Mercado Imobiliário » Quais os tipos de moradia para você? Descubra!
Mercado Imobiliário

Quais os tipos de moradia para você? Descubra!

Escolher tipo de Moradia
Publicidade:

Depois que saímos da casa dos nossos pais, mudanças começam a se tornar bem mais frequentes nas nossas vidas. É comum que moremos em dois ou três lugares diferentes antes mesmo de terminarmos a faculdade! Se você está de mudança de casa de novo — ou pela primeira vez —, precisa saber responder a seguinte pergunta antes de tomar qualquer decisão: qual é o tipo de moradia ideal para mim?

A seguir, explicamos os critérios que você deve levar em conta na hora de escolher um novo lar e também apresentamos os principais tipos de moradia que você vai encontrar por aí. Continue a leitura e confira!

Entenda os critérios que guiarão sua escolha

Ao descobrir qual o tipo de moradia mais combina com você, será mais fácil focar apenas nas ofertas que de fato interessam. Desse modo, você poupará bastante tempo com negociações e visitas desnecessárias e poderá investi-lo na busca de um lar que atenda a todas as suas necessidades. O melhor tipo de moradia é aquele que combina com o seu orçamento e com a sua personalidade!

Em primeiro lugar, nem todo universitário tem dinheiro suficiente para morar sozinho em uma casa ou apartamento. Isso os leva a buscarem oportunidades de compartilhar a moradia e o aluguel com os amigos — ou mesmo de fazer novos amigos morando com pessoas que nem conheciam antes. Se esse é o seu caso, o tipo de moradia ideal precisa caber no seu bolso.

Além disso, nem toda moradia combina com todo mundo: por exemplo, tem gente que precisa de mais privacidade e não abre mão de um quarto individual; tem quem goste de dar festinhas de vez em quando e precisa de colegas que estejam no mesmo ritmo; outras pessoas não querem ter dor de cabeça com assuntos relacionados à casa, como a eventual devolução do imóvel ao proprietário etc.

Conheça os principais tipos de moradia

Agora que você já sabe o que levar em conta para decidir o melhor tipo de moradia, veja a seguir quais são os principais deles!

República

Repúblicas são casas divididas entre estudantes que ocupam quartos individuais ou compartilhados. A quantidade de moradores varia de acordo com o tamanho da casa, podendo variar de dois até cerca de vinte moradores e podem ser mistas ou exclusivamente femininas ou masculinas de acordo com a decisão dos próprios moradores.

República de Estudantes
Quarto compartilhado em república de estudantes

Há repúblicas de perfis diversos, podendo ser ocupadas por moradores mais extrovertidos, que prezam por socializar, fazer festas e estabelecer laços de amizade uns com os outros ou mesmo por pessoas mais introvertidas, silenciosas e que ocupam pouco os espaços comuns.

Leia isso também:  Por que evitar alugar um apartamento direto com proprietário?

Seja como for, a dinâmica da casa é passível de ser negociada entre os próprios moradores, que dialogam para chegar a regras de convivência que atendam de forma democrática às necessidades de todos.

Além disso, morar em uma república implica na divisão de responsabilidades, como o pagamento em dia do aluguel e das contas, da manutenção da estrutura e da organização da casa e da devolução do imóvel do jeitinho que foi registrado na vistoria.

Apartamento compartilhado

Outra possibilidade é encontrar um apartamento compartilhado que também pode ser considerado uma modalidade de república, pois não há muita diferença no que diz respeito à privacidade e ao preço. Da mesma forma, você dividirá o imóvel com um ou mais colegas, ainda que provavelmente em menos pessoas.

Isso porque o tamanho costuma ser a principal diferença entre casas e apartamentos, que costumam ser menores. Por conta disso, você e seus colegas precisarão ser mais organizados para que o ambiente acomode bem a todos. Em contrapartida, justamente por serem menores, também são muito mais fáceis de arrumar, demandando menos tempo nas faxinas.

Além disso, apartamentos costumam ser mais seguros que as casas, principalmente os que contam com porteiros ou portarias eletrônicas.

Você pode também optar alugar um apartamento sozinho(a) ou dividir com algum conhecido, limitando o número de pessoas.

Pensionato

À primeira vista, repúblicas e pensionatos são bastante parecidos: um grupo de estudantes dividindo uma casa entre quartos individuais ou compartilhados. No entanto, esse tipo de moradia se diferencia pela maior presença dos proprietários.

Nas pensões, os contratos são individuais e dizem respeito aos quartos que cada inquilino ocupa, o que diminui bastante a responsabilidade dos moradores em relação à estrutura e os poupa de administrar as contas da casa. Além disso, muitas vezes os proprietários incluem no valor do aluguel o serviço de faxina, o que facilita a rotina de organização.

Também é comum que os proprietários visitem as suas pensões com frequência para garantir o cumprimento das regras da casa — que podem regular os horários de silêncio e até mesmo limitar os tipos de visita que os inquilinos recebem.

Kitnet

As kitnets são moradias menores, em geral de apenas um cômodo, que serve ao mesmo tempo de quarto e sala, podendo ter ou não uma bancada dividindo a cozinha. Costumam ocupar prédios pequenos que chegam a comportar dezenas de kitnets lado a lado. Em geral, são ocupadas individualmente.

Leia isso também:  O que é e como funciona a LiveHere?

É o tipo de moradia para quem preza por privacidade ou pelo conforto de organizar a casa do seu jeito, já que morando sozinho você cumpre as responsabilidades da casa da forma que melhor lhe convir. Por conta disso, costumam ser mais caras que os quartos individuais de repúblicas ou pensionatos.

Casa de fundos

Não é raro encontrar proprietários alugando edículas nos fundos das suas próprias casas, muitas vezes com entradas exclusivas, separadas da casa principal — onde moram os proprietários ou outros grupos de inquilinos. São moradias completas, com cozinha e área de serviço próprias, e que costumam contar com poucos quartos — em geral, um ou dois.

Em média, são a opção de moradia individual mais barata que as kitnets, mas a proximidade com os moradores da casa da frente pode acarretar na imposição de algumas regras ou na perda de privacidade, principalmente se houver algum espaço compartilhado — como a garagem, por exemplo.

Não decida nada por impulso

Antes de assinar qualquer contrato de aluguel, é fundamental que você pesquise bastante. Nesse sentido, vale de tudo, até mesmo percorrer as ruas da sua vizinhança preferida em busca de placas de aluga-se! No entanto, se você está em outra cidade ou quer realizar esse processo de forma mais ágil, priorizando as melhores opções para uma eventual visita, o ideal é que você procurar imóveis na internet.

Quer ajuda para achar o seu novo lar com a possibilidade de negociar um contrato flexível com o proprietário e ainda sem a necessidade de fiador ou cheque caução?

Conheça a LiveHere e saiba o motivo de estarmos revolucionado o mercado imobiliário, oferendo o melhor pré, durante e pós aluguel.

E se você vai mudar de cidade para estudar, temos alguns links úteis com os melhores imóveis para você agendar sua vistia.

O que achou de nosso post? Gostou das sugestões para procurar imóveis na internet de forma segura? Queremos ajudar você a encontrar uma residência perto da sua faculdade, faça uma pesquisa no site da LiveHere!

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

A matrícula do vestibular de inverno da Puccamp está chegando e muitos jovens já estão em busca do imóvel ideal para morar em Campinas. 🏠
Nós, da Livehere, somos especialistas em ajudar os calouros a encontrar a moradia perfeita, bem pertinho da faculdade!
Acesse e alugue lindas kitnets mobiliadas, sem burocracia: bit.ly/kitnetpuccamp
#vestibularpuc #puccamp #vestibulardeinverdo #estudarnapuc #calouro2019 #moraremcampinas #parquedasuniversidades #moradiauniversitaria #baraogeraldo #campinas #livehere #morarbem #morarsozinho #meuape #kitnetmobiliada #imoveisonline #imobiliariaonline
“Para entregar a melhor experiência para os universitários, precisamos entregar o melhor processo para os proprietários parceiros. Assim todo mundo ganha” - Vinicius Freitas, CEO da Livehere.
Confira as vantagens e praticidades de alugar com a Livehere nesta incrível matéria da revista Qual Imóvel! Acesse: bit.ly/materiaqualimovel
#morarbem #moreaqui #morarsozinho #vidauniversitaria #cidadeuniversitaria #meuape #moraremcampinas #baraogeraldo #unicamp #facamp #puccamp #ufscar #caaso #saocarlos #alugarimovel #imobiliariaonline #livehere #imoveisonline #moradiaestudantil #vidauniversitaria
O Vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas será nos próximos dias 16/06 e 17/06. Atenção para o cartão de confirmação que será expedido dia 12/06!
Fique de olho nas informações e boa prova! Acesse: bit.ly/vestibularpuccamp
#vestibular2019 #vestibulardeinverno #puccamp #vestibularpuc #vidauniversitaria #livehere #morarbem #morarsozinho #parquedasuniversidades #campinas #baraogeraldo
Já pensou que incrível seria morar dentro de um container cheio de estilo, a apenas 300m da Unicamp?
Conheça essas incríveis kitnets mobiliadas com móveis de alto padrão e totalmente equipadas, prontinhas para morar! 🔑
Agende uma visita: bit.ly/kit_container
#livehere #moraraqui #morarbem #morarsozinho #vidauniversitaria #unicamp #barãogeraldo #campinas #container #docelar #meucantinho

Parceria Especial

Publicidade