Tecnologia » Como criar uma sala de aula com o Google Classroom
Tecnologia

Como criar uma sala de aula com o Google Classroom

Google Classroom
Todo universitário precisa conhecer a inovadora plataforma do Google Classroom - ideal para planejar cursos / trabalhos em equipe e muito mais,
Publicidade:

Para a Google, o aprendizado deve ser cada vez mais fácil e fluido. Pensando nisso, a empresa investe continuamente na evolução de ferramentas para a educação.

Plataforma G Suite for Education, o Google Classroom oferece muitas funcionalidades dos aplicativos do Google (como Gmail, Drive e Hangouts) para escolas e universidades.

Professores e estudantes podem recorrer aos recursos novos para tornar o ensino mais produtivo. Com o Google Classroom é possível criar e manter turmas no ambiente digital. Uma plataforma disponível para as instituições de ensino cadastradas no sistema G Suite for Education.

A plataforma é importante não apenas para professores, mas para alunos de diversas licenciaturas que podem ter mais esse recurso prático e descomplicado para elaborar suas aulas e apresentações em grupos.

6 ferramentas da plataforma que são muito produtivas para o processo de ensino-aprendizagem:

Criar uma turma e compartilhar arquivos

Você só precisa clicar no botão com o símbolo + para criar uma sala de aula no Google Classroom. Nas telas seguintes, nomeie a sua aula e categorizá-la adequadamente. Os alunos poderão encontrar sua turma e, através de um código gerado pelo Google, entrarem no sistema ou convidá-los usando o endereço de e-mail deles (Gmail).

Lançar comunicados

A ideia do Google Classroom é tornar a usabilidade do app tão funcional quanto uma  rede social.  É a ferramenta perfeita para comunicados e avisos rápidos que precisam ser vistos por toda a turma. Com esse recurso o professor ou monitor da turma poderá postar comentários e comunicados, visíveis para todos os alunos que fazem parte daquela turma. Tais comunicados podem incluir links externos, vídeos do YouTube e anexos do Google Drive.

Leia isso também:  4 aplicativos gratuitos para sua rotina de estudos

Criar avaliações

Com essa função é possível enviar avaliações ou trabalhos para a turma com descrições, data e hora de prazo. Cada publicação poderá incluir anexos (inclusive arquivos que estão no seu Google Drive) ou links externos. Essa função ainda permite criar uma mesma tarefa para mais de uma turma.

Receber trabalhos

Todas as tarefas possuem um botão de envio de arquivo, que os alunos deverão usar para entregar o trabalho. Um processo facilitado e totalmente intuitivo. Ao terminarem a tarefa, os alunos poderão enviá-la na mesma tela das avaliações, uma função também disponível no Google Drive, quando o aluno estiver executando a tarefa.

Organizar seu material

Os professores precisam deixar seus materiais organizados para uma aula produtiva. Com o ambiente digital do Google Drive, associado ao Google Classroom, é possível ter todos os seus arquivos bem organizados, separados por categorias. O material de cada turma fica numa pasta com o nome da turma, bem mais fácil de encontrar quando precisar de um determinado material. Os alunos também podem ter seus arquivos organizados em pastas com os nomes das aulas.

Otimizar a comunicação

A comunicação objetiva e eficiente é fundamental para alunos e professores. A tela principal do Google Classroom incentiva esse contato, possibilitando publicar mensagens e direcioná-las a um determinado grupo de alunos. O professor poderá ainda responder ao envio de trabalhos e avaliações por meio de mensagens os alunos, tanto coletivamente quanto individualmente.

Leia isso também:  O que é um contrato de locação digital?
Debate

Com isso, o Google Classroom possui recursos capazes de inovar a forma como professores e alunos compartilham e trabalham os conteúdos. Uma ferramenta e tanto para esse momento tão importante de sua vida, não acha? Deixe comentários abaixo!

LiveHere: somos especialistas em locação de imóveis para universitários

Publicidade:

Receba nossas Novidades

LiveHere no Instagram

A matrícula do vestibular de inverno da Puccamp está chegando e muitos jovens já estão em busca do imóvel ideal para morar em Campinas. 🏠
Nós, da Livehere, somos especialistas em ajudar os calouros a encontrar a moradia perfeita, bem pertinho da faculdade!
Acesse e alugue lindas kitnets mobiliadas, sem burocracia: bit.ly/kitnetpuccamp
#vestibularpuc #puccamp #vestibulardeinverdo #estudarnapuc #calouro2019 #moraremcampinas #parquedasuniversidades #moradiauniversitaria #baraogeraldo #campinas #livehere #morarbem #morarsozinho #meuape #kitnetmobiliada #imoveisonline #imobiliariaonline
“Para entregar a melhor experiência para os universitários, precisamos entregar o melhor processo para os proprietários parceiros. Assim todo mundo ganha” - Vinicius Freitas, CEO da Livehere.
Confira as vantagens e praticidades de alugar com a Livehere nesta incrível matéria da revista Qual Imóvel! Acesse: bit.ly/materiaqualimovel
#morarbem #moreaqui #morarsozinho #vidauniversitaria #cidadeuniversitaria #meuape #moraremcampinas #baraogeraldo #unicamp #facamp #puccamp #ufscar #caaso #saocarlos #alugarimovel #imobiliariaonline #livehere #imoveisonline #moradiaestudantil #vidauniversitaria
O Vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas será nos próximos dias 16/06 e 17/06. Atenção para o cartão de confirmação que será expedido dia 12/06!
Fique de olho nas informações e boa prova! Acesse: bit.ly/vestibularpuccamp
#vestibular2019 #vestibulardeinverno #puccamp #vestibularpuc #vidauniversitaria #livehere #morarbem #morarsozinho #parquedasuniversidades #campinas #baraogeraldo
Já pensou que incrível seria morar dentro de um container cheio de estilo, a apenas 300m da Unicamp?
Conheça essas incríveis kitnets mobiliadas com móveis de alto padrão e totalmente equipadas, prontinhas para morar! 🔑
Agende uma visita: bit.ly/kit_container
#livehere #moraraqui #morarbem #morarsozinho #vidauniversitaria #unicamp #barãogeraldo #campinas #container #docelar #meucantinho

Parceria Especial

Publicidade