Sustentabilidade » Plástico ou ser humano: Qual o inimigo Nº 1 do meio ambiente?
Sustentabilidade

Plástico ou ser humano: Qual o inimigo Nº 1 do meio ambiente?

Canudos de plástico

Há anos que identificamos que o plástico é um dos maiores problemas da poluição mundial, os plásticos tradicionais demoram até 200 anos para se decompor. Durante esses 200 anos, cerca de 5 gerações de sua família irão nascer e vestígios desse plástico ainda estará em processo de decomposição. Fica ainda mais assustador quando levamos em consideração que não usamos apenas um plástico durante nossa vida. É o copo na festa, o canudinho do suco, a sacola do supermercado, o galão de amaciante e milhares de outros utensílios.

Em 2018, a cidade do Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a implantar a lei da proibição do uso do canudinho plástico. Os estabelecimentos começaram a oferecer aos consumidores canudos de papel biodegradável ou reciclável e os que não cumprem a lei, estão sujeitos a multa que pode variar de R$3000 a R$6000. Outras cidades aderiram a lei, Santos, Guarujá e São Vicente, são algumas das poucas cidades paulistas que estão implementando a lei do canudinho de plástico.

Canudos biodegradável

Já tem alguns anos que alguns mercados de São Paulo deixaram de dar sacolas de plástico, com o intuito de diminuir a poluição. Mas caso precise, os mesmos mercados vendem por alguns centavos essas mesmas sacolas. O que gera o questionamento: lucros são mais importantes do que nosso meio ambiente?

Sabe aquela frase que costumamos ouvir? “A mudança que você quer ver no mundo, comece por você!”, está mais do que certa. Não precisamos de leis para nos obrigarmos a mudar o nosso consumo, devemos começar a mudar esses costumes enraizados.

Se liga nas dicas que a LiveHere separou para você começar a mudar um pouco o mundo e diminuir o consumo de plástico no seu dia a dia.

O que podemos fazer?

  • Aderir aos canudos reutilizáveis;
  • Aderir o uso de sacolas retornáveis (ecobag);
  • Ter sempre por perto copos dobráveis;
  • Usar bucha vegetal;
  • Procurar produtos que não são vendidos em embalagem de plástico;
  • Não colocar as frutas em sacolas para pesar, não é necessário;
  • Esfregão ecológico;
  • Aderir ao coletor menstrual;
  • Recicle os plásticos;
  • Separação de lixo para coleta seletiva;
Recolher, reciclar lixo

Algumas marcas precisam aderir outras formas de venderem os seus produtos, por mais que mudemos os nossos hábitos, sabemos que ainda terão produtos que vem em embalagem de plástico. Se você não conseguir se adaptar com outros produtos, tente diminuir. O plástico é mal para o meio ambiente, mas ele não para nos mares e nas florestas sozinho. Nós, humanos, que somos o verdadeiro problema, que matamos o planeta que vivemos.

A mudança precisa começar e ela sempre começa com você! Aderir novos costumes e se adaptar a necessidade do nosso planeta, não deveria ser ao contrário. Cuidar mais do meio ambiente é necessário, como diria o Capitão Planeta: O poder é de VOCÊS!

Confira essa e outras matérias e curiosidades aqui no Blog da LiveHere. Acesse nosso site e conheça a imobiliária digital especializada em aluguel de imóveis para universitários que mudam de cidade.

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 8

LiveHere no Instagram

Você vai se amarrar nos top imóveis em Jundiaí!
Jundiaí é uma cidade saudável! De clima agradável, a cidade está situada aos pés da Serra do Japi, ou seja, a natureza se faz presente em praticamente toda a cidade, permitindo muito lazer ao ar livre e com segurança.
Para quem está procurando trabalho, a cidade tem um importante polo industrial - sua economia está dentro das 12 melhores do estado. #Campinas #casasgrandes #cidadesaudável #jundiaí #qualidadedevida #sãopaulo #topimoveis
https://www.izymob.com.br/blog/top-imoveis/top-imoveis-em-jundiai/
Você está em busca de um novo imóvel para morar e, junto com uma infinidade de opções, surgem algumas dúvidas. Quem procura apartamentos práticos acaba se deparando com conceitos que nem sempre ficam muito claros.
Kitnets, lofts, studios, flats... qual deles se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades?
#apartamentomobiliado #flat #kitnet #loft #studio #tiposdeapartamentos
https://www.izymob.com.br/blog/mercado-imobiliario/tipos-de-apartamentos/
Você já deve ter ouvido falar em divisão de tarefas domésticas e como essa ação é fundamental nos dias de hoje. A divisão de tarefas domésticas é o primeiro passo para ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida!
Confira nossas dicas!
#morarcomamigos #moradiaestudantil
https://www.izymob.com.br/blog/dicas/como-dividir-as-tarefas-domesticas/
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham em casa e, com a pandemia de Covid-19, esse número só aumentou. 
Mesmo que você não faça parte desse grupo, é sempre importante ter um cantinho confortável e tranquilo em casa para estudar ou resolver pendências do trabalho, não é mesmo?
#decora #escritório #homeoffice #homework
https://www.izymob.com.br/blog/bem-estar/decoracao-de-home-office-7-dicas-para-criar-um-escritorio-bonito-e-confortavel/

Confira