Estudantes » Moradia estudantil: Qual tem a sua cara?
Estudantes

Moradia estudantil: Qual tem a sua cara?

prédio
Está prestando vestibulares para estudar em outra cidade? A LiveHere traz dicas para você encontrar o lugar perfeito para morar
Publicidade:

O momento de sair de casa para estudar é bem corrido e cheio de expectativas, sempre rola uma insegurança sobre onde morar, com quem, qual vai ser o lar ideal pelos próximos quatro anos? Além disso tudo, ainda existe a pressão dos pais sobre qual vai ser o melhor lugar para o filho, afinal, eles também estão com medo e querem garantir melhor experiência possível nessa nova fase. Que tal pensar em morar numa moradia estudantil?

Existem várias opções, para pessoas com perfis e interesses diferentes. Se liga que a LiveHere vai dar algumas dicas sobre moradia estudantil, em qual será que você vai se encaixar?

Confere aí:

Dividir ou morar sozinho?

A primeira grande decisão que deve ser tomada no momento de escolher onde viver em uma nova cidade é: você vai querer dividir um espaço ou morar sozinho? Depois disso você vai pensar em qual o tipo de moradia é mais adequada para você. Essa é aquela famosa hora de fazer a lista dos prós e contras e entender muito bem o que você gosta.

Dividir pode ser uma experiência incrível para quem gosta de companhia, significa sempre ter alguém para conversar, fazer as refeições junto, maratonar séries, ver filmes, ir e voltar da faculdade juntos e se for de um mesmo curso até estudar junto, mas nem tudo são flores, dividir pode significar dividir tarefas de limpeza e organização, lidar com o temperamento do outro, receber visitas que não são suas e ter as famigeradas DRs de tempos em tempos.

Mais do que dividir um espaço, você divide uma vida com a pessoa, é um passo importante e precisa se pensar quem vai estar comprando isso com você.

Morar sozinho também tem suas vantagens e desvantagens, pode ser incrível ter o seu espaço, deixar um objeto em um lugar e sair tranquilo sabendo que ele vai estar no mesmo lugar quando você voltar, além de poder trazer visitas como seus pais e receber maneira mais confortável, ter um ambiente silencioso para os estudos, gerenciar a limpeza e organização da casa como julgar melhor, a decoração pode ser totalmente a sua cara e tudo isso pode gerar muito crescimento pessoal.

Mas também é legal pensar que você pode vir a passar muito tempo sozinho, entender quais são os seus medos, pensar em segurança é extremamente importante, também no quanto você curte companhia. Além disso, é muito legal manter uma rede de contatos e se atentar para não se isolar, o contato humano é muito importante nesse momento da universidade, ainda mais em uma cidade nova.

Apartamento

Prédios

Morar em apartamento pode ser muito legal pela segurança, além disso dependendo do prédio pode ter uma área de lazer legal, o próprio condomínio pode ter mais pessoas da sua faculdade dando possibilidade para fazer amizades, que para quem vai decidir morar sozinho pode ser bem legal, conseguir caronas ou pessoas para te acompanhar no trajeto para a faculdade, se você faz um curso noturno isso pode ser imprescindível.

Leia isso também:  ENEM – Provas digitais a partir de 2020

Existem apartamentos que são colocados para alugar já mobiliados o que pode ser uma mão na roda para quem acaba de chegar em uma nova cidade, afinal você só tem certeza sobre a sua permanência na nova cidade por 4 ou cinco anos, então comprar móveis e eletrodomésticos pode significar ter que vender por um valor muito menor do que o de aquisição no futuro ou gastar muito com transporte para levar a mobília para outra cidade.

O apartamento também pode ser uma boa pedida para quem quiser dividir com um ou dois amigos, ainda mais os que têm suite permitindo banheiros separados para cada morador.

Kitnet

A kitnet é uma alternativa muito parecida com o apartamento, só que com menos espaço e mais em conta. É uma ótima alternativa para quem quer morar sozinho, menos espaço é igual a menos espaço para limpar. Além disso, algumas kitnets contam com lavanderia coletiva, o que tira a obrigatoriedade de se ter uma máquina de lavar dentro da sua casa e facilita por não ter que comprar um eletrodoméstico que tem um custo alto.

