Estudantes » Passei em duas faculdades, e agora?
Estudantes

Passei em duas faculdades, e agora?

Estudantes celebrando
Passou para duas faculdades, Parabéns!! Mas você ainda está na dúvida de qual você deve cursar? A gente bolou um guia para te ajudar a escolher a melhor opção nesse momento tão importante que é escolher a faculdade que você deve cursar! Confira no nosso post o que você deve fazer!

Você passou para a faculdade? Que legal, parabéns! Para duas? Comemore muito! Porém, a gente sabe que você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo e essa deve estar sendo sua maior dúvida no momento: Qual faculdade escolher?

Seus esforços do ano inteiro enfim foram compensados – entretanto, começa agora seus maiores desafios. Há quem diga que é mais fácil entrar numa faculdade do que sair formado dela, portanto, todas as suas escolhas deverão levar em conta dois fatores: identificação com o curso e determinação.

Estudante com dúvida
Fonte: Pixabay

Escolha o curso que tem mais a ver com você

Digamos que você passou para duas faculdades, de duas áreas diferentes – você deve analisar seu perfil: o que o motiva, o que parece mais prazeroso, o que você gosta mais de estudar. Ao escolher uma carreira sempre se lembre da frase “Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”.

Analisar os prós e contras da carreira e as áreas correlatas são aspectos igualmente importantes na hora de escolher um curso superior.

Os motivos para se fazer parte de uma entidade estudantil

Analise as ementas dos dois cursos

As ementas são as disciplinas que você estudará ao longo do curso. Esse “cardápio” de matérias está disponível nos sites dos departamentos de cada curso nas universidades e você pode acessá-las e fazer um comparativo. Você deverá “estudar” o que cada disciplina poderá oferecer, fazendo sentido ao que você deseja aprofundar e aplicar profissionalmente.  

Tenha em mente que um curso universitário leva, em média, 6 anos e que você terá aproximadamente 12 períodos para cursar as disciplinas.

As disciplinas acadêmicas

Vale lembrar que as disciplinas estão divididas em optativas, eletivas e obrigatórias.  Elas formam a grade curricular dos cursos universitários do país.

Conforme definido pelo MEC – Ministério da Educação, a carga horária mínima dos cursos de graduação é de 2.400 horas e a máxima de 7.200. Essa carga horária é distribuída em várias matérias no período de quatro a seis anos do curso escolhido.

As disciplinas estão divididas em:

Obrigatórias: As disciplinas obrigatórias constituem um currículo obrigatório para o estudante concluir a formação. Sem essas disciplinas não tem como o estudante ser considerado apto a atuar profissionalmente.

Eletivas: As disciplinas eletivas são matérias que não compõem a grade curricular da graduação, mas que, de alguma forma, convergem para áreas correlatas. O aluno é livre para cursá-las, entretanto, existe um número mínimo de créditos que precisa cumprir.

Optativas: As disciplinas optativas, por sua vez, têm por finalidade ampliar a formação do estudante. O aluno pode ou não cursá-las, mas algumas são essenciais para que o aluno possa estabelecer os primeiros passos em sua formação profissional.  

Confira 10 maneiras de você arrasar na universidade 

Observe as perspectivas

Também analise as possibilidades de atuação, quais os campos que o profissional da área deverá atuar. Lembre-se que, mesmo que você troque de profissão no futuro, durante algum tempo você terá que trabalhar com o que você investiu de conhecimento, recursos financeiros e materiais e o maior dos investimentos, o tempo.

Pesquise sobre as instituições

Nesse momento é importante considerar o peso das instituições de ensino que você passou. Pontos importantes como qual a nota que o curso escolhido obteve no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; qual o ranking de uma instituição em relação a outra são algumas das analises que você deve considerar.

Outro ponto relevante é quais as perspectivas que você terá dentro da universidade escolhida: se há cursos de extensão; se a universidade tem a preocupação com a pesquisa e a extensão universitária: é a própria razão de ser da universidade.

Usp e Unicamp na lista das 10 melhores faculdades da América Latina segundo pesquisa internacional

Mudar de casa, de cidade, de vida.

Esse é um dos aspectos mais importantes dessa nova fase de sua vida: ao ingressar num curso universitário, muitas vezes precisamos mudar de vida também.

Alugar casa
Fonte: Unsplashed

Por essa razão, analise as distâncias, o tempo de deslocamento e a possibilidade de alugar um imóvelpróximo à universidade.

Também é imprescindível pensar em como será sua vida ao longo do curso: a logística diária para conciliar estudos, vida pessoal, estudos complementares (sim, você verá o quanto isso faz a diferença!) e o estágio.   

Enquanto estudante universitário, ao pensar no seu futuro profissional, deverá levar esses pontos em conta na hora de escolher o curso e a universidade na qual pretende começar sua carreira, porque, em última análise, quem faz a faculdade é você.     

Saiba mais

Bolsa de Estudo: Como funciona e como conseguir?

Lista das Melhores Faculdades EAD (Ensino a Distância)

Novo FIES: inscrições abertas

Teste Vocacional – Tudo o que você precisa saber!

A LiveHere é especialista em imóveis para universitários. Rápido, prático e sem burocracias!Anuncie conosco e conheça uma nova forma de alugar imóveis.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 1

LiveHere no Instagram

Você sabia que a LiveHere é a imobiliária parceira do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto?
Estamos aqui para garantir que todos os alunos vindos de outra cidade encontrem o melhor imóvel, bem pertinho da facul! 💙
Alunos da Estácio Ribeirão tem 20% no primeiro aluguel. E mais: calouros ganham um kit bixo exclusivo da LiveHere!
Vai estudar na Unicamp? Confira esta opção incrível bem pertinho da facul! ✅
As kitnets são mobiliadas e possuem contas de água e internet inclusas. Quarto em ambiente separado da cozinha. Primeira locação!
Interessados, entrar em contato via WhatsApp através do número (19) 99398-9947, informando o código LH7FC
Saiba mais: https://www.livehere.com.br/alugar/kitnet-rua-jose-cantusio-55-campinas-sp-lh7fc
Vai estudar na Puccamp? Confira esta opção incrível, bem pertinho da facul!
Alugue rápido, seguro e sem burocracias com a LiveHere 💙
Quer agendar uma visita? Manda um Whats pra gente: 19 99398-9947
Saiba mais: https://www.livehere.com.br/alugar/kitnet-rua-walter-schmidt-267-campinas-sp-lh71c
Vai estudar em Ribeirão Preto? Confira esta excelente opção para universitários, localizada no bairro Ribeirânia. 💙
O imóvel possui armários planejados em todos os cômodos, microondas, cooktop, geladeira e ar condicionado. O condomínio possui sauna, piscina, academia, spa, churrasqueira, elevador, portaria e lavanderia.
Gostou? Agende uma visita através do WhatsApp: 19 99229-1972 ✅
Código do imóvel: LH72E
Confira mais detalhes: https://www.livehere.com.br/alugar/apartamento-avenida-presidente-kennedy-1657-ribeirao-preto-sp-lh72e

Confira