Tecnologia » Brasileira lança app Brainy Mouse para crianças com autismo
Tecnologia

Brasileira lança app Brainy Mouse para crianças com autismo

Aplicativo Autismo Brainy Mouse
Ela desenvolveu um jogo interativo que estimula a compreensão e desenvolvimento da linguagem, um dos maiores desafios para aqueles que convivem com os autistas.
Publicidade:

Familiares e educadores que lidam com autistas receberam uma ótima notícia na data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Eles agora podem contar com um pequeno ajudante na estimulação da linguagem e alfabetização das crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA), o Brainy Mouse (Rato Inteligente ou Rato Atrevido). Trata-se de um aplicativo para celulares e tablets, em formato de jogo, que auxilia os pequenos neste processo de aprendizagem.

A brasileira Ana Sarrizo, presidente da Brainy Mouse Foundation, lançou o aplicativo após 4 anos de pesquisa. Os resultados em grupos testes com crianças de Belo Horizonte e São Paulo têm apresentado resultados excelentes.

Sobre o Jogo

O jogo Brainy Mouse acontece em um restaurante, representados por países. Cada restaurante é detalhadamente decorada com os utensílios,cores e layout customizados conforme a cultura e referências do país. A criança precisa coletar as sílabas espalhadas no restaurante sempre da esquerda para direita , formando as palavras indicadas no menu de tarefa do prato determinado. A atmosfera do jogo acontece em um ambiente alegre e cheia de desafios, onde a criança brincando esta aprendendo.

O usuário pode customizar as roupas e o personagem Brainy Mouse com seus cheesecoins, conquistados durante o jogo. O Rato Amigo possui super poderes que ajudar a criança a encontrar as silabas e a fugir do chefe cozinheiro.Isto estimula o desenvolvimento da socialização da criança e cria oportunidades de desenvolver sua habilidades cognitivas.

O objetivo do jogo é trabalhar o desenvolvimento da linguagem. O jeito como as crianças autistas pensam, assimilam e compreendem o mundo a sua volta muitas vezes nem mesmo os familiares ou os educadores estão preparados para lidar. Este é um dos maiores desafios de educação.

“Imagine as dificuldades que já enfrenta um adulto autista, em um mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças. Agora imagine um adulto autista e que ainda por cima não sabe ler e escrever”

salienta a criadora do aplicativo Ana Sarrizo.
Conheça mais sobre o jogo Brainy Mouse

Estima-se que 3 milhões de brasileiros são autistas. Além dos desafios da doença, o maior legado ainda é o preconceito.

Como funciona

O aplicativo Brainy Mouse trabalha a leitura da esquerda para direita, formação de palavras usando sílabas, interação com cores, sons e outros “dispositivos cognitivos”. De forma bem interativa, a criança pode customizar seu ratinho, além de ser desafiada a conseguir “cheesecoin”, uma espécie de moeda virtual para que entenda a relação de valores.

Uma das principais apostas do app é o “Rato Amigo”, que tem como objetivo estimular a necessidade de se pedir ajuda ao próximo.

De onde surgiu a ideia do App?

Em 2013, a pesquisadora Ana Sarrizo pensava em contribuir com os portadores de TEA de Belo Horizonte, sua cidade natal. Seu projeto foi tão bem sucedido que um professor de Ana a aconselhou inscrever no prêmio Santander, do qual foi vencedor entre 17 mil propostas voltadas para a educação.

Com a premiação de R$ 100 mil e uma bolsa no curso de empreendedorismo da Babson College, uma das mais importantes do mundo, decidiu criar a Brainy Mouse Foudation, nos Estados Unidos, ficando mais próxima das mais importantes pesquisas sobre autismo.

O objetivo da Fundação é ajudar instituições do mundo inteiro, familiares e educadores, que já trabalham com crianças e adultos com TEA, produzindo games e ferramentas que vão auxiliá-los no seu progresso dia a dia.

Para saber mais sobre a Fundação acesse o site: http://brainymouse.org/pt-br/

Deixe uma avaliação!

Classificação 5 / 5. Votos: 13

LiveHere no Instagram

Vai estudar Medicina na PUC - Sorocaba? Confira este apartamento incrível a apenas 5 minutinhos da faculdade! ✅
O imóvel está localizado no Jardim Santa Lucinda e conta com 2 quartos ,2 banheiros, 1 sala, 1 cozinha americana, área de serviço, 1 vaga de garagem coberta, área útil de 60 m² e um quintal de 120 m².
Quer conhecer? Manda um Whats pra gente informando o código LH52C 📲(19) 99229-1972
Anuncie grátis, alugue sem burocracias e receba em dia! Com a LiveHere é assim 💙
Tem um imóvel vago em Campinas ou São Carlos e quer alugar o mais rápido possível, com segurança e sem burocracias? A Livehere pode ajudar você, proprietário, a conseguir o morador ideal para o seu imóvel! 😁🏠 Somos especialistas em alugar imóveis para universitários e estamos ansiosos para conhecer o seu empreendimento!
Confira 5 motivos para alugar seu imóvel para universitários: http://bit.ly/imovel-para-universitarios
O Danillo, morador da Livehere, contou pra gente como as facilidades do nosso processo de locação o ajudaram a realizar a assinatura do contrato e a mudança com rapidez e segurança.
Assista o vídeo para conferir o depoimento completo: https://youtu.be/Dz9x8nh6p7o

Imperdível!

Publicidade