A segurança também é um ponto legal na kitnet, não é a mesma coisa que ter um porteiro, mas ainda assim não tem é uma casa que tem a entrada direto para a rua. Se você pensa em dividir uma kitnet, pense que a intimidade vai ser grande com a sua ou o seu rommite, já que o espaço é limitado. Nesta opção também existem alternativas mobiliadas.

Pensionato

Para quem gosta uma rotina regrada as pensões são uma boa alternativa, existe a possibilidade de morar no mesmo pensionato que alguém da sua universidade e fazer amizade, mas isso depende muito da localização, a segurança do local também é interessante, se você gosta de silêncio para estudar existem regras que podem ajudar e a limpeza dá bastantes pontos para essa categoria de moradia estudantil.

É legal frisar que as pensões e pensionatos tem muitas regras que variam caso a caso, existem pensões que não é permitem receber nenhum tipo de visita, algumas possuem horário limite de entrada, o que importante checar principalmente para quem estuda a noite, enfim, se a sua opção for esse tipo de moradia você deve conhecer e entender todas as regras para não ter problemas.

Casa

Casa

Alugar uma casa pode ser interessante para ter um espaço de lazer privativo, como um quintal para receber os amigos, ter um animalzinho de estimação ou um jardim. A casa pode contar com outros itens mais luxuosos como churrasqueira ou piscina, um ponto positivo pode ser não ter tantos vizinhos tão como em um apartamento.

Leia isso também:  Prós e contras de morar numa república

No caso de realmente querer uma casa é importante pensar na divisão, dificilmente se mora em uma casa quanto estudante sozinho. Outro ponto importante é checar toda a parte de segurança com cerca elétrica, luzes com sensor e fechaduras, lembre-se que o contato é direto com a rua, todo cuidado é bem-vindo.

República

As famosas repúblicas universitárias são para um perfil bem específico de estudante, morar com muita gente pode ser uma experiência incrível ou horrível. O número de pessoas em uma república pode variar de 4 amigos a 16 pessoas morando juntas, até mais. Se você gosta de companhia para café da manhã, almoço, janta, estudos e festas essa é uma alternativa interessante. As repúblicas formam reais famílias e pessoas com quem você pode contar para tudo.

Mas é muito importante lembrar que quanto mais gente para conviver mais conflitos podem acontecer, organização não é o ponto forte de uma república, podem existir problemas com divisão de comida e o barulho é algo difícil de ser evitado. Além disso, é legal pensar se você está disposto a dividir quarto ou não, em algumas repúblicas existe a opção de quartos individuais, mas caso você não tenha essa opção é legal pensar como seria dividir um lugar tão pessoal quanto um quarto.

De qualquer forma, as pessoas com quem você vai dividir essa experiência são primordiais para entender se é isso mesmo, se vai dar certo e se você realmente se encaixa naquela república.

UFA! São muitas opções e muitas coisas a se pensar, mas neste momento é importante conversar com os pais e seguir seu coração sobre o quanto você deseja ficar sozinho ou dividir com mais pessoas, além de entender quais dessas opções cabem no seu orçamento.

Já imaginou poder ter uma prévia do lugar onde você vai morar na faculdade online? E se você pudesse decidir onde vai morar pela tela do computador ou celular? A LiveHere pode te ajudar! Somos uma plataforma digital de aluguel de imóveis para universitários, no nosso site você pode ver fotos, ter uma experiência 360°, ver vídeos e ter informações completas sobre o seu possível futuro lar, além de poder agendar uma visita presencial para ter certeza do que ali.

E sabe o melhor de tudo? Não precisa de fiador ou cheque-caução, todo processo é digital e você pode alugar o seu apartamento, kitnet ou casa sem dor de cabeça.

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

LiveHere no Instagram

Iti malia que belezinha esses amiguinhos 😻😻
Heróis de verdade não vestem capa, eles ensinam. Obrigado pelo trabalho incrível de vocês! 💙
Quer ajudar a construir algo grande? Venha fazer parte do nosso time em Campinas!
⠀
Estamos com vaga aberta para Coordenador Comercial B2C!
⠀
Envie seu currículo para rh@livehere.com.br
⠀
⠀
Atividades:
- Gerenciar times de SDRs, closer e jurídico para atingir as metas de Contratos e Conversões - Garantir a cadência e a eficácia do time
- Melhorar a produtividade do time através da organização e melhoria dos processos e ferramentas
- Desenvolver e motivar as pessoas
Bom dia!

Imperdível!

Confira!