Estudantes » ENEM – Provas digitais a partir de 2020
Estudantes

ENEM – Provas digitais a partir de 2020

Dicas para a Segunda Fase do Vestibular
A meta do MEC é tornar o Exame Nacional do Ensino Médio totalmente digital até 2026. Em 2020, o ENEM será aplicado digitalmente para 50 mil candidatos.
Publicidade:

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio é a principal via de acesso ao ensino superior no país.  O Ministério da Educação ( MEC ) nesta quarta-feira comunicou as mudanças do Enem para 2020, a prova será aplicada digitalmente para 50 mil candidatos, em 15 capitais do país. Segundo o MEC, a ideia é que até 2026 as provas impressas sejam abolidas em definitivo.

Importante: Os estudantes que farão a prova esse ano, não serão afetados com nenhuma mudança.

enem - 2019
O Enem 2019 ainda será realizado da forma convencional – provas impressas.

As mudanças em 2020

Os candidatos poderão optar pela prova digital a partir do ano que vem.  50 mil estudantes serão selecionados por ordem de inscrição para participar do piloto. A avaliação será feita em dois domingos: 11 e 18 de outubro de 2020 (inclusive a redação). Já os participantes do Enem regular terão outra data: 1º e 8 de novembro de 2020.

As taxas de inscrição e critérios de correção da prova serão as mesmas ara os dois públicos: do Enem digital e do tradicional.

O MEC afirma ainda que o número de aplicações terá um aumento progressivo: duas provas do Enem digital serão realizadas em 2021. De 2022 a 2025, o plano é ter quatro exames ao longo do ano, ainda em ambas modalidades – impressa e digital. Já 2026 a prova impressa será oficialmente extinguida.

Para Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o planejamento é que a prova seja feita por agendamento.

O presidente do INEP ao portal G1, ressalta que:

“A ideia é fazer vários Enems ao longo do ano por agendamento”
Enem Digital - 2020

Modernidade e praticidade

Ainda segundo a reportagem, Lopes afirma que o governo não comprará computadores para o Enem digital, mas uma empresa será contratada para cuidar dessa parte – bem como a organização de salas de aplicação, fiscais, viabilizar máquinas e segurança digital para o exame.

Leia isso também:  10 Dicas importantes para quem quer ser aprovado em qualquer concurso

A versão digital da prova viabilizará questões que utilizem games, vídeos e infográficos – o que, sem dúvida, torna a prova muito mais agradável ao estudante.

O governo, por sua vez, de acordo com Lopes, vai “fornecer as informações das bases instaladas nos computadores das escolas”.

A medida visa, além de garantir o acesso dos alunos às universidades de forma mais modernizada, extinguir contratos com duas ou três grandes gráficas que atendem aos parâmetros exigidos para o Enem.

Segurança

O ministro da educação, Abraham Weintraub, na mesma reportagem, afirma que “a segurança da prova estará preservada com a tecnologia já existente no país” Em diversos momentos, ele citou exames feitos em meio digital no mundo, dizendo que o Brasil ficou “para trás”. Vale lembrar que grande parte dos procedimentos envolvendo a prova, como a correção, já são informatizados.

Live here – Somos especialistas em imóveis para universitários. Rápido, fácil, sem fiador e sem burocracias.

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

LANÇAMENTO!
Flats mobiliados na Uliving Student Housing - a mais nova moradia com estrutura completa para o conforto de estudantes.
O prédio é muito bem localizado, a apenas 350 da Escola SEB (Unidade Lafaiete), a 1,5km do Instituto Educacional do Estado de São Paulo – IESP, e a 4 minutos de carro do Shopping Ursula. É o ambiente ideal para conhecer gente boa, fazer novas amizades, estudar, descansar! Vem viver a Uliving! 😀
Confira: bit.ly/kitnet-ribeirao
#livehere #morarbem #moradiaestudantil #moradiauniversitaria #ribeiraopreto #vidauniversitaria #kitnetmobiliada #alugarapartamento
Passou na pós graduação e quer morar pertinho da Unicamp? A Livehere te ajuda a encontrar o imóvel ideal, com conforto, rapidez e facilidade!
Confira: bit.ly/kitnet-unicamp
#livehere #moreaqui #moraremcampinas #posgraduacao #posunicamp #unicamp #kitnetmobiliada #baraogeraldo #vidauniversitaria #cidadeuniversitaria #morarbem
Você sabia que a Livehere, além de ser especialista em imóveis para universitários, também tem um blog carregado de dicas e curiosidades? São postados conteúdos incríveis várias vezes por semana, trazendo temas como vida universitária, entretenimento, notícias e informativos.
Acesse: www.livehere.com.br/blog
#livehere #blog #bloghere #curiosidades #vidauniversitaria #moradia #meuape #morarsozinho #unicamp #baraogeraldo #puccamp #kitnetmobiliada #aluguerapido #imobiliariaonline #startupbr
Você já imaginou estudar em um lugar com diversas cachoeiras e temperatura média na casa dos 19º C? Em São Carlos, você terá tudo isso e muito mais!
Pensando nisso, nós montamos um guia completo e organizamos essas preciosas informações em um e-book simples e prático. Com ele, você terá tudo o que precisar na palma da mão. Boa leitura!
Acesse: bit.ly/guiasaocarlos
#morarbem #moreaqui #morarsozinho #vidauniversitaria #meuape #moraremsaocarlos #sanca #usp #caaso #ufscar #moradiaestudantil #vidauniversitaria #startupbr #mobiliado #uspsaocarlos #guiasaocarlos

Promoções para você viajar!

Publicidade