Sustentabilidade » Dicas para ter um Apartamento Sustentável
Sustentabilidade

Dicas para ter um Apartamento Sustentável

Casa sustentável

Sustentabilidade é algo importante e que precisamos lidar como se não fosse um bicho papão. São pequenos atos do dia a dia que podem mudar muito o nosso redor, principalmente se for dentro do nosso próprio lar. Que tal manter o chuveiro na estação verão ou até mesmo desligado, tem dias que não precisa daquele banho quente. Assim você economiza um pouco mais e faz o seu dia a dia mais sustentável.

Junto com a LiveHere você pode aprender algumas dicas para poder transformar o seu novo apartamento um ambiente sustentável. Os proprietários e corretores podem pegar algumas dicas também! 😉 Afinal, o nosso mundo está pedindo socorro e nós precisamos ajudar urgentemente. Todas mudanças são possíveis, principalmente os hábitos que acabamos ganhando com o tempo. Você verá que mudando uma lâmpada você já faz uma diferença.

Confira dicas para tornar o seu apartamento sustentável:

Iluminação

A iluminação com toda certeza é o primeiro passo para deixar a sua casa ou apartamento mais sustentável. Fique por dentro dessas dicas:

Lâmpadas

Opte por lâmpadas que puxem menos energia, para tornar sua casa mais ecofriendly, use lâmpadas LED. Esse modelo pode custar um pouco mais caro do que os outros modelos de lâmpadas do mercado, mas sua durabilidade é superior à de lâmpadas como as fluorescentes e incandescentes. Sem contar que as lâmpadas LED são mais econômicas e ecologicamente corretas.

Energia solar

Ainda no quesito iluminação, o s painéis solares chegaram para mudar nossa maneira de consumir energia, contudo, poucos utilizam essa forma de energia por ser um investimento elevado. Apesar de ser caro inicialmente, as vantagens são inúmeras e o retorno valerá a pena. Diferente da energia que costumamos usar no nosso dia a dia, que em médico e longo prazo, doerá em nosso bolso e em nosso planeta. A energia solar é renovável e é uma forma de energia limpa, sem nenhum poluente. Valerá a pena conhecer e implementar em sua nova casa. 

Opte por móveis eco-friendly ou recicláveis

São os mais variados materiais que você pode encontrar, até móveis feitos de bambu. Reciclar móveis deixa a sua casa mais com a sua cara. Por mais que não seja um item novo, você pode transforma-lo do seu jeitinho. Tem muitos DYI(do yourself, na tradução: faça você mesmo) que ensinam a fazer novos moveis como puff de pneu velho e até usar canos de pvc para fazer uma arara e você pode montar sua própria hortinha.

Móveis Rústicos e Materiais Recicláveis

Se você gosta de ambiente mais rústico e sóbrio, a madeira de demolição, cano de ferro e bambus podem ajudar na hora da reforma e até na escolha dos móveis para sua nova casa. A madeira de demolição é ótima para mesas de jantar, criado mudo e mesas de centro. Esses materiais costumam durar muito, você não precisa se preocupar em comprar outro tão cedo, pode servir para sua nova casa e a para a próxima com toda certeza.

Reutilize água da chuva

Se você mora em uma casa esse quesito fica um pouco mais fácil, você pode instalar um sistema de calhas. Se você é um proprietário e está pensando em alugar o seu imóvel, a reutilização da água da chuva pode ser sua grande aliada. A água da chuva pode ser usada para dar a descarga nos vasos sanitários, lavar pisos e até calçadas. Economizando um pouco no fim do mês, esse pode ser um esforço conjunto, do proprietáriocom o locador.

Cultive Plantas

Faça sua hortinha ou coloque pelo menos uma planta em cada cômodo da casa. As plantas costumam deixar o ambiente arejado, dando bastante ar ao cômodo. Caso opte pelo cultivo de uma horta no seu apartamento, você ainda poderá utilizar na hora de cozinhar, enriquecendo a alimentação e nada melhor do que poder colher na hora aquela cebolinha para dar um toque especial em sua comida. Além disso, as plantas espalhadas pela casa costumam deixar o ambiente ainda mais belo.

Água

Use água de maneira consciente! Seja para escovar os dentes, tomar banho e principalmente para lavar calçadas e carros. A água é um dos bens mais importantes da humanidade e a gente a trata como se fosse eterna e infelizmente não é. Lave roupa quando tiver o suficiente para ligar a máquina, feche a torneira enquanto lava a louça e só a abra na hora de enxaguar. Usar a água de maneira consciente é muito importante e vale para todos. Se quiser diminuir um pouco o consumo, a dica é instalar aeradores nas torneiras.

Cuide mais do mundo em que você vive, pequenas atitudes em seu dia a dia e nos cuidados da casa vão fazer muita diferença no mundo amanhã. As mudanças começam conosco e é preciso ter alguém para dar o exemplo, certo? Que tal você?! Faça do nosso mundo um pouco mais verde! Suas atitudes simples como apagar a luz de um cômodo quando não tem ninguém já fazem a diferença.

Confira os melhores imóveis nas principais cidades:

Conheça a LiveHere, a imobiliária 100% digital especializada em aluguel de imóveis para universitários.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 14

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira