Faculdades » Centro Universitário de Sorocaba produz escudos faciais para profissionais da saúde.
Faculdades

Centro Universitário de Sorocaba produz escudos faciais para profissionais da saúde.

escudo facial elaborado pela FACENS
Centro universitário FACENS de Sorocaba pretende produzir cerca de mil escudos em um mês como doação para o Hospital das Clínicas de São Paulo e a Santa Casa de Sorocaba-SP

O Centro universitário FACENS, de Sorocaba-SP, solidarizando-se na luta pela prevenção ao coronavírus, está produzindo escudos faciais em impressoras 3D para proteção de médicos e enfermeiros que atuam diretamente com as vítimas do coronavírus. A produção levará um mês, envolvendo 14 impressoras e sete profissionais que produzirão em torno de mil unidades.

Produção de escudos faciais FACENS
Produção de escudos faciais FACENS

A expectativa é que o primeiro lote de escudos faciais seja entregue a partir desta segunda-feira, 30 de março. Os primeiros beneficiados serão o Hospital das Clínicas de São Paulo e a Santa Casa de Sorocaba.

O que é um escudo facial?

Diferente das máscaras, os escudos faciais podem ser reutilizados após a higienização adequada – assim sendo, os profissionais de saúde não precisarão trocar tantas vezes de máscara ao longo do dia, conforme explicou o reitor do centro universitário, Paulo Roberto de Carvalho. Todos os escudos estão sendo elaborados de acordo com as normas de segurança.

Essa iniciativa também teve a contribuição de Karen Abrão, com ajustes no design do dispositivo. Karen é responsável pela área de Saúde e Tecnologia em Saúde do centro universitário e da instituição de ensino mineira Newton Paiva.

Você conhece as Fab labs?

Segundo Antoni Romitti: “Reunimos todas as impressoras do campus e montamos a primeira ‘fazenda’ de impressão 3D da cidade”, Romitti é coordenador do laboratório, também denominado fab lab: espaços de fabricação digital, geralmente equipados com ferramentas e impressoras 3D.

Esses espaços são dedicados a produção de produtos e projetos open source, ou seja, código aberto, sem licenciamento.

Uma das cinco fab cities do Brasil, Sorocaba, tem instituições adeptas desse movimento crescente.

A fab lab da FACENS de Sorocaba tem capacidade de produzir 40 escudos faciais por dia.

Outras formas de colaboração para a prevenção ao coronavírus está sendo pensada pelo centro universitário: a manutenção de respiradores mecânicos parados nos diversos hospitais está sendo planejada em parceria com a Toyota.

A LiveHere tem o imóvel certo para o estudante universitário. Prático, rápido e sem burocracias.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 15

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira