dos nossos colaboradores já passou pelo o que você está passando. Queremos te ajudar a encontrar o seu lar de maneira rápida, prática e o mais confortável possível.

Para isso oferecemos:

  • Uma plataforma com fotos e vídeos profissionais;
  • A possibilidade de agendar uma visita presencial ou virtual;
  • Contrato de locação digital;
  • Não exigimos fiador ou cheque-caução;
  • Vistoria com fotos;
  • Locação consultiva: sabemos exatamente onde o estudante de cada universitário costuma morar e apresentamos pelo menos três opções parecidas para o nosso cliente;
  • Uma carteira de imóveis diversa e atualizada diariamente;
  • Atendimento ao longo da locação.

Vai se mudar para estudar? Procure a LiveHere!

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 18

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira