Proprietários » 5 dicas para alugar rápido seu imóvel
Proprietários

5 dicas para alugar rápido seu imóvel

aluguel de imóveis
2020 chegando e você já pensou em alugar seu imóvel para universitários? Sim, aquele imóvel que está parado pode te render uma boa grana e você fica livre das preocupações com imóveis fechados.

Hoje em dia ter um dinheiro extra é fundamental para a economia familiar. Filhos em idade escolar, aquele imprevisto com o carro, aquela viagem que você pode estar sonhando e até mesmo um recurso extra para sua saúde… enfim, um aluguel mensal pode ajudar e muito! E, como todos sabemos, um imóvel desocupado é dinheiro imobilizado – casa vazia não se sustenta e se deteriora, necessitando de cuidados constantes.

Porém, alugar um imóvel não é tarefa fácil mesmo. Sempre há a desconfiança do processo: como arranjar uma imobiliária de confiança para gerenciar o imóvel? Como escolher o inquilino ideal? Como fazer um contrato de locação que seja bom para ambas as partes? Essas dúvidas são comuns e a maioria dos locadores. Para acabar com as dúvidas, nós da LiveHere, elaboramos 5 dicas para alugar rápido seu imóvel!

Dica de ouro: É muito importante que o proprietário contrate os serviços de uma imobiliária especializada. Procure debater com os administradores sobre seus direitos, deveres bem como os direitos e deveres dos locatários, com respaldo na lei do inquilinato, para que ambas as partes estejam amparadas e sem sustos!

O proprietário deve buscar por empresas idôneas, que ofereçam serviços de referência tanto aos condôminos quanto aos locadores. Que seja um serviço eficiente para encontrar os locatários bem como para mantê-los!

Casa Mobiliada

Imóvel bem cuidado chama a atenção

As fotografias ajudam muito na hora de alugar um imóvel, mas saiba que elas não fazem milagres.  Por isso, instalações bem cuidadas, pintadas, com portas e janelas conservadas e instalações elétricas em perfeitas condições fazem total diferença na hora de alugar um imóvel.

Um imóvel bem conservado tem 90% de chance de ser alugado numa primeira visita – gambiarras, vazamentos, instalações elétricas e hidráulicas malfeitas podem fazer com que as negociações sejam canceladas. Dessa forma, manter o imóvel conservado, limpo, organizado e vistoriado é uma obrigação!

O inquilino perfeito!

Você pode definir um público-alvo para seu imóvel, todavia, considere que um universitário deverá ficar no mínimo 5 anos renovando o contrato de locação. Para isso, procure deixar o imóvel condizente com esse público e oferecer comodidades que agregarão valor no futuro – pinturas mais clean e resistentes, espaços dinâmicos, troca de pisos, conexão com a Internet e espaço para colocação e canais a cabo ou via satélite são fundamentais.  

O contato inicial com seu inquilino é fundamental para esclarecer dúvidas e estabelecer uma parceria – sim, porque tudo na vida é uma questão de parceria e, afinal de contas, essa pessoa habitará seu imóvel nos próximos meses: conversem, procure saber das expectativas da pessoa que alugará seu imóvel. Á partir dessas conversas é possível definir as garantias a serem exigidas pelos locatários – seguro-fiança; depósito caução; título de capitalização, etc. serviços imprescindíveis e que devem constar no contrato, em caso de desacordos futuros. Anuncie

Quando seu imóvel estiver pronto para receber visitantes, anuncie com prazer! As fotos 360° poderão mostrar todas as particularidades do imóvel, aproveitando cada ângulo e como o imóvel realmente é. Imóveis mobiliados tendem a ter boa repercussão e maiores visitações –por isso, fotos dos armários em ordem, das luminárias, prateleiras, garagem e jardins podem ampliar o poder de locação de seu imóvel.  

O texto do anuncio deverá conter informações claras e precisas para que as necessidades de locadores e locatários sejam correspondidas.

Preço X Valor

Estabelecer um valor ou dar um preço numa coisa é uma tarefa difícil para algumas pessoas, especialmente quando há valores não-tangíveis, como o apreço e o valor emocional. Entretanto, para locar um imóvel é necessário comparar outros imóveis na mesma região e levar em conta os valores de mercado.   

Essa é uma das partes mais difíceis para quem quer alugar seu imóvel. Deixando de lado o valor emocional, o preço que será cobrado de aluguel tem que ser coerente tanto com o imóvel, como também com o valor de mercado: leve em consideração o valor do IPTU e dos serviços públicos.

Dica importante:às vezes vale a pena abaixar o valor de um imóvel para alugá-lo logo do que deixar o imóvel parado, às moscas, sem gerar renda!

O Contrato

As formalidades legais devem ser elaboradas por quem tenha conhecimento das leis que regem os direitos e deveres dos aluguéis – A chamada Lei do inquilinato. Assim, é indispensável que o contrato seja elaborado por um escritório especializado ou cartório que possa dar o respaldo legal necessário à transação. Os documentos originais deverão ser apresentados e ambas as partes envolvidas deverão assinar o termo. 

Os valores do aluguel, do condomínio, as taxas, as garantias e penalidades em caso de atrasos ou inadimplência, os termos rescisórios e o tempo de vigência do contrato, devem ser contemplados, dentro do que foi acordado entre as partes nas conversações iniciais.

Inquilino, aluguel de imóvel

Dica final: o proprietário deve compreender que, em última análise, o imóvel é de sua propriedade, portanto, deverá reservar uma pequena parte do aluguel que entra para promover reparos e manutenções no imóvel. Essa é uma estratégia básica para não ter o patrimônio degradado e não receber reclamações futuras. Afinal de contas, o combinado sai mais barato, não é mesmo? E você não terá problemas em ter seu imóvel sempre alugado.

A LiveHere é especialista em locação de imóveis para universitários. Anuncie conosco e conheça uma nova forma de alugar imóveis. Rápido, fácil e sem burocracias!

Deixe uma avaliação!

Classificação 0 / 5. Votos: 0

LiveHere no Instagram

Um estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo mostrou que a melatonina pode ser uma barreira para a infecção da Covid-19.
Segundo a pesquisa, o hormônio produzido pelo pulmão conseguiu impedir que alguns pacientes se infectassem e que outros tivessem sintomas agravados. Mas o que é a melatonina?
Descubra neste post como os pesquisadores estão associando a produção de melatonina com o combate ao novo coronavírus. #Alimentação #covid19 #Melatonina #saúde
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/melatonina-qual-o-seu-papel-contra-a-covid-19/
Com o distanciamento social tivemos que nos reorganizar e nos adaptar a novas formas de trabalho. O home office é a mais comum delas - um espaço corporativo dentro de nossa casa.
A situação complica se sua casa for pequena e se sua família é grande - conciliar vida doméstica e familiar com o trabalho executado de casa nem sempre é uma tarefa fácil.
Quer dicas de como organizar sua vida para essa modalidade de trabalho? #homeoffice #homework #trabalhardecasa
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/home-office-dicas-para-otimizar-seu-espaco/
Com o distanciamento social tivemos que nos reorganizar e nos adaptar a novas formas de trabalho. O home office é a mais comum delas - um espaço corporativo dentro de nossa casa.
A situação complica se sua casa for pequena e se sua família é grande - conciliar vida doméstica e familiar com o trabalho executado de casa nem sempre é uma tarefa fácil. #homeoffice #homework #trabalhardecasa
https://www.izymob.com.br/blog/decoracao/home-office-dicas-para-otimizar-seu-espaco/
Quando buscamos um imóvel para alugar devemos ter muita atenção para que esse passo importante na vida de qualquer pessoa não se torne uma dor de cabeça desnecessária.
Planejamento, atenção e responsabilidade são as palavras de ordem: ainda mais nesse momento incerto por conta da pandemia e do distanciamento social.
Não caia em pegadinhas. Leia nosso post na íntegra! #apartamento #casa #condomínio #contratodelocação #dicas #garagem #imóvelparaalugar #prédio #prediosantigos #prediosnovos #vistoriadeimóveis
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/alugar-imovel-pegadinha/

Confira