Tecnologia » Aluno da Etec – Rio Claro cria pulseira para cegos e deficientes visuais
Tecnologia

Aluno da Etec – Rio Claro cria pulseira para cegos e deficientes visuais

cegueira - homem com bengala
Tecnologia criada por estudante, através de sensores, é complementar ao uso da bengala na identificação de obstáculos.
Publicidade:

Complementar à bengala, pulseira é capaz de alertar deficientes visuais quanto à presença de obstáculos elevados

Luan de Oliveira, estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro, no interior paulista, criou uma pulseira que identifica obstáculos em ruas e calçadas, como seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O tema chamou atenção de muitos professores e especialistas ao redor do mundo depois da notícia ser rapidamente espalhada pelas redes sociais.

Luan de Oliveira, estudante da ETEC Rio Claro

Tal criação do estudante do curso técnico de eletroeletrônica poderá auxiliar cegos e pessoas com deficiência visual a serem mais autônomas nas ruas e calçadas. A peça, similar a um relógio, deve ser utilizada no pulso oposto ao que comanda a bengala – conforme o usuário se locomover, o aparelho passará a alertar o usuário quanto à presença de objetos acima da linha da cintura, tais como portões automáticos em movimento, placas, telefones públicos e postes.

simbolo internacional do cego

“A ideia é que a pessoa tenha mais confiança para andar sozinha na rua. Obstáculos como postes, canteiros e degraus são facilmente percebidos com o uso da bengala”, explica o aluno a reportagem do portal do governo de São Paulo. “O objetivo é evitar acidentes com aqueles objetos que estão no caminho, mas não têm contato com o chão, como uma janela aberta para a calçada, por exemplo”, acrescenta.

Leia isso também:  7 apps importantes para o estudante universitário

Sensor Ultrassônico

De acordo com o estudante, a pulseira funciona com um sensor ultrassônico em comunicação com um microcontrolador similar a um chip. Ao detectar um obstáculo à frente, a pulseira começa a vibrar mais intensamente na medida em que a pessoa se aproximar do objeto.

Luan de Oliveira contou com o apoio de pessoas com deficiência visual. Uma delas é o radialista e assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município, Paulo Meyer.

“Sou destro e testei a pulseira no braço esquerdo. Senti muita segurança ao utilizar a peça”, avalia.

Após a formatura, o estudante estará buscando parcerias para aperfeiçoar, distribuir e comercializar a tecnologia assistiva.

“Quero melhorar o design e, principalmente, estudar a possibilidade de implantar comunicação entre o dispositivo e o celular”.

Incentivo dos professores

Professores procuram incentivar os estudantes das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) a pensarem em inclusão e sustentabilidade como trabalhos de término de curso (TCCs) e projetos tecnológicos, sendo destaques das feiras de ciência que acontecem anualmente em todo o Brasil.

O professor Eduardo Lima, orientador do projeto, complementa:

“Desenvolvendo mais esse protótipo, com a inclusão de novas tecnologias, podemos ajudar muitas pessoas com limitações e deficiências visuais. A proposta tem um mercado promissor”,

Criações recentes e muito relevantes

Moda inclusiva;

Cadeira de rodas motorizada controlada por movimentos da testa;

Um robô para auxiliar na educação de autistas;

Prótese de baixo custo com componentes mecânicos e eletroeletrônicos, são alguns dos projetos em potencial para atender as pessoas portadoras de deficiência de uma forma geral.  

Leia isso também:  Brasileira lança app Brainy Mouse para crianças com autismo

A Live Here tem o imóvel certo para o estudante universitário. Encontre o melhor imóvel perto da sua faculdade em Campinas, São Carlos ouRibeirão Preto.

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Publicidade:

LiveHere no Instagram

Mudar de casa dá bastante trabalho, não é mesmo? Mudar de cidade então… Depois de achar um lugar para morar (com a ajuda da LiveHere, é claro), você precisa encontrar um serviço de diarista de confiança, que faz um serviço de qualidade, que tenha disponibilidade para atender nos dias que você precisa, e por um preço justo. ✅
E, pensando em resolver de vez essa dor de cabeça e economizar o seu tempo, fizemos uma parceria com a Diarix, uma startup incrível que criou uma plataforma online, onde você pode pedir de forma segura, simples e rápida uma diarista para limpar sua casa e também passar suas roupas. 😱
Peça já a sua diarista! Acesse: www.diarix.com.br 📣Morador da LiveHere em Campinas tem desconto na primeira faxina! Peça seu código inbox!
A nossa equipe tá crescendo! Temos a honra de apresentar o nosso mais novo time de estagiárias! 💙
⠀
Sejam bem vindas e bora crescer juntos 💪
⠀
⠀
🙈🙈
😻😻😻😻

Imperdível!

Publicidade