Sustentabilidade » Dia da Terra – 50 anos de luta pelo meio-ambiente
Sustentabilidade

Dia da Terra – 50 anos de luta pelo meio-ambiente

Dia da Terra
O Dia da Terra, celebrado anualmente há 50 anos, teve suas origens nas manifestações em prol do meio ambiente, no dia 22 de abril de 1970.

As preocupações dos jovens naquele dia 22 de abril de 1970 iam muito além das mortes ocasionadas pelos conflitos no Vietnã – 20 milhões de pessoas naquele dia sairam às ruas para lutar pelo meio ambiente – em defesa dos animais, contra a poluição dos mares e dos rios, das emissões de gases poluentes e toda uma gama de reivindicações comuns até os dias de hoje.

Os protestos sortiram o efeito desejado, quando Richard Nixon, pouco tempo depois criou a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency, EPA ou às vezes, USEPA em inglês) encarregada de proteger a saúde humana e o meio ambiente. Com isso, as discussões e leis ambientais tiveram um grande salto e o papel do país foi fundamental para que a ONU – Organização das Nações Unidas – também se mobilizasse e incentivasse os diálogos dos países em defesa da vida.

50 anos depois do marco inicial do Dia da Terra, promovido por Gaylord Nelson, senador americano e ambientalista, os desafios enfrentados hoje pelo nosso planeta são imensos.

Dia da Terra
Dia da Terra

O Dia da Terra nos dias de hoje

Hoje ainda presenciamos a devastação da natureza, mas ainda há pessoas criando maiores engajamentos na sociedade e na política em nome de proteger nossa flora e fauna, nosso ar e água mais puros para as futuras gerações, através de leis mais severas contra empresas não sustentáveis que não apresentem soluções ambientais para a degradação promovida pela sociedade de consumo.

Sabemos que as emissões de Co2 ainda são altíssimas e representam danos à camada de ozônio, o que prejudicará o ar que respiramos e as barreiras naturais de corais, responsáveis pela manutenção de todo um ecossistema único, vital para produção de oxigênio.

A vida que ressurge

Nossa Terra está doente: a fulminante pandemia do coronavirus veio para provar isso. Nunca estivemos tão ligados ao consumo desenfreado como estivemos a até bem pouco tempo atrás. A pandemia parece ter sido uma resposta da natureza aos nossos abusos – com o distanciamento social, em todo o mundo, os rios e mares estão mais cristalinos, o ar está mais leve, com baixas consideráveis do Co2, as ruas mais limpas e os animais readaptados ao seu habitat natural.

Isso pode ser só o começo. Diante de tantas mortes, esse é o momento que temos para repensar nossos hábitos de consumo, nossas necessidades básicas, nossas prioridades – o que realmente importa. A Terra está nos dando um presente nesse dia da Terra – a capacidade de nos reinventarmos de forma mais sustentável, mais orgânica, com mais amor à vida.

A Live Here apoia as ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Deixe uma avaliação!

Classificação 4.7 / 5. Votos: 3

LiveHere no Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Confira