Mercado Imobiliário » Por que evitar alugar um apartamento direto com proprietário?
Mercado Imobiliário

Por que evitar alugar um apartamento direto com proprietário?

Evitar aluguel de imóveis direto com proprietário
Alugar um imóvel direto com o proprietário pode significar um problemão, mas com a Live Here não tem erro!
Publicidade:

Não é difícil encontrar quem acredite que alugar um apartamento direto com proprietário é uma forma inteligente de economizar dinheiro e simplificar a relação entre locador e locatário. Na teoria, parece fazer sentido, uma vez que você elimina um intermediário, não é mesmo?

Na prática, entretanto, não é bem assim. A comunicação entre as partes de um contrato de locação pode ser bastante conflituosa, e a ausência de uma instituição especializada capaz de mediar essa relação costuma fazer com que problemas pequenos se transformem em grandes obstáculos.

Por que evitar alugar imóvel direto com o proprietário?

Sabendo disso, explicamos a seguir por que você deve pensar duas vezes antes de dispensar a mediação de profissionais na hora de assinar um contrato de locação. Confira!

Razões para não alugar apartamento direto com proprietário

Lentidão na solução de problemas

A falta de agilidade na solução de problemas do imóvel é, provavelmente, o primeiro motivo de arrependimento que você terá por tratar diretamente com o proprietário. Isso não necessariamente ocorre por má vontade do locador, mas, uma vez que ele tem outros afazeres na sua rotina, só poderá se dedicar a resolver as questões do imóvel no tempo livre.

Com o intermédio de uma boa empresa de locação, isso não acontece. Afinal, haverá profissionais prontos para receber suas queixas e com conhecimento necessário para socorrê-lo.

Algumas delas, inclusive, contam com parceiros especializados, capazes de solucionar o vazamento da descarga, a tela de segurança rasgada, as instalações elétricas defeituosas e outras questões com as quais você pode se deparar no apartamento novo e que precisarão ser eliminadas com rapidez.

Além disso, as disputas relacionadas à responsabilidade de arcar com esses reparos desaparecem, pois ela será julgada de acordo com a lei por profissionais que entendem do assunto.

Alta probabilidade de conflitos desnecessários

A demora para resolver problemas é só um dos desgastes que você poderá enfrentar nas negociações com o proprietário. É possível, por exemplo, que você precise negociar o reajuste do aluguel, queira realizar uma reforma que valorizará o imóvel ou precise substituir o fiador por meio da realização de um novo contrato. Situações como essas geram conflitos de interesse com o locador, que pode não concordar com o seu pedido, opondo-se ou eximindo-se de qualquer responsabilidade.

Conflitos dessa natureza desgastam a relação entre inquilino e proprietário, o que torna a comunicação cada vez mais difícil. Ao alugar um apartamento para universitários com o auxílio de uma empresa de locação, você pode, inclusive, se poupar de ter qualquer relação com o proprietário, uma vez que toda comunicação poderá ser feita pelo intermédio da empresa.

Dificuldade de encontrar o imóvel certo

É mais difícil encontrar imóveis sem o auxílio de um intermediário que atenda a diversos proprietários. Afinal, entrando em contato diretamente com os proprietários, você terá poucas opções entre as quais escolher e pouca agilidade no agendamento de visitas e na elaboração de contratos, de modo que todo o processo, da busca à mudança, será muito mais demorado.

Ao contatar uma empresa de locação, você contará com corretores de imóveis que ajudarão na busca do apartamento ideal, que atenda às suas necessidades de espaço e localização e também caiba no seu bolso. Esses profissionais também são responsáveis por apontar questões relacionadas à estrutura do imóvel que um leigo não seria capaz de identificar, o que diminuirá as chances de surpresas desagradáveis no futuro.

Maior necessidade de burocracia

Para que o proprietário se sinta seguro em alugar o imóvel para você, ele precisará de uma série de garantias. Muitas vezes será exigida a assinatura de um fiador, que, por sua vez, precisará comprovar a posse de um imóvel já quitado e localizado na mesma cidade ou em alguma cidade próxima.

Caso você não tenha ninguém a quem recorrer para entrar no contrato como fiador, é possível também buscar um seguro-fiança. Esse é um produto comum em bancos e seguradoras e funciona como um substituto do fiador mediante o pagamento de taxas ou parcelas proporcionais ao valor do aluguel. Vale ressaltar que, mesmo que o seguro nunca precise ser acionado, as parcelas não são ressarcidas.

Outra garantia comum no combate à inadimplência são os cheques-caução, que consistem na entrega de um ou mais cheques correspondentes ao valor do aluguel. Da mesma forma, pode ser exigido um depósito prévio, também no valor de um ou mais aluguéis. Ao contrário do seguro-fiança, ambos costumam ser devolvidos ao fim do contrato ou podem ser utilizados pelo proprietário no pagamento de despesas com pintura e eventuais consertos no imóvel.

Dependendo da empresa que você escolher para mediar a sua relação com o proprietário, é possível esquivar-se de tudo isso, o que lhe economizará dinheiro e paciência.

Dificuldade para exigir os seus direitos

Quando locadores e locatários assinam um contrato sem conhecimento jurídico, muitas dúvidas e surpresas podem ocorrer, principalmente no momento de encerrá-lo. Desde divergências sobre as limitações dos períodos corretos para devolução do imóvel a problemas com a vistoria, alugar um imóvel sem o apoio jurídico necessário pode se tornar uma enorme dor de cabeça.

Uma boa empresa de locação medeia a relação entre proprietário e inquilino de modo a garantir o cumprimento dos deveres de ambas as partes, bem como a proteger os direitos de cada um. Para isso, ela dispõe de uma equipe especializada em assuntos imobiliários, que desenvolverá o contrato da forma correta e estará sempre pronta para negociar suas queixas com o proprietário quando justo e necessário.

Sendo assim, se você quiser evitar futuras dores de cabeça com o contrato do seu imóvel, é muito importante escolher uma empresa de locação confiável. À primeira vista, pode parecer que não contar com um intermediário deixará tudo mais fácil, mas, na prática, você abre grande margem para que ocorra o contrário.

Quer conhecer uma imobiliária moderna e digital para alugar seu imóvel sem burocracia?

Escolher uma empresa de locação que tenha como política tornar todo o processo de locação mais simples e barato, ao abrir mão da exigência de fiadores, cheques-caução e depósitos prévios – o que definitivamente não ocorrerá se você alugar um apartamento direto com proprietário ou por imobiliária tradicional. Desse modo, como na LiveHere, você pode realizar todo o processo de aluguel de imóveis sem burocracia e com segurança, e com garantia 100% pois a empresa garante tudo.

Quer entender como a LiveHere consegue simplificar tanto o processo de aluguel do seu novo lar? Acesse nosso site, entre em contato e descubra o que podemos fazer por você.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 5

LiveHere no Instagram

Vai estudar Medicina na PUC - Sorocaba? Confira este apartamento incrível a apenas 5 minutinhos da faculdade! ✅
O imóvel está localizado no Jardim Santa Lucinda e conta com 2 quartos ,2 banheiros, 1 sala, 1 cozinha americana, área de serviço, 1 vaga de garagem coberta, área útil de 60 m² e um quintal de 120 m².
Quer conhecer? Manda um Whats pra gente informando o código LH52C 📲(19) 99229-1972
Anuncie grátis, alugue sem burocracias e receba em dia! Com a LiveHere é assim 💙
Tem um imóvel vago em Campinas ou São Carlos e quer alugar o mais rápido possível, com segurança e sem burocracias? A Livehere pode ajudar você, proprietário, a conseguir o morador ideal para o seu imóvel! 😁🏠 Somos especialistas em alugar imóveis para universitários e estamos ansiosos para conhecer o seu empreendimento!
Confira 5 motivos para alugar seu imóvel para universitários: http://bit.ly/imovel-para-universitarios
O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o

Imperdível!

Publicidade