Sustentabilidade » Brasileira cria embalagem biodegradável para substituir o isopor
Estudantes Sustentabilidade

Brasileira cria embalagem biodegradável para substituir o isopor

Isopor Biodegradável

Material super comum, um dos mais usados em embalagens – dos alimentos aos eletrônicos – o isopor, ou poliestireno, apesar de ser 100% reciclável pode demorar de 100 a 300 anos para se decompor se não for descartado de maneira correta, indo parar nas águas e prejudicando a vida selvagem. O problema da reciclagem do isopor, além da falta de informação, pois muitos acreditam não ser reciclável e não o separam, é que o material requer uma máquina especial para o reciclo, e que poucas cidades no Brasil a possuem.

Depois de ter refletido sobre estes fatos, Sayuri Magnabosco, estudante de apenas 16 anos, teve a brilhante ideia de substituir o isopor por bagaço de cana de açúcar, e assim fazer um material que pode se decompor em apenas um mês.

As primeiras bandejas de bagaço foram feitas em casa, simplesmente misturando o bagaço da cana com farinha de trigo e água, para depois dar finalmente a forma desejada à massa. Depois, as peças foram colocadas para secar até atingir a consistência adequada.

A ideia da jovem estudante já recebeu vários prêmios, entre eles o Olimpíadas dos Gênios em Nova York.

A aluna também participou de diversos programas, dentre eles o quadro Jovens Talentosos do Programa do Huck.

Iniciativas assim devem ser valorizadas. Esperamos que a história de Sayuri inspire as pessoas a investirem na educação, na ciência, nas artes e na tecnologia, fundamentais para que projetos como esse sejam de fato levados a sério e ensinem as próximas gerações a cuidar melhor do nosso planeta.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 6

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira