As preocupações dos jovens naquele dia 22 de abril de 1970 iam muito além das mortes ocasionadas pelos conflitos no Vietnã – 20 milhões de pessoas naquele dia sairam às ruas para lutar pelo meio ambiente – em defesa dos animais, contra a poluição dos mares e dos rios, das emissões de gases poluentes e toda uma gama de reivindicações comuns até os dias de hoje.
Os protestos sortiram o efeito desejado, quando Richard Nixon, pouco tempo depois criou a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency, EPA ou às vezes, USEPA em inglês) encarregada de proteger a saúde humana e o meio ambiente. Com isso, as discussões e leis ambientais tiveram um grande salto e o papel do país foi fundamental para que a ONU – Organização das Nações Unidas – também se mobilizasse e incentivasse os diálogos dos países em defesa da vida.
50 anos depois do marco inicial do Dia da Terra, promovido por Gaylord Nelson, senador americano e ambientalista, os desafios enfrentados hoje pelo nosso planeta são imensos.

O Dia da Terra nos dias de hoje
Hoje ainda presenciamos a devastação da natureza, mas ainda há pessoas criando maiores engajamentos na sociedade e na política em nome de proteger nossa flora e fauna, nosso ar e água mais puros para as futuras gerações, através de leis mais severas contra empresas não sustentáveis que não apresentem soluções ambientais para a degradação promovida pela sociedade de consumo.
Sabemos que as emissões de Co2 ainda são altíssimas e representam danos à camada de ozônio, o que prejudicará o ar que respiramos e as barreiras naturais de corais, responsáveis pela manutenção de todo um ecossistema único, vital para produção de oxigênio.
A vida que ressurge
Nossa Terra está doente: a fulminante pandemia do coronavirus veio para provar isso. Nunca estivemos tão ligados ao consumo desenfreado como estivemos a até bem pouco tempo atrás. A pandemia parece ter sido uma resposta da natureza aos nossos abusos – com o distanciamento social, em todo o mundo, os rios e mares estão mais cristalinos, o ar está mais leve, com baixas consideráveis do Co2, as ruas mais limpas e os animais readaptados ao seu habitat natural.
Isso pode ser só o começo. Diante de tantas mortes, esse é o momento que temos para repensar nossos hábitos de consumo, nossas necessidades básicas, nossas prioridades – o que realmente importa. A Terra está nos dando um presente nesse dia da Terra – a capacidade de nos reinventarmos de forma mais sustentável, mais orgânica, com mais amor à vida.
A Live Here apoia as ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Comentar