Faculdades » Unicamp – retomada gradual das aulas presenciais previsto para o segundo semestre, diz reitor.
Faculdades

Unicamp – retomada gradual das aulas presenciais previsto para o segundo semestre, diz reitor.

Campus da unicamp
A retomada das aulas se dará no ritmo da vacinação dos alunos. Regras do Plano SP serão mantidas.

O reitor da Unicamp, o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, anunciou em recente entrevista ao G1 que está previsto para o segundo semestre de 2021, a retomada gradual das aulas presenciais da Unicamp, para alunos da graduação. Será uma retomada gradual das atividades presenciais nos campi acompanhando o ritmo da vacinação de alunos e servidores.

O plano definido pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, prevê o retorno dos estudantes depois de 14 dias de sua imunização completa. Estudantes de graduação e pós retomarão as atividades teóricas nos campi após 14 dias da vacinação completa.

Embora o Governo do Estado de São Paulo preveja a retomada das atividades presenciais já no segundo semestre de 2021, a volta plena da Unicamp está sendo prevista para o início de 2022. Num primeiro momento, a Unicamp retomará a atividade presencial apenas nos cursos da área de assistência pessoal, como enfermagem e medicina, no Hospital de Clínicas e em pesquisas laboratoriais da pós-graduação.

Saiba mais: Planos de aula de História completos da Unicamp disponíveis para download

Regras de combate a covid-19 estarão mantidas

Segundo o reitor, as regras de distanciamento e de higienização continuam mantidas com ao retomada das atividades presenciais nas aulas teóricas e práticas de graduação e pós, as quais por enquanto seguem remotas:

  • 60% de ocupação máxima nas salas;
  • Distanciamento de 1,5 metro entre os alunos
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Higienização com álcool em gel
  • E aferição da temperatura corporal.

Retomada gradual das aulas

O governo do Estado de São Paulo estima que até dia 20/08 todos os adultos tenham tomado a primeira dose da vacina. Com isso, alguns estudantes poderão ter a imunização completa apenas em novembro, a depender da vacina recebida – O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, afirmou que caso isso aconteça, o retorno das atividades acontecerá de maneira escalonada.

Aulas práticas para o fim do semestre

Outra hipótese lançada pelo reitor é a de deixar a retomada das aulas práticas mais  para o final do semestre. Uma vez que necessitam da estrutura dos campi. “Outra possibilidade seria a gente verificar quem são as pessoas que já estão com segunda dose e essas voltarem à atividade presencial enquanto as outras estão sendo vacinadas”, afirmou.

Unicamp em números

 Unicamp tem:

  • 2 mil docentes;
  • 6,7 mil funcionários
  • 33,2 mil alunos de todas as etapas de ensino e pesquisa.
  • São três campi: Campinas, Piracicaba e Limeira.

Problemas adicionais

Resolver questões relativas à capacidade das aulas, as refeições oferecidas nos campi e a moradia dos estudantes são alguns problemas adicionais considerados pelo reitor da Unicamp.

Mais de 60% dos alunos da Unicamp são de fora da Região Metropolitana de Campinas, logo o retorno depende de condições de moradia, alimentação e carga-horária.

Antes da pandemia a Unicamp servia cerca de 17 mil refeições por dia. Atualmente, com o bandejão suspenso, a universidade conta com o fornecimento de alimentação por meio de marmitas.

Veja também: Dicas de redação para o Enem

Enquanto a a retomada gradual das aulas presenciais da Unicamp não acontece, fique de olho no que acontece numa das maiores universidades do Brasil no blog da LiveHere.

A LiveHeretem o imóvel ideal para o estudante universitário – prático, rápido e sem burocracias.

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira