Estudantes » Home Office – saiba mais sobre essa modalidade
Estudantes

Home Office – saiba mais sobre essa modalidade

Dicas de home office
Dicas de como trabalhar home office e como essa modalidade pode ajudar você nos estudos.

Home office é uma alternativa ao trabalho na empresa – significa, literalmente, trabalhe de casa. Porém, hoje em dia, você pode trabalhar de qualquer lugar.

A alternativa é a solução que algumas empresas encontraram para ter a mão de obra mais qualificada, porém, longe da sede da empresa e imprescindível nesses tempos de coronavírus, quando a recomendação é que as pessoas não saiam de casa.

O home office também envolve menos gastos com transporte, infraestrutura e alimentação por parte das empresas e aumento da produtividade e qualidade de vida do trabalhador.

Entretanto, o home office não é uma modalidade disponível para todos os profissionais. A modalidade é mais indicada para algumas profissões cujo o contato pessoal direto não seja indispensável.

As dicas a seguir são ideais não só para quem está trabalhando home office, mas para quem também está colocando os estudos da faculdade em dia, afinal, não estamos de férias e todo conhecimento que adquirirmos agora será essencial para quando as atividades normais se restabelecerem.

O que é necessário para trabalhar home office?

Trabalhar home office exige um espaço organizado para trabalhar, preferencialmente, onde você tenha uma mesa e uma cadeira. Além disso, um notebook em boas condições de utilização, com os aplicativos e programas necessários para desempenhar a função e uma excelente conexão com a Internet são quesitos indispensáveis.

Quais aplicativos devo ter instalados em meu notebook ?

Você estará trabalhando em casa, mas sua casa também é seu escritório. Digamos que seu notebook é sua estação de trabalho.

Nessa estação é necessário ter um aplicativo de mensagens, pessoal e empresarial (WhatsApp, Skype, Messenger, Slack e Google chat); aplicativos de armazenamento em nuvem, os Cloud Computing (Dropbox e Gsuite) – essas ferramentas facilitam a forma de comunicação entre os membros da equipe, compartilhando informações e tornando o trabalho mais eficiente.

Outras ferramentas de gerenciamento de trabalho muito boas são os quadros de tarefas Trello e Asana, onde você pode colocar seus trabalhos a disposição da empresa e ainda compartilhar com seu time os resultados, estabelecer tarefas em grupo,etc.

Com essas ferramentas de compartilhamento em nuvem você poderá elaborar, armazenar e compartilhar na rede diversos arquivos tais como vídeo, imagem, áudio, planilhas e textos.

Vantagens e desvantagens do trabalho Home office

Apesar de ser uma forma inovadora de se trabalhar, nem tudo são flores na modalidade home office.

Vantagens

  • Autonomia: autogerenciamento de horários, especialmente se não tiver que atender clientes.
  • Economia: Há uma economia maior com transporte e alimentação.
  • Liberdade: você tem liberdade de trabalhar como desejar, contato que os trabalhos sejam entregues.
  • Proximidade: muitas vezes você não precisa sair de casa para trabalhar.

Desvantagens

  • Distrações: Filhos pequenos, animais de estimação, visitas, programas televisivos ou por streaming, telefonemas sem relação com o trabalho, podem atrapalhar o curso de tarefas, interferindo na concentração e na produtividade.
  • Interatividade: Muitas pessoas não conseguem trabalhar sem um feedback, por isso precisam de ter o convívio com a equipe, no ambiente corporativo para ter motivação.
  • Carga de trabalho: O funcionário home office, que não tenha controle sobre suas pausas, tende a se exceder nas demandas, abolindo os horários de descanso.

Dicas úteis para o trabalho Home office

Mesa organizada home office
Mesa organizada home office

1. Tenha um ambiente adequado

Em sua casa deve ter um cômodo ideal para que você possa exercer seu trabalho. Tranquilo, com boa iluminação, ventilação. Também pense em móveis que favoreçam a ergonomia como uma mesa de escritório e cadeira confortável (as gamers são excelentes) para não ter problemas de coluna.

Em outras ocasiões, fora essa do período de contágio pelo coronavírus, você pode procurar um espaço de coworking, caso não tenha um espaço adequado em sua casa.  

2. Internet de qualidade

A Internet é o que aproxima os mundos, a ponte mais rápida para desempenhar as profissões. Foi por causa dela que o home office foi criado – por isso, ao entrar no universo home office, invista numa internet de qualidade e velocidade máxima.

O mesmo serve para os aparelhos: um notebook de boa capacidade, fones de ouvido e aparelhos de refrigeração de ambientes também são indicados.

3. Crie uma Rotina e Mantenha sua Organização

Para trabalhar home office é essencial ter uma rotina, por essa razão estipule horários e tarefas para serem desempenhadas.

Organize uma pasta para documentos e papéis serem armazenados em ordem. Um planner ou organizador, seja digital ou manuscrito também ajuda muito a delimitar as tarefas.

Com tudo organizado e bem conduzido você não terá problemas nas entregas das tarefas e ainda poderá estudar melhor, uma vez que as mesmas regras do home office também vale para quem precisa estar estudando nesse momento.

Aproveite as dicas e organize melhor seus estudos: afinal, a faculdade é sua primeira empresa!

A LiveHere é especialista em imóveis para estudantes universitários. Rápido, fácil e sem burocracias.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 8

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